Buscas relacionadas:

Amplificador De Som

O amplificador de som tem a função de aumentar e espalhar a frequência de som em um ambiente. Por este motivo, esse aparelho é indispensável em projetos de sonorização para lugares que desejam melhorar a qualidade dos serviços.

Uma caixa amplificadora é capaz de aperfeiçoar o sinal sonoro gerados de uma fonte específica, como por exemplo, o retorno de som em palcos, estudos em casa ou estúdio e com o uso de microfones e instrumentos.

O que é um amplificador de som

Um sistema de amplificador, é uma ferramenta que como o próprio nome diz, tem a finalidade de ampliar o sinal de som ambiente, que é gerado por um determinado aparelho ou equipamento. 

Dessa forma, ele consegue expandir a potência, o volume e aumentar a qualidade do áudio daquele local que pode ser do próprio instrumento, um sistema de áudio ou TV.

Atualmente, existem diversos tipos de amplificadores de áudio que podem ser utilizados de diversas formas, seja em uma caixa de som ou um aparelho bluetooth. Tudo vai depender do objetivo de uso.

Dito isso, o amplificador de som tem eficiência em diminuir impactos e distorções sonoras através do sinal. Ou seja, é um equipamento fundamental para os seguinte segmentos:

  • Comércios;
  • Consultórios médicos;
  • Escolas;
  • Residências.

Como funciona? 

Para que um amplificador de som funcione, ocorre um processo que utiliza uma determinada quantidade de energia para maximizar o sinal elétrico que está sendo emitido. 

Com isso,  essa energia é transmitida ao sistema amplificador por meio de cabos conectados ao instrumento que vão do aparelho de som até os alto-falantes, aumentando a dissipação do áudio. 


Para exemplificar melhor, imagine que um som portátil que tivesse uma potência de 100 watts RMS (potência média quadrática), conta com um alto-falante que tem capacidade de suportar apenas 50 watts, obviamente não serviria de nada. 

Os aparelhos de áudio, geralmente, operam de forma interna e utilizam baixíssimos níveis de corrente de energia e tensão durante o processamento do sinal que entra neles. Esse grau baixíssimo de sinal é praticamente impossível de estimular o funcionamento de um alto-falante ou caixas acústicas.

Por este motivo, os amplificadores de som operam com objetivo de fazer com que os aparelhos alcancem sua capacidade de funcionamento total. Sendo responsável pela distribuição dos sinais sonoros em todos os componentes do aparelho. 

Tipos de amplificadores

Agora que você entendeu como um amplificador de som funciona, agora é a hora de conhecer os tipos e variedades desses sistemas de som.

Como já citamos, o amplificador nada mais é que um equipamento eletrônico que recebe um sinal e dá saída a ele em formato e volume adequado. Por este motivo, na hora de adquirir é fundamental conhecer seus modelos e funcionalidades. Confira abaixo!

Amplificadores transistorizados

Entre os tipos mais conhecidos, começamos com os amplificadores transistorizados, que são os modelos mais usados por profissionais da música. Isso porque, além da sua fácil adequação em variados tipos de instrumentos, ele também é um aparelho compacto, que facilita o transporte em viagens.  

Mesmo com o seu baixo custo, esse tipo de amplificador de som consegue manter uma excelente qualidade na dissipação de áudio em pequenos e médios ambientes.

O amplificador a transistor não necessita de transformadores, uma vez que não é necessário adequar a impedância dos alto-falantes, como ocorre nos amplificadores valvulados. 

No entanto, dentro dos modelos de amplificadores, os transistorizados existem as ramificações, ou seja, cada tipo de instrumento terá uma aplicação predefinida. 

Amplificadores valvulados

Os amplificadores valvulados foram uns dos primeiros tipos de caixa de som amplificada a serem utilizados, porém com o passar do anos e com o surgimento dos aparelhos transistorizados e híbridos, acabaram entrando em desuso.


Seu grande diferencial fica por conta da forma com que o som é processado, já que o seu princípio de funcionamento é analógico e mais dinâmico. Dessa forma, proporcionando uma sonoridade menos sintética e mais próxima da realidade. 

Contudo, como o seu funcionamento é feito de forma analógica podem haver algumas diferenças no processamento do som, principalmente quando alternado em o volume baixo e alto.

Além disso, os amplificadores de som valvulados funcionam somente com altas tensões, sendo necessário o acoplamento em uma uma saída de energia para o seu pleno funcionamento.

Amplificadores híbridos

Os amplificadores valvulados e transistorizados possuem características únicas, como já mencionado. Porém existem aquelas amplificadores de som que misturam os que há de melhor nos dois modelos, que são os amplificadores híbridos. 

Como o próprio nome sugere, esses amplificadores têm seus sons processados nas duas formas, ou seja, utilizando os transistores e as válvulas. Consequentemente, carregam benefícios e características de ambos, ou seja, eles conseguem proporcionar uma sonoridade mais quente e pesada, porém, com tamanhos mais compactos.

Onde encontrar amplificadores de som? 

Antes de adquirir um amplificador de som, é fundamental conhecer e investir nas marcas mais bem avaliadas e de confiança. Dessa forma, será possível manter qualidade de forma rápida e eficiente.  

No Soluções Industriais, você encontrará os melhores fornecedores de amplificadores do mercado. Confira o catálogo e aproveite uma ótima relação custo-benefício!

Ver maisVer menos

Amplificador De Som

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação