Buscas relacionadas:

Mesa de som profissional

A mesa de som profissional serve para controlar a mixagem e o processamento de áudio em diversas situações, desde shows ao vivo até gravações em estúdio. O equipamento é encontrado com várias especificações técnicas, a fim de ajustar-se ao local de instalação. Quer saber detalhes sobre os tipos e vantagens do aparelho? Então, confira os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve uma mesa de som profissional?
  • Quais os tipos de mesas de som profissionais?
  • Vantagens da mesa de som profissional
  • Como escolher a melhor mesa de som profissional?
mesa de som profissional digital

O que é e para que serve uma mesa de som profissional?

Uma mesa de som profissional é uma instalação responsável por receber, organizar e tratar vários sinais de áudio. 

Esses sons podem ser advindos e liberados para uma série de equipamentos, como microfones, instrumentos musicais, processadores de sinal, amplificadores, caixas de som, entre outros. 

Encontrada na versão mesa de som profissional digital e analógica, o equipamento é utilizado em muitos ambientes, como: 

  • Rádio e TV;
  • Casas de shows; 
  • Estúdios musicais; 
  • Bares e restaurantes;
  • Cinemas e teatros; 
  • Igrejas e templos; 
  • Escolas e universidades; 
  • Shoppings e centros comerciais; 
  • Aeroportos e terminais rodoviários; 
  • Entre diversos outros. 

Isso porque a mesa de som profissional é muito utilizada em sistemas de som ambiente de médio e grande porte, proporcionando um controle preciso sobre o áudio.

mesa de som digital profissional

Quais os tipos de mesas de som profissionais?

Existem diversos tipos de mesa de som profissional, cada uma com suas próprias características e finalidades. 

Atualmente, a divisão mais comum é da mesa de som profissional digital e a analógica, que variam de acordo com o tipo de operação. 

Como o próprio nome sugere, a primeira é responsável pela conversão de sinais digitais e oferece uma série de recursos para processamentos dinâmicos de áudio. 

Além disso, a mesa de som digital profissional possibilita a reprodução e gravação de vários formatos de áudio, como MP3, WAV, AIFF, FLAC, AAC, entre outros. 

Já o segundo modelo utiliza circuitos analógicos para realizar o processamento do sinal de áudio. 

Essa mesa de som profissional costuma captar o áudio com mais fidelidade e conta com recursos de equalização, pan, faders, entre outros. 

Além da mesa de som profissional digital e analógica, o cliente poderá pesquisar por modelos mais específicos, como: 

  • Mesas de som compactas: apresentam poucos canais de entrada e são destinadas para atividades simples ou em espaços limitados; 
  • Mesas de som de grande porte: equipamentos com muitos canais de entrada e saída, ideais para controle de várias fontes de áudio; 
  • Mesas de som de broadcast: versões projetadas para uso em transmissões de rádio e televisão;
  • Mesas de som de monitoração: utilizadas em estúdios de gravação para monitorar e ajustar o volume de instrumentos e vozes; 
  • Mesas de som de DJ: muito convencionais, o modelo é destinado para uso de DJs, pois oferece recursos de mixagem e efeitos especiais. 

Vantagens da mesa de som profissional

Investir em uma mesa de som profissional é um excelente negócio a curtos, médios e longos prazos, principalmente considerando todas as vantagens do equipamento. 

Por exemplo, tanto a mesa de som profissional digital quanto a analógica permitem um controle preciso do som, o que inclui análises de frequência e volume. 

Não só isso, o equipamento assegura processos como equalizações, mixagens, efeitos de áudio, dentre vários outros ajustes personalizados.

Com a mesa de som profissional, também é possível realizar a conexão de vários outros aparelhos, como microfones, instrumentos musicais, processadores de efeitos, gravadores de áudio, entre outros.

Quando todos os equipamentos ligados ao sistema são de elevada qualidade, dá para conquistar inclusive uma melhor transmissão, com áudios mais limpos e sem interferências e ruídos. 

Não importa se for a mesa de som profissional digital ou a analógica, ambas são fáceis de configurar e permitem ajustes em tempo real. 

Dessa forma, quando um show ou transmissão ao vivo estiver acontecendo, é realizável ajustes sem interferir ou paralisar a apresentação. 

Porém, para que tudo isso seja possível, é indispensável realizar a aquisição em uma empresa especializada, que conte com profissionais experientes para orientar na melhor escolha. 

Como escolher a melhor mesa de som profissional?

O processo de escolha de um mesa de som profissional requer uma série de cuidados, visto que irá impactar diretamente em todo o sistema de reprodução. 

Em primeiro lugar, é necessário identificar se o modelo ideal para a instalação é a mesa de som profissional digital ou a analógica. 

No caso do primeiro modelo, ele costuma assegurar mais formas de processar o som, enquanto o segundo oferece a reprodução com mais fidelidade. 

Um segundo ponto que deve-se levar em consideração para decidir a mesa de som amplificada profissional é a quantidade de canais de entrada ou saída. 

Independentemente se for uma mesa de som profissional digital ou analógica, é essencial checar a presença de pelo menos dois acessos balanceados. 

Esses tipos de canais são muito utilizados para conectores XLR, tradicionais em microfones, e geram uma menor quantidade de ruídos e interferências. 

É importante citar que alguns projetos de mesa contam com a entrada de linha, que é destinada para a transmissão de sons analógicos entre componentes de áudio. 

Já quando se trata do direcionamento do som para fora do equipamento, o cliente poderá dispor de outros acessórios, como o line out para uma mesa de som profissional digital

Resumidamente, esse tipo de cabo tem como principal finalidade enviar os sinais convertidos para caixas de som, amplificadores, instrumentos musicais, entre outros aparelhos.

A definição das quantidades e tipos de vias irá depender muito do local de utilização, visto que casas de shows precisam da mesa de som profissional com mais canais do que auditórios de palestras, por exemplo. 

O aparelho também pode contar com recursos adicionais, como equalização, compressão e efeitos especiais, bem como com o patch bay, que ajuda no gerenciamento do sistema. 

Sendo assim, no momento de definir a melhor, é essencial checar quais outros benefícios a instalação tem para oferecer. 

Um ponto interessante sobre a mesa de som profissional digital é que, além da conexão por cabos, ela também permite ligações por Bluetooth, Wi-Fi, entre outros. 

Por último, mas não menos importante, o processo de escolha deverá considerar a portabilidade da mesa, especialmente se ela precisa ser movimentada entre vários locais. 

A importância da manutenção da mesa de som profissional

O cliente que quiser contar com uma mesa de som profissional durável por longos anos também precisará investir em um plano de manutenção. 

Ao desenvolver as análises periódicas do sistema, é possível identificar componentes desgastados, que podem afetar a qualidade do som, causando ruídos ou distorções. 

A rápida substituição das peças com defeito ajuda a preservar toda a instalação, visto que evita que as pequenas falhas se tornem grandes danos e diminui os custos com trocas precoces.

Alguns processos inclusos na manutenção são: limpeza dos componentes, checagem de entradas e saídas, verificação dos cabos de conexão e dos níveis de sinal, calibração dos medidores de níveis, entre outros. 

Caso seja uma mesa de som profissional digital, é bom também analisar possíveis atualizações de sistema. 

Em adicional, é fundamental vistoriar regularmente todos os outros equipamentos conectados à mesa, como caixas de som, microfones, amplificadores, entre vários outros.

Quer saber mais sobre a mesa de som profissional e todos os benefícios de adquiri-la? Então, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e converse com especialistas.

Mas caso queira ter mais informações sobre o aparelho, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página! 

Ver maisVer menos

Mesa de som profissional

A mesa de som profissional é um equipamento muito versátil, que permite controlar e mixar diferentes fontes sonoras com eficiência e qualidade. 

Por conta disso, a instalação do aparelho é feita em diversos projetos de sistema de som ambiente, como estúdios de gravações, casas de shows, bares e restaurantes, cinemas e teatros, entre outros. 

Quer saber mais detalhes interessantes sobre a mesa de som profissional e tudo o que pode ser ligado nela? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e tire todas as suas dúvidas com os melhores profissionais do segmento!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação