Buscas relacionadas:

Sistema de som ambiente

O sistema de som ambiente é destinado para realizar uma distribuição precisa, uniforme e eficiente de áudio em um determinado espaço, que pode ser de pequeno, médio ou grande porte, bem como em áreas internas ou externas. Quer saber mais informações sobre a instalação e suas vantagens? Então, confira os tópicos abaixo e tire todas as suas dúvidas!

  • O que é um sistema de som ambiente?
  • Tipos de sistema de som ambiente
  • Vantagens de ter um sistema de som ambiente
  • Como montar um sistema de som ambiente?
  • Diferenças entre o home theater e o sistema de som ambiente
Sistema de som ambiente

O que é um sistema de som ambiente?

O sistema de som ambiente é um projeto desenvolvido com uma série de equipamentos de áudio, a fim de fornecer uma excelente experiência sonora para um local. 

Resumidamente, a instalação está diretamente ligada a sonorização de espaços, que consiste em um processo de amplificação e reprodução de som em ambientes fechados ou abertos. 

Quando realizada da maneira correta, é possível otimizar a compreensão das informações transmitidas, evitando distorções, ruídos e problemas de volume, como para, por exemplo um sistema de som ambiente residencial.

Por esse motivo, o sistema som ambiente assegura uma acústica agradável para que as pessoas ouçam música, podcasts e outros conteúdos de áudio em qualquer lugar do espaço.

É válido destacar que o sistema de som para ambiente é projetado para ser discreto, ou seja, para não interferir na decoração ou na funcionalidade da área, por isso ele normalmente é inserido no teto ou nas paredes. 

Não só isso, ele pode ser configurado de várias maneiras, como com comandos por meio de painéis de controle central, que acionam sensores que ajustam automaticamente o volume e a programação musical. 

Alguns modelos, como o sistema de som ambiente bluetooth, também permitem o controle remoto ou a conexão com dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, para que os usuários possam monitorar o som de qualquer lugar.

Sistema de som ambiente residencial

Tipos de sistema de som ambiente

Existem alguns modelos de sistema de som ambiente e essa variação está relacionada com o local onde será feita sua instalação. 

Entre as principais aplicações, destacam-se: 

Sistema de som ambiente residencial

Ainda ganhando espaço no mercado nacional, o sistema de som ambiente residencial é uma instalação feita em casas e apartamentos. 

Basicamente, ela tem como objetivo proporcionar uma experiência sonora agradável para moradores e visitantes, a partir da distribuição uniforme do som. 

Nesses locais, o sistema som ambiente costuma ser disposto em um ou mais cômodos, a fim de otimizar as atividades de ouvir música, bem como de assistir filmes, séries e novelas. 

Sistema de som ambiente para empresa

O sistema de som ambiente para empresa é destinado para áreas corporativas como salas de reunião, escritórios e áreas operacionais.

Isso porque ele ajuda a aumentar o foco dos colaboradores nas tarefas e ainda permite que gestores transmitam informações para todos de forma rápida e geral. 

Sendo assim, além de deixar o local mais agradável, o sistema de som ambiente certo para o local ajuda a aumentar significativamente a produtividade e manter os colaboradores igualmente informados sobre os acontecimentos relevantes para a organização. 

Sistema de som ambiente comercial

Um sistema de som ambiente para o comércio ajuda a promover uma melhor experiência de compra para os clientes. 

Por esse motivo, a instalação costuma ser feita em lojas de conveniência, lojas de roupas, livrarias, açougues, supermercados, dentre vários outros estabelecimentos.

De modo geral, esse projeto de sistema som ambiente permite reproduzir músicas de acordo com o gosto do público-alvo, bem como transmitir informações e recados em um sistema de som para ambiente externo.

Por exemplo, é muito comum ouvir no mercado algum funcionário anunciando alguma promoção relâmpago, que poderá chamar a atenção do comprador. 

Sistema de som ambiente para restaurantes e bares

Na atualidade, outros segmentos que costumam investir muito em aparelhos de som ambiente são restaurantes e bares. 

Normalmente, o sistema de som ambiente é adicionado para deixar os locais mais animados ou até mesmo românticos. 

Nesses casos, é necessário tomar muito cuidado com a configuração dos equipamentos para que o volume não atrapalhe a conversa entre os clientes.

Sistema de som ambiente para academias

Muitas pessoas não imaginam realizar uma rotina de treinos sem uma boa música para acompanhar, fazendo com que o sistema som ambiente também seja comum em academias. 

Além de estar presente nas áreas dos equipamentos em geral, as instalações são bem comuns em estúdios de ginástica, dança e yoga. 

Sistema de som ambiente para teatros e cinemas

Já imaginou assistir um filme no cinema ou uma peça no teatro sem conseguir ouvir o que os personagens falam? 

O sistema som ambiente está presente em quase todas as salas de entretenimento espalhadas pelo mundo por conta da acústica necessária para que todos escutem o que está sendo passado de forma igual e na mesma intensidade. 

Sistema de som ambiente para estúdios musicais

Um sistema de som ambiente para estúdios musicais é destinado para fornecer um ambiente adequado para produzir, mixar e masterizar gravações. 

Sistema de som ambiente para igrejas e templos

A montagem de aparelhos para som ambiente de igrejas e templos religiosos é extremamente utilizada no Brasil. 

Isso porque, o sistema permite que o padre, pastor, celebrante ou convidado seja ouvido por todos os devotos e não são todos os locais que oferecem uma acústica adequada para um bom aproveitamento da mensagem. 

Em adicional, o sistema som ambiente assegura que as músicas e cânticos das cerimônias sejam tocados sem interferências ou falhas. 

Outros locais que utilizam sistemas de som 

Além de todos os tipos de sistema de som ambiente já destacados, a instalação pode ser feita em vários outros locais. Entre eles: 

  • Hotéis; 
  • Escolas; 
  • Shoppings;
  • Aeroportos;
  • Casas de show;
  • Salas de espera;
  • Clubes noturnos;
  • Parques aquáticos;
  • Parques de diversão; 
  • Terminais rodoviários; 
  • Entre diversos outros. 

Sistema som ambiente

Vantagens de ter um sistema de som ambiente

A instalação do sistema de som ambiente é desenvolvida de modo personalizado, ou seja, cada espaço pode investir no que faz mais sentido para o local. 

Em outras palavras, é possível realizar o uso dos aparelhos de acordo com preferências musicais, acústica do espaço, volume e equilíbrio entre os alto-falantes.

O sistema som ambiente melhora a experiência de entretenimento em um ambiente, visto que pode ser usado não apenas para ouvir música em grupo, mas também ver filmes, jogar vídeo-game, entre outras atividades. 

Além disso, em ambientes comerciais, o projeto pode proporcionar uma experiência mais agradável para o cliente, aumentando a permanência no local e, consequentemente, as vendas. 

Já os ambientes corporativos se beneficiam com o fato dos colaboradores ficarem mais focados e produtivos, otimizando inclusive a comunicação empresarial. 

Por último, mas não menos importante, o investimento ainda valoriza o imóvel, deixando-o mais moderno e sofisticado. 

Quer saber mais sobre o sistema de som ambiente e onde encontrá-lo? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento! 

E se quiser saber outras curiosidades sobre o sistema de som ambiente, continue lendo o conteúdo no final da página!

Ver maisVer menos

Sistema de som ambiente

Como montar um sistema de som ambiente?

Montar um sistema de som ambiente é uma atividade que requer muito cuidado e atenção. 

Isso porque é necessário projetá-lo e ajustá-lo de maneira bem precisa, a fim de garantir uma transmissão agradável e sem interferências. 

Sendo assim, o primeiro passo para ter um ótimo sistema som ambiente é contratar uma empresa especializada no segmento. 

A partir disso, é possível otimizar várias outras etapas do processo da instalacao de som ambiente, visto que profissionais qualificados irão entregar o projeto finalizado e com a qualidade necessária para um bom funcionamento. 

De qualquer forma, é preciso primeiro definir o espaço onde o projeto será montado, considerando fatores como tamanho e número de cômodos, bem como a finalidade do sistema. 

Não só isso, é importante se atentar também à quantidade de pessoas que circulam pelo local que, consequentemente, irão aproveitar do sistema de som ambiente, isso ajudará a definir melhor a distribuição do áudio, garantindo que os barulhos não interfiram na comunicação. 

Após a etapa de projeto, é o momento de começar a escolher os produtos, que podem variar de acordo com o local que será sonorizado. 

Com todos os aparelhos à disposição, o processo de montagem começa na disposição dos equipamentos em locais estratégicos para proporcionar uma distribuição uniforme do som. 

Em seguida, é fundamental realizar a conexão de todos os dispositivos do sistema, que deverá ser feita com o apoio de cabos específicos para áudio, e ajustar as configurações. 

É justamente nessa última tarefa que são definidos os fatores básicos para a distribuição, como o tipo de conteúdo (música, notícias, podcasts, etc), volume, balanceamento de áudio, entre outros.  

Por fim, basta realizar o teste do sistema som ambiente e identificar se ele está funcionando adequadamente, atendendo todas as exigências necessárias. 

Equipamentos necessários nas instalações

Existem muitos equipamentos que podem ser utilizados para montar um sistema de som ambiente. Entre os principais, destacam-se: 

  • Amplificadores: aumentam a amplitude de um sinal de som de entrada em relação à saída; 
  • Alto-falantes: servem para reproduzir os sons no ambiente, podendo ser encontrados em diferentes formas e tamanhos; 
  • Caixas acústicas: local onde muitas vezes ficam dispostos os altos-falantes, permitindo o aperfeiçoamento da reprodução sonora; 
  • Equalizador de som: ajusta a resposta de frequência de um sistema de som, o que ajuda melhorar a qualidade do áudio; 
  • Monitores de referência: realizam a reprodução totalmente precisa e fiel do som; 
  • Processadores de áudio: usados para ajustar o som de acordo com as necessidades específicas do ambiente. 

Além desses, um sistema som ambiente também pode contar com itens como: misturador, receptor, compressor e crossover de som, woofers, patch pay, noise gate, expander áudio, direct box, entre outros. 

Quando destinado para bares, restaurantes, casas noturnas, clubes, dentre outros estabelecimentos focados em música, é preciso considerar a compra de outros equipamentos específicos, como a mesa de som profissional, por exemplo. 

Diferenças entre o home theater e o sistema de som ambiente

O home theater e o sistema de som ambiente são instalações diferentes entre si, embora desempenhem algumas funções semelhantes.

Basicamente, o primeiro serve para proporcionar uma experiência de entretenimento imersiva em casa, pois trata-se de um conjunto de aparelhos integrados de áudio e vídeo.

Com relação à disposição dos alto-falantes, ela costuma ser feita em um único cômodo, geralmente o que tem o maior aparelho televisor, a fim de parecer uma sala de cinema. 

Por outro lado, o sistema som ambiente é uma instalação muito mais abrangente, pois é projetada para distribuir áudio para todo um espaço, independentemente do seu tamanho. 

Agora que você já sabe mais sobre o sistema de som ambiente e as principais características da instalação, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e cote o seu próprio projeto!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação