Cisterna para água

Economizar recursos naturais e, consequentemente, preservar o meio ambiente são tópicos cada vez mais discutidos no Brasil e no mundo. Sabendo disso, muitas pessoas buscam por alternativas sustentáveis para melhorar seus hábitos de consumo, como a instalação da cisterna para água.

Resumidamente, a cisterna é um sistema responsável por captar, armazenar e conservar água da chuva, a fim de utilizá-la para fins não potáveis. Podendo ser encontrada em diversas versões, sendo que as com maiores capacidades devem ficar localizadas no interior do solo, ela funciona de uma maneira bem simples. 

Primeiramente, a água da chuva é transportada das calhas até um filtro, etapa em que são eliminadas as impurezas como galhos e folhas. Logo em seguida, o fluido é encaminhado para o reservatório, que deverá ter um freio d’água para evitar que durante a entrada o conteúdo seja agitado. 

Para utilizá-la, é fundamental contar com o auxílio de bombas e conjuntos de sucção. Ademais, dependendo do sistema, o fluido que estava armazenado na cisterna para água pode passar por uma nova filtragem, garantindo ainda mais limpeza. 

Tipos de cisternas

Assim como vários outros produtos do mercado, a cisterna para água também pode ser encontrada em diferentes especificações técnicas, variando de acordo com o material de fabricação, formato e capacidade. Dentre os principais tipos de cisternas, destacam-se: 

Cisterna de plástico rotomoldado: Normalmente produzido em polietileno, o modelo é leve, resistente e de longa vida útil. Por não precisar ser enterrada, essa cisterna possui um menor custo de instalação;
Cisterna de alvenaria: De tijolos, cimento e cal, o modelo é capaz de armazenar um grande volume de água e serve como uma forma de garantir a autonomia do abastecimento em regiões com escassez;
Cisterna de fibra de vidro: Com capacidade de armazenamento de 500 até 25.000 litros, o modelo é mais leve e barato. No entanto, o cuidado deve ser maior, a fim de evitar a proliferação de microorganismos perigosos.

Além desses três tipos de cisterna para água, o comprador pode optar pela cisterna de plástico slim, que é disposta na vertical e apresenta uma estrutura mais fina, ou pela minicisterna, uma estrutura acoplada nas calhas e que costuma armazenar cerca 240 litros de água. 

Onde utilizar a cisterna para água

A água é a principal fonte de vida do planeta Terra e a sua escassez é um grave problema para a existência humana, animal e vegetal. Sendo assim, optar pela instalação da cisterna para água é uma forma de diminuir os impactos ambientais ao mesmo tempo que reduz significativamente o preço das contas de águas.

Como já citado, o sistema permite a captação da água de chuva, que pode ser utilizada para diversas finalidades. Levando isso em consideração, a instalação pode ser feita em áreas comerciais, industriais e residenciais, desde que não seja destinada para atividades em que requer água potável. 

Apesar de ser um sistema muito inovador, a cisterna para água não é capaz de remover todas as partículas de poeira, fuligem, sulfato, entre outras impurezas do líquido. Por esse motivo, a utilização deve ser voltada para usos “domésticos”, como dar descargas de banheiro, lavar carros, pisos, máquinas e quintais, regar hortas e jardins, dentre outras atividades

Ver maisVer menos

Cisterna para água

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação