Buscas relacionadas:

Mangueiras hidraulicas

Fazer o transporte de materiais líquidos, pastosos ou gasosos de forma segura e eficaz é fundamental para o bom funcionamento de algumas atividades. 

Para isso, contar com mangueiras hidráulicas é essencial, pois elas ligam de forma flexível um ponto a outro, garantindo que o material seja transportado da forma ideal. 

Para entender mais sobre as mangueiras hidráulicas, os tipos de mangueiras que existem e os elementos básicos de uma mangueira, leia mais sobre o produto abaixo!

  • O que é uma mangueira hidráulica?
  • Tipos de mangueiras hidráulicas
  • Elementos básicos de uma mangueira hidráulica

O que é uma mangueira hidráulica

As mangueiras hidráulicas, ou mangote hidráulico, foram inventadas com o intuito de substituir as tubulações. O objetivo delas é ligar dois pontos ao fazer o transporte de um material pastoso, gasoso ou líquido. 

Sua flexibilidade, capacidade de absorver vibrações, possibilidade de articulação, resistência à corrosão, fácil montagem e diversidade de aplicação em tamanhos, são suas principais vantagens. 

Um elemento importante na indústria em geral, o mangote hidráulico é muito resistente por conta de sua fabricação feita em camadas que reforçam seu interior e ajudam na proteção da parte externa da mangueira. 

Dessa forma, o mangote hidráulico garante maior eficiência e segurança aos sistemas que contam com seu apoio e necessidade. 

É comum notá-los nas máquinas de construção civil, máquinas para a agricultura, na mineração, prensas hidráulicas, injetoras, na indústria automobilística e assim por diante.

Isso porque as mangueiras hidráulicas são usadas para atuar com intensos níveis de pressão e temperaturas muito altas e baixas em condições extremas de trabalho, então servem para diversos segmentos e finalidades. 

Tipos de mangueiras hidráulicas

Utilizadas no transporte de óleo, ar e água, as mangueiras hidráulicas são classificadas em:

Baixa pressão

Ideal para suportar forças de pressão inferiores, pode ser aplicada em variações industriais. 

O mangote hidráulico de baixa pressão é revestido com um tubo interno de borracha sintética, reforçado com fios têxteis e revestido com fios de aço galvanizado. 

Média pressão

As de média pressão foram feitas para o transporte de químicos e vapor. 

Devido ao seu revestimento com um tubo interno liso recoberto com um trançado de fios de aço inoxidável, elas contam com circuitos e fluídos hidráulicos. 

Alta pressão

Já as mangueiras hidráulicas de alta pressão são consideradas ideias para um trabalho de extremo esforço. 

Com um revestimento e flexibilidade superiores, a mangueira hidráulica alta pressão tem como vantagem a resistência e adaptabilidade a ambientes irregulares. 

Esse perfil de hidráulica alta pressão é mais comum na indústria alimentícia.

O ideal é identificar qual sua real necessidade para poder escolher o mangote hidráulico certo.

Elementos básicos de uma mangueira hidráulica

Para a sua eficiência, as mangueiras hidráulicas dependem de sua construção, a qual se baseia em três elementos essenciais: 

Tubo interno

O tubo interno possui uma estrutura feita de borracha sintética, termoplásticos e Teflon. 

Devido a sua capacidade de resistir à degradação química que pode ocasionar algum tipo de dano, o tubo deve ser compatível com o tipo de fluido hidráulico que carrega, para que haja segurança em seu transporte. 

Alguns dos elementos que ele consegue transportar e/ou suportar são:

  • Minerais e óleos e combustíveis biodegradáveis;
  • Ampla gama de fluidos;
  • Alta temperatura;
  • Óleos, combustível e produtos químicos;
  • Éster de fosfato com base em fluidos.

Reforço

Para manter as conexões hidráulicas alta pressão, é necessário um outro elemento crucial, um reforço na mangueira. 

É claro que o tipo e a quantidade de reforço à uma mangueira depende do perfil do trabalho que será usado. 

Porém, há suas classificações em formas básicas, são elas:

Mangueira Trançada

Como seu nome já diz, a mangueira trançada é confeccionada com um reforço em forma de tranças.

Geralmente levam duas camadas, apenas em casos específicos até três camadas, e para não causar o atrito entre elas, são separadas por uma outra camada de borracha. 

Mangueira Espiralada

Já a mangueira espiralada é um reforço por camadas de arame de aço espirais, o qual se faz necessário quando é preciso um nível mais alto de resistência à pressão.

Também separadas por uma camada fina de borracha para evitar o atrito, suas camadas de reforço são divididas em: a primeira sentido anti-horário, a segunda sentido horário, a terceira anti-horário, e assim sucessivamente. 

Separando na classificação da hidráulica mangueira, as de baixa pressão são reforçadas com trançado têxtil, a média com trançado de aço e a de alta pressão com o espiral de aço. 

Cobertura

Para proteger as camadas internas, o mangote hidráulico possui uma cobertura externa normalmente fabricada nas formas enfaixada ou lisa.

A cobertura é importante, pois fatores como temperatura, fogo, sujeira, ozônio, raios uv, entre outros, são grandes ameaças às mangueiras hidráulicas

Além dos elementos básicos citados acima, podemos aprofundar nos principais elementos secundários que são essenciais, tais como as conexões. 

Conexões

As conexões são todas as peças utilizadas para fazer a ligação da mangueira ao sistema de refrigeração.

Suas peças têm funções únicas e algumas como bitola, tipo de rosca e vedação, são diferenciadas de outros itens. 

As conexões são subdivididas em alguns elementos: 

  • Capas;
  • Terminais;
  • Split;
  • Adaptadores;
  • Emendas.

E para detalhar, vamos falar de uma das principais conexões, os terminais.

Terminais

Ligações das mangueiras às máquinas e no sistema, os terminais para mangueiras hidráulicas são partes cruciais das mangueiras hidráulicas, pois são eles que conectam a mangueira ao ponto necessário. 

Sem eles, as mangueiras ficariam soltas e oferecendo risco em sua eficiência. 

Os terminais se categorizam em três partes: 

  • Macho: nas mangueiras em peças com rosca interna, é o responsável por fazer a sua ligação e com formato reto, com sua rosca da face externa da peça;
  • Fêmea: com três formas diferentes, é responsável pela ligação em peças que contemplem rosca externa e que fixa o terminal na rosca externa da máquina, ou no sistema;
  • Flange: para peças sem roscas, apenas fixadas com parafusos, é fabricado em três formas: reto, 45° e 90°.

É importante afirmar que, devido às diferenças das roscas e vedação dos terminais, é necessário compreender sobre o produto e como será aplicado para então encontrar a conexão ideal.

Ver maisVer menos

Mangueiras hidraulicas

As mangueiras hidráulicas são indispensáveis para as indústrias em geral, pois garantem maior segurança e eficiência na hora de ligar dois pontos que precisam de determinado elemento.

Agora que você já sabe como escolher o mangote hidráulico ideal para a sua indústria, confira os produtos que você pode cotar no Soluções Industriais e aproveite para ter acesso aos melhores produtos do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação