mangueiras de alta pressão

Uma mangueira de alta pressão é um equipamento essencial para quem busca por um equipamento direcionado para o transporte de fluídos diferentes.

Eles podem ser desde água até derivados do petróleo, o que implica em uma diversidade grande desse produto, mas é facilmente adaptável para cada situação.

Para saber um pouco mais sobre:

  • O que é uma mangueira de alta pressão?
  • Para que servem as mangueiras de alta pressão?
  • Diferença entre mangueiras hidráulicas e pneumáticas;
  • Recomendações de uso de mangueiras de alta pressão.

Basta prosseguir com a leitura e verificar essas informações abaixo!

O que é uma mangueira de alta pressão?

Dentro do mercado de mangueiras industriais, é importante afirmar que esse equipamento de proteção individual é bastante utilizado para realizar transportes de resíduos diversos. 

Isso significa que é um produto versátil e que atende uma maior demanda do público que busca por esse tipo de equipamento.

Dessa forma, mangueiras de alta pressão é um produto que disponibiliza uma boa qualidade de uso para os seus usuários, além de dispor de um material mais resistente. 

Afinal, é um equipamento que pode entrar em contato com produtos químicos e abrasão. Mas seu uso pode ser bem mais amplo, tendo maiores possibilidades de uso, como:

Limpeza de fossa

Por se tratar de um material mais resistente e que é especializado no transporte de resíduos, uma mangueira para lavadora de alta pressão auxilia no processo de limpeza de fossa. 

A fim de garantir um serviço de alta qualidade e também que os materiais retirados a partir do seu uso não entrem em contato com nenhuma outra substância, evitando contaminações. 

Mineração

Mangueiras industriais também trazem a versatilidade de atuar em outros campos, dispondo de uma maior diversidade de uso para o seu usuário.

Por isso, mangueiras para alta pressão também conseguem ser utilizadas para facilitar o processo de extração de minérios. 

Ajudando a limpar o espaço como uma forma de auxiliar no processo de mineração. 

Industrial 

Como já evidenciado, mangueiras hidráulicas de alta pressão auxiliam no processo de limpeza de ambientes também.

Com uma pressão maior de água, é possível fazer a higienização de locais com mais facilidade, dispondo de um menor esforço manual e uma alta taxa de eficácia.

Por isso, esse item é amplamente utilizado em vários setores, adaptando-se à necessidade estabelecida pelo cliente. 

Para que servem as mangueiras de alta pressão?

Como já referenciado, as mangueiras de alta pressão tem várias funcionalidades, impactando diretamente no seu uso em diversos setores. 

Sobretudo, o seu funcionamento pode ser atrelado ao setor:

  • Automotivo;
  • Industrial;
  • Agrícola;
  • Construção civil e outros. 

Automotivo 

Nesse setor em específico, mangueiras de alta pressão possuem uma funcionalidade direcionada para alimentar o funcionamento pleno de equipamentos. 

Esses produtos podem ser motores e ar-condicionados, auxiliando no processo de transporte de ar e fluídos para esses equipamentos.

Além disso, ela também é amplamente utilizada para realizar o processo de hidrojateamento, a fim de higienizar os automóveis.

Industrial

Assim como referido, mangueiras industriais também são responsáveis por realizar a limpeza desses ambientes.

Com o suporte de pressão que uma mangueira para lavadora de alta pressão aguenta, é possível realizar a limpeza de um espaço com facilidade.

Além disso, também é possível atuar no processo de resfriamento de maquinários, que com o superaquecimento precisam ser resfriados para continuar em pleno funcionamento.

Agrícola

No setor agrícola, essas mangueiras de alta pressão auxiliam na irrigação das plantações por meio de suas excelentes vazões, otimizando esse processo. 

Além disso, ela ainda promove uma forma mais eficaz de retirar qualquer tipo de resíduo ou dejeto que possa estar em cima das plantações. 

Isso inclui desde grãos de terra e areia até insetos que possam estar se alimentando da plantação.

Construção civil

Na construção civil, as mangueiras industriais são uma excelente opção para quem busca por praticidade na hora de limpar um ambiente com facilidade, semelhante ao processo industrial. 

Ela funciona como uma excelente lavadora de alta pressão, influenciando em um processo de higienização mais rápido de ambientes. 

Além de servirem como um excelente meio de transporte para alguns tipos de materiais utilizados na construção, como:

  • Cimento úmido;
  • Areia;
  • Minérios;
  • Argamassa e outros.

Diante disso, uma mangueira para alta pressão tem uma alta funcionalidade e versatilidade, atendendo às necessidades dos mais variados tipos de clientes.

Diferença entre mangueiras hidráulicas e pneumáticas

Como referido, existem vários tipos de mangueiras de alta pressão, cada uma tendo uma funcionalidade específica para cada uso. 

Como uma mangueira para vap, que é uma excelente opção para quem busca mais praticidade na hora de limpar o chão de fábricas, calçadas e outros espaços abertos que não necessitem de tanta pressão.

Assim como existe também a mangueira para gás, que é responsável por levar o gás de cozinha até o fogão ou outro tipo de eletrodomésticos que faça uso de gás. 

Essas duas variações são excelentes exemplos de mangueiras hidráulicas e mangueira pneumática, posto que, mesmo de modo simplificado, elas fazem trabalhos semelhantes.

Por isso, é importante compreender a diferença entre mangueiras hidráulicas de alta pressão e uma mangueira pneumática.

Mangueira hidráulica

Esse tipo de mangueira industrial é um produto flexível e que tem uma estrutura reforçada, pois isso implica diretamente na sua expansão volumétrica e em seu tempo de resposta mais rápido.

Diante disso, é possível ressaltar que mangueiras hidráulicas de alta pressão trazem a versatilidade de adequação ao volume de pressão exercido, sendo específicas para o transporte de líquidos.

Isso interfere no material utilizado na sua fabricação, que deve ser leve e flexível, resistindo a altas pressões, mudanças de temperatura e outras variações que ocorrem no ambiente industrial.

Ainda que possuam uma baixa expansão volumétrica, o seu tempo de resposta é acelerado em sistemas hidráulicos, dispondo de uma queda de pressão.

Além disso, o equipamento contém um engate rápido para mangueira de alta pressão, o que auxilia no processo de vazão dessas mangueiras de alta pressão.

Mangueiras pneumáticas

Uma mangueira pneumática é um excelente produto para quem busca uma alta eficiência em transporte de resíduos, principalmente os gasosos. 

Sendo assim, uma mangueira pneumática tem a função de transmitir a energia aos equipamentos conectados a ela. 

Ou seja, transportando os gases, geralmente ar comprimido, para os maquinários através de um sistema pneumático.

Por isso que essas mangueiras de alta pressão devem ser mais resistentes à pressão exercida pelo ar comprimido, elevando também a sua durabilidade de uso. 

Dessa forma, esses dois tipos de material garantem uma maior eficiência de uso para os usuários de mangueiras industriais.

Recomendações de uso de mangueiras de alta pressão

Sobretudo, é importante se atentar à utilização de mangueiras de alta pressão, como uma forma de garantir que esse processo possa se tornar seguro para quem for manusear o equipamento.

Por isso, a utilização de equipamento de segurança individual é indispensável nesses casos, dispondo de uma maior proteção para os colaboradores. 

Afinal, trata-se de um equipamento que tem uma alta pressão e isso pode resultar em acidentes, principalmente sem o equipamento necessário.

Dessa forma, é necessário se atentar a:

  • Possuir armazenamento próprio para mangueiras industriais;
  • Evitar o contato com produtos e resíduos químicos;
  • Evitar o contato com a luz ultravioleta;
  • Dispor de um local longe de insetos e roedores. 

Essas são apenas algumas das recomendações para fazer o armazenamento seguro de mangueiras de alta pressão

Ver maisVer menos

mangueiras de alta pressão

Mangueiras de alta pressão são equipamentos amplamente utilizados para vários fins, ou seja, tem uma alta versatilidade de uso, o que pode ser aplicado de acordo com a necessidade do usuário.

Elas podem ser adaptáveis e ter uma melhor vazão de acordo com o seu setor de uso, que também é vasto e agrega maior eficiência a partir do seu uso correto. 

Então, agora que você já sabe de todas as informações sobre mangueiras industriais, aproveite os produtos do Soluções Industriais e desfrute de uma grande variedade de mangueiras de alta pressão.

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação