Buscas relacionadas:

Hidrojateamento de alta pressão

O hidrojateamento de alta pressão é um serviço focado em realizar uma limpeza eficiente e remover a sujeira completa de encanamentos, fossas, tanques, entre outros locais e superfícies. Para isso, é utilizado como ferramenta do processo água em alta velocidade.  Quer saber mais sobre esta atividade? Confira os tópicos abaixo e tire todas as suas dúvidas!

  • O que é hidrojateamento de alta pressão?
  • Como funciona o hidrojateamento?
  • Aplicações do hidrojateamento de alta pressão
  • Vantagens do hidrojateamento de alta pressão
  • Outros métodos de hidrojateamento que você precisa conhecer!
hidrojateamento de alta pressão

O que é o hidrojateamento de alta pressão?

O hidrojateamento de alta pressão é uma técnica de limpeza muito eficaz que, como o próprio nome sugere, consiste na utilização de equipamentos que atuam com jatos de água aplicados com muita força em uma superfície. 

Normalmente, o hidrojateamento de alta pressão industrial costuma operar com um sistema de lavagem que varia entre 5.000 e 10.000 psi. 

Por conta disso, dá para remover diversos tipos de detritos e incrustações, como pedras, troncos de árvores, folhas, algas, óleos, graxa, restos de alimentos, dentre outros. 

Para que isso seja possível, é necessário utilizar um equipamento composto por mangueiras e bicos de limpeza, que podem ter diferentes tamanhos e aberturas de fluxos. 

Basicamente, os produtos com diâmetro mais largo produzem um padrão de pulverização mais amplo e suave, enquanto os menores geram um jato mais concentrado e potente.

É válido ressaltar que, ainda que possua um alto nível de força, o hidrojateamento de alta pressão é um método seguro e que não produz danos à estrutura.

Como funciona o hidrojateamento?

Basicamente, o hidrojateamento de alta pressão funciona por meio da força da água, que atinge uma superfície em alta velocidade e realiza a limpeza. 

Como citado, o equipamento hidrojateamento de alta pressão costuma vir acompanhado de vários acessórios especiais, como a mangueira e os bicos de limpeza.

Hidrojateamento de alta pressão
 

A tabela a seguir apresenta as especificações técnicas do equipamento de hidrojateamento de alta pressão, que é utilizado em diversas aplicações de limpeza industrial. Essas informações são importantes para garantir que o equipamento seja utilizado de forma adequada e segura, proporcionando os melhores resultados possíveis na remoção de sujeiras e resíduos em superfícies de diferentes materiais e tamanhos. Através dessas especificações, é possível conhecer detalhadamente as capacidades e características do equipamento, como pressão máxima, vazão, potência, entre outras informações relevantes.

Características Técnicas Valores
Pressão máxima 1500 bar
Vazão máxima 40 L/min
Potência do motor 80 HP
Tamanho da mangueira 100 metros
Peso 1200 kg

Contudo, eles não são exclusivos, visto que também é necessário ter:  

  • Laço de segurança: mantém o sistema junto caso haja rompimento de um dos conectores;
  • Meia de segurança e proteção: minimiza os riscos de chicoteamento e os danos causados por rompimentos; 
  • Molas de segurança: protegem a mangueira contra desgastes advindos da fricção e do contato com áreas ásperas e porosas.

Em alguns casos, o serviço é feito a partir de um caminhão específico, normalmente equipado com um reservatório de água.

No quesito prático, o hidrojateamento de alta pressão industrial usa um jato concentrado para remover sujeira.

Quando o sistema é ativado, a água é liberada em uma velocidade muito alta, variando geralmente de 100 a 1.000 kgf/cm². 

A intensidade do processo faz com que os resíduos que estão impregnados nas paredes ou obstruindo a passagem acabem se movimentando ou sendo destruídos.

Por isso, os serviços de hidrojateamento de alta pressão são amplamente utilizados para a maioria dos locais, mas especialmente em setores comerciais e industriais. 

Como realizar o hidrojateamento de alta pressão?

O processo de hidrojateamento de alta pressão começa muito antes da conexão de uma mangueira à máquina hidrojateadora. 

Em primeiro lugar, é fundamental avaliar a superfície que precisa ser limpa, a fim de determinar a pressão e o tipo de bico que serão utilizados para não danificá-la. 

Em seguida, é essencial preparar a área para evitar possíveis danos a objetos ou pessoas próximas, etapa que inclui a isolação do local. 

Com tudo isso feito, basta conectar a máquina de hidrojateamento de alta pressão industrial à mangueira e essa ao bico. 

Durante isso, é ideal checar se todos os encaixes estão bem fixados, a fim de impedir que haja vazamentos ou que eles soltem pela alta pressão. 

Com o hidrojateamento de alta pressão em andamento, é essencial realizar o monitoramento da atividade e, após finalizar, limpar qualquer detrito que tenha sido removido. 

Para concluir, é bom citar que o hidrojateamento de alta pressão industrial deve ser realizado por profissionais treinados e experientes. 

Isso porque é necessário ter conhecimento técnico para operar corretamente os equipamentos e garantir a segurança dos envolvidos.

hidrojateamento de alta pressão industrial

Aplicações do hidrojateamento de alta pressão

O hidrojateamento de alta pressão é voltado para limpezas pesadas e várias outras atividades. Entre as principais, destacam-se:

Desobstrução de tubulação

O hidrojateamento de alta pressão é um método eficiente para realizar a desobstrução de tubulação.

Basicamente, o entupimento de canos é uma situação nada confortável e que muitas vezes pode ser bem complicada de resolver, além do transtorno que causa. 

Com o serviço, é possível evitar que problemas assim aconteçam, o que aumenta significativamente a vida útil da instalação. 

Hidrojateamento em caldeiras

O hidrojateamento em caldeiras é um processo fundamental para a manutenção e o bom funcionamento desses equipamentos.

Isso porque, com o tempo, as caldeiras podem acumular resíduos e sedimentos, que afetam seu desempenho, além de aumentar o risco de corrosão e falhas mecânicas.

Ao fazer a contratação, o cliente consegue remover todas as incrustações das paredes internas, o que ajuda a manter a eficiência e prolongar a vida útil do equipamento.

Hidrojateamento de tanques

Assim como o modelo anterior, o hidrojateamento de tanques também é importante na manutenção dos recipientes. 

Os tanques são usados para armazenar uma ampla variedade de produtos, como petróleo, água, produtos químicos e gases. 

Com o tempo, eles podem acumular resíduos, sedimentos e outros materiais que afetam sua eficiência e segurança. 

Considerando isso, o serviço de hidrojateamento de alta pressão garante que o tanque esteja limpo e seguro para o bom funcionamento do processo produtivo. 

Hidrojateamento de fachadas 

A fachada é a porta de entrada de um local, ou seja, a primeira impressão que uma pessoa tem de um edifício.

Portanto, é importante mantê-la limpa e bem conservada, evitando acumular sujeira, poluição, manchas, musgos e outros materiais que afetam a aparência e a integridade da estrutura. 

O hidrojateamento de fachadas é uma técnica utilizada para limpar e renovar a aparência de construções, sejam elas residenciais, comerciais, empresariais ou industriais. 

Hidrodemolição

Além de atuar com a limpeza de objetos e áreas, o hidrojateamento de alta pressão industrial pode ser aplicado em projetos de demolição. 

Na hidrodemolição, um jato de água em alta pressão é direcionado para uma superfície de concreto, rocha, mármore, entre outras, que é desgastada e removida. 

Esse é um método preciso e controlado de destruição, que permite a remoção seletiva do material sem danificar a estrutura circundante. 

Vale citar que o hidrojateamento de alta pressão também pode ser aplicado em várias outras situações, como limpeza de fossas, coifas, vasos de pressão, caixas de gordura, dentre várias outras. 

Agora que você já tem informações relevantes sobre a atividade de hidrojateamento de alta pressão, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento! 

Mas caso queira ter mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Hidrojateamento de alta pressão

Vantagens do hidrojateamento de alta pressão

O hidrojateamento de alta pressão é capaz de assegurar muitas vantagens para o solicitante. Entre as principais, destacam-se: 

Eficiência

O hidrojateamento de alta pressão industrial é extremamente eficiente na remoção de obstruções, pois o jato concentrado de água é capaz de penetrar em todos os pontos da estrutura, removendo completamente a sujeira e os resíduos.

Agilidade

O hidrojateamento de alta pressão é extremamente rápido, permitindo que até mesmo um serviço muito difícil seja realizado em um curto espaço de tempo.

Segurança

O hidrojateamento de alta pressão não utiliza produtos corrosivos, que poderiam danificar as estruturas. 

Isso significa que o serviço não causa desgastes nas superfícies, o que prolonga sua beleza estética e vida útil.

Solução verde

O hidrojateamento de alta pressão industrial é um método ecologicamente amigável, pois não envolve o uso de produtos químicos tóxicos. 

Não só isso, os equipamentos possuem tecnologia de ponta, a fim de proporcionar um melhor aproveitamento da água. 

Economia

Além de proporcionar um melhor aproveitamento de água, o hidrojateamento de alta pressão industrial requer menos tempo de realização. 

Ele também permite fazer um melhor aproveitamento de mão de obra, diminuindo os custos de ponta a ponta.

Outros métodos de hidrojateamento que você precisa conhecer!

O equipamento de hidrojateamento de alta pressão não é exclusivo para trabalhos de 5.000 até 10.000 psi. 

Sendo assim, ele também pode ser encontrado em outras duas opções: hidrojateamento de baixa e ultra pressão. 

Explicando brevemente cada um, o primeiro refere-se a atividades de baixa capacidade, apresentando pressão máxima de 5.000 psi. 

Esse procedimento costuma ser destinado para projetos internos e externos mais simples, como limpeza de tubulações em PVC. 

Por outro lado, o segundo usa pressões muito mais altas, variando de 10.000 a 40.600 psi, sendo destinado para trabalhos mais difíceis e complexos.  

Dessa forma, o hidrojateamento de alta pressão oferece uma maior praticidade para o cliente que precisa desse tipo de serviço.

Gostou de tudo o que leu sobre o procedimento e quer saber mais informações sobre a contratação? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação