Buscas relacionadas:

Hidrojateamento em caldeiras

O hidrojateamento em caldeiras é realizado a partir de jatos de alta pressão, que são direcionados para os equipamentos ajudando a mantê-los limpos e em pleno funcionamento. Por esse motivo, o serviço é solicitado periodicamente por indústrias de incontáveis segmentos. Quer saber mais sobre o procedimento? Então, confira detalhes nos tópicos abaixo!

  • Qual a importância do hidrojateamento em caldeiras?
  • Como funciona o hidrojateamento em caldeiras?
  • Como é feita a manutenção de caldeiras por hidrojateamento?
  • Vantagens do hidrojateamento em caldeiras

Qual a importância do hidrojateamento em caldeiras?

O hidrojateamento em caldeiras é importante para manter esses equipamentos livres do desgaste causado pelo vapor gerado durante as operações.

Caso não sejam limpas devidamente, as caldeiras também acumulam óleo, graxa e detritos, que podem encurtar sua vida útil com o tempo.

Esses resíduos também provocam maior consumo de combustível, diminuição da eficiência do equipamento, corrosões e, em casos mais graves, falhas de segurança, que colocam em risco o ambiente e os colaboradores da indústria. 

Sendo assim, contratar o serviço de hidrojateamento em caldeiras é uma forma de evitar manutenções frequentes nesses itens, economizar dinheiro e, consequentemente, otimizar a segurança.

Como funciona o hidrojateamento em caldeiras?

O funcionamento do hidrojateamento em caldeiras ocorre por meio de um jato de água de alta pressão aplicado na superfície e tubulações do equipamento. 

Também é possível direcionar o jato para filtros, telas, linhas e condensadores com o intuito de manter todas as peças limpas. 

Para isso, é necessário contar com um equipamento de hidrojateamento, com pressão que pode variar de 5.000 psi a 40.600 psi. 

Além do equipamento tradicional, também existe o serviço feito com um caminhão adaptado com um hidrojato, como o hidrojateamento de tanques, um reservatório de água e uma bomba de alta pressão e vazão.

Embora a água seja liberada com bastante pressão, o processo é realizado com total segurança e não danifica as caldeiras, independentemente do tipo de jato utilizado. 

Por fim, é importante citar que o hidrojateamento pode ser realizado sem o desmonte da caldeira, economizando o tempo gasto com a limpeza do item, de forma tão prática quanto o uso de um rebocador elétrico manual

Como é feita a manutenção de caldeiras por hidrojateamento?

A atividade de hidrojateamento em caldeiras começa muito antes da liberação dos jatos de água no equipamento. 

Em primeiro lugar, é essencial realizar o desligamento da caldeira, bem como esvaziá-la completamente, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores.  

Em seguida, é indispensável inspecionar os tipos e as espessuras das incrustações e sujeiras acumuladas com a desobstrução de tubulação.  

Com essa etapa concluída, o passo seguinte é fazer a configuração do equipamento de hidrojateamento em caldeiras, ajustando a pressão e o fluxo de água adequados para as limpezas.

Após a regulagem, o jato de água de alta pressão é direcionado para o equipamento, podendo os trabalhadores usarem varas especiais para alcançarem áreas de difícil acesso.

Com o término do serviço, os resíduos eliminados devem ser recolhidos e descartados seguindo os padrões exigidos pelos órgãos fiscalizadores. 

Além da limpeza da estrutura, como uma hidrodemolição, os componentes das caldeiras também devem receber a manutenção adequada para garantir que o equipamento tenha o melhor desempenho possível. 

Os procedimentos necessários incluem a inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha, do sistema de alimentação de água, da fiação e do quadro elétrico, bem como dos espelhos frontais e traseiros. 

Também é preciso calibrar os dispositivos de segurança, testar os sistemas de emergência, verificar a saída de vapor e manter a conservação das tubulações em dia.

Vantagens do hidrojateamento em caldeiras

O serviço de hidrojateamento em caldeiras oferece diversas vantagens que merecem ser destacadas, como o fato de ser uma das formas mais rápidas de limpeza disponíveis no mercado.

Não só isso, o serviço trata-se de um processo que pode ser solicitado por indústrias dos mais distintos ramos. 

Os setores automobilístico, naval, petrolífero, siderúrgico, de saneamento e de produtos químicos em geral costumam solicitar o hidrojateamento em caldeiras periodicamente. 

Um outro ponto de destaque é a eficácia do serviço, que soluciona as demandas dos clientes de forma satisfatória quando realizado por empresas especializadas. 

Além disso, o hidrojateamento em caldeiras não produz faíscas, ou seja, o risco de incêndios e explosões não é uma preocupação durante a limpeza.

A economia também está entre os benefícios do procedimento, pois é possível reutilizar a água dos jatos para alimentar a bomba de hidrojateamento. 

A limpeza correta da caldeira ainda evita problemas em seu funcionamento e elimina gastos com manutenções corretivas precoces, que não estavam no planejamento da indústria.

Sem contar que uma caldeira limpa e desobstruída é mais eficiente, o que significa que consome menos energia para produzir vapor ou água quente.

Para concluir, o processo é feito sem qualquer produto químico, fazendo com que não impacte de nenhuma maneira o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores presentes no local.

Quer contratar serviços relacionados a caldeiras com o melhor custo-benefício? Faça uma cotação gratuita com os parceiros do Soluções Industriais! 

Agora, se quiser mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Hidrojateamento em caldeiras

O hidrojateamento em caldeiras é fundamental para indústrias de diversos segmentos, pois garante a limpeza correta desses equipamentos, com a remoção de todas as substâncias que podem interromper suas operações.

Realizado por meio do processo de hidrojateamento de alta pressão, o serviço é extremamente eficaz e não oferece qualquer risco ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, pois os jatos não operam com produtos químicos, apenas com água. 

Para isso, é importante contratar empresas especializadas no segmento e equipamento hidrojateamento de alta pressão, a fim de que as melhores ferramentas sejam utilizadas no processo e os detritos eliminados das caldeiras sejam descartados em conformidade com as normas dos órgãos reguladores. 

Agora que você já sabe tudo sobre hidrojateamento em caldeiras, confira as ofertas imperdíveis que os parceiros do Soluções Industriais disponibilizam!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação