Buscas relacionadas:

Hidrojateamento de tanques

O hidrojateamento de tanques utiliza jatos de água em alta pressão para garantir uma limpeza rápida e eficaz em diversos reservatórios industriais. O método é considerado ecologicamente correto, assegurando o melhor aproveitamento do insumo. Para saber mais sobre como o serviço é realizado e conhecer as suas vantagens, confira os tópicos abaixo!

  • Qual a função do serviço de hidrojateamento de tanques?
  • Vantagens do hidrojateamento de tanques
  • Como funciona o hidrojateamento de tanques?

Qual a função do serviço de hidrojateamento de tanques?

O hidrojateamento de tanques é solicitado com o intuito de eliminar sedimentos, substâncias contaminantes e incrustações do interior ou exterior dos recipientes.

O procedimento é constantemente realizado nos setores alimentícios, petroquímico e de papel e celulose, mas não é uma exclusividade. 

Isso porque qualquer ambiente industrial que utilize os reservatórios em suas operações pode contratar o serviço. 

Como o hidrojateamento de tanques pode ser destinado para caixas d’água, o serviço também é comum em áreas residenciais, comerciais, empresariais e até mesmo agrícolas. 

Vantagens do hidrojateamento de tanques

Existem diversas vantagens quando o assunto é hidrojateamento de tanques, que vão desde benefícios econômicos até aspectos ambientais. 

O processo é altamente eficaz, inclusive quando se tem a necessidade de limpar superfícies irregulares ou difíceis de alcançar, como pequenas aberturas dentro dos tanques. 

Quando comparado a outros métodos de limpeza, o hidrojateamento de tanques possui um custo operacional menor, já que utiliza menos água. 

Por ser um procedimento rápido, o tempo que os reservatórios ficam parados para a higienização também é minimizado.

A periodicidade do serviço permite que os reservatórios funcionem adequadamente, reduzindo as chances de contaminações ou outros problemas, como vazamentos. 

Tais vantagens ainda ajudam a diminuir a frequência de manutenções corretivas, que podem gerar gastos fora do planejamento.  

O hidrojateamento de tanques também é muito seguro, pois não utiliza produtos químicos, ou seja, o meio ambiente e os trabalhadores da indústria e da empresa prestadora do serviço ficam protegidos. 

Já a estrutura das superfícies limpas pelo jato se mantém preservadas, não sofrendo rachaduras ou deformações, mesmo com a alta pressão da água.

É importante destacar que o jato não produz faíscas ao entrar em contato com os equipamentos, o que elimina qualquer possibilidade de incêndio ou explosões. 

Como funciona o hidrojateamento de tanques?

O hidrojateamento de tanques é feito com o apoio de equipamentos compostos por bombas de pressão e bicos de jateamento.

No entanto, antes do processo, é necessário inspecionar visualmente o reservatório, identificando os tipos de incrustações e os pontos que precisam de maior atenção. 

Também é essencial esvaziar completamente o tanque e garantir que todas as válvulas e entradas de ar do equipamento sejam fechadas, a fim de impedir o vazamento de água durante a limpeza. 

A atividade pode ser realizada a partir de diferentes técnicas, como a de baixa, alta e ultra potência, devendo o cliente atentar-se à escolha da mais adequada. 

Na prática, jatos de água com uma pressão que varia de 500 a 40.600 psi são lançados em direção às áreas que devem ser higienizadas.

A aplicação do jato é alternada, com movimentos lineares e circulares, até que as superfícies internas do tanque estejam completamente limpas.

O impacto da água com os materiais do equipamento geram uma fina névoa, que não agride o meio ambiente e é rapidamente dissipada. 

Ao fim do serviço, a água usada é descartada juntamente com os detritos removidos do tanque. 

O descarte precisa seguir normas ambientais, a fim de que nenhum produto contaminante seja despejado na natureza.

Embora o hidrojateamento de tanques seja realizado apenas com água, pode ser necessário introduzir produtos químicos em algumas superfícies antes da limpeza, caso existam peças que não tenham sido higienizadas por longos períodos.

Não só isso, a área que o reservatório está localizado deve ser isolada, evitando que pessoas não autorizadas circulem pelo local durante o procedimento. 

Para finalizar, as partes higienizadas devem ser novamente inspecionadas e, caso alguma sujeira permaneça, uma segunda aplicação do hidrojateamento será necessária.  

Devido a todos os procedimentos realizados antes, durante e depois do hidrojateamento de tanques, é sempre indicado contratar o serviço com empresas especializadas no segmento.

Para te ajudar a encontrá-las, o Soluções Industriais reuniu as melhores prestadoras de hidrojateamento de baixa, alta e ultra pressão do mercado. Faça uma cotação gratuita hoje mesmo e conte com o auxílio de quem entende do assunto!  

Mas caso queira ter mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Hidrojateamento de tanques

O hidrojateamento de tanques é a solução ideal para higienizar os reservatórios, impedindo que incrustações causem contaminações ou outros problemas, como vazamentos. 

O procedimento é simples e eficaz, mas demanda a contratação de empresas especializadas, já que o uso de ferramentas incorretas durante o hidrojateamento de alta pressão pode danificar os reservatórios e provocar acidentes. 

Além disso, é necessário descartar a água utilizada no serviço, juntamente com os detritos e substâncias eliminadas durante a limpeza, seguindo as normas ambientais. 

Quer contratar o hidrojateamento de tanques com as melhores empresas do mercado? Faça uma cotação gratuita no Soluções Industriais e aproveite! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação