Buscas relacionadas:

conexões hidráulicas

As conexões hidráulicas são projetadas para auxiliar no transporte de fluidos, além de evitar vazamentos e contaminações em tubulações, mangueiras e máquinas. Sua estrutura é fabricada em aço, cobre, latão, ligas especiais, plásticos ou outros materiais resistentes a impactos, temperaturas adversas, corrosão e deformações. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que são e para que servem as conexões hidráulicas?
  • Qual o papel de uma conexão em um sistema hidráulico?
  • Características importantes das conexões hidráulicas
  • Tipos de conexões hidráulicas
  • Onde as conexões hidráulicas podem ser aplicadas?
CONEXÕES HIDRÁULICAS

O que são e para que servem as conexões hidráulicas?

As conexões hidráulicas permitem a ligação entre tubos, mangueiras e outros componentes utilizados na movimentação de líquidos em baixa, média ou alta pressão. 

Normalmente, as conexões hidráulicas alta pressão são muito populares em instalações de sistemas de tubulação industrial e comercial. 

Já as opções de baixa ou média pressão são muito utilizadas pelo segmento da construção civil para fazer o transporte de água e efluentes em casas e prédios residenciais.

Independentemente do modelo, esses itens devem ser fabricados a partir de rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos por órgãos regulamentadores, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, a composição de uma conexão hidráulica precisa ser formada por matérias-primas muito resistentes, que suportem ações corrosivas, fortes impactos, altas pressões e temperaturas adversas. 

O latão, o aço inoxidável, o aço carbono, o cobre e até mesmo plásticos, como o PVC, o CPVC, o PPR e o polietileno, são exemplos de materiais bastante usados na produção dos componentes. 

Qual o papel de uma conexão em um sistema hidráulico?

O principal motivo para usar as conexões hidráulicas é garantir uma vedação eficaz nos sistemas de transporte de líquidos.

Essa medida protetiva é fundamental porque vazamentos de fluidos podem ocasionar graves consequências tanto em ambientes residenciais quanto industriais. 

Por exemplo, umidade excessiva pode afetar a eficiência da estrutura de uma construção, ou seja, paredes, tetos e pilastras podem perder sua capacidade de sustentação. 

Além disso, os vazamentos ainda favorecem o acúmulo de fungos e outros microrganismos que trazem riscos à saúde humana. 

A situação fica ainda mais grave caso esse incidente envolva o derramamento de produtos químicos agressivos, comumente armazenados em indústrias de diferentes segmentos.

Isso porque algumas substâncias prejudicam severamente o meio ambiente, prejudicando a fauna e flora da região. 

Não só isso, a indústria que se descuida com as tubulações e permite vazamentos de fluidos perigosos está sujeita a multas, interdição e processos nas esferas cível e criminal. 

Outro papel importante da conexão hidráulica é a proteção do conteúdo transportado nos tubos e mangueiras.

Sem o componente adequado para conectar e vedar esses itens, é possível ocorrer a entrada de poeira, sujeira ou outros agentes contaminantes. 

Se isso for percebido de forma rápida, os únicos inconvenientes serão a perda do líquido e o prejuízo financeiro. 

Porém, se o fluido contaminado passar despercebido e for usado na produção de alimentos, remédios e outras mercadorias consumidas diretamente por seres humanos e animais de estimação, os administradores da indústria terão dores de cabeça muito maiores.

Portanto, o uso da conexão hidráulica é indispensável para assegurar a eficiência e a segurança dos sistemas. 

Características importantes das conexões hidráulicas

As três características mais marcantes das conexões hidráulicas são a durabilidade, a boa vedação e a fácil instalação.

Fabricantes responsáveis projetam a conexão hidráulica com materiais capazes de suportar altas pressões e condições adversas, como metais e plásticos. 

Isso garante uma longa vida útil para o componente, mesmo sem a necessidade de manutenções, reparos e substituições frequentes.

Por sua vez, a boa vedação é essencial para evitar vazamentos e manter a integridade do sistema hidráulico. 

Essa característica ajuda tanto a minimizar perdas de fluidos quanto a proteger o meio ambiente, pois evita o derramamento de substâncias perigosas. 

Por fim, qualquer conexão hidráulica pode ser facilmente montada e desmontada, dando agilidade aos processos de instalação ou modificação de projetos de tubulações.

Isso porque elas são desenvolvidas com sistemas de encaixe, como os conectores push-in, as roscas ou os engates rápidos, que facilitam a colocação sem a necessidade de soldagens ou a aplicações de pastas vedadoras. 

Tipos de conexões hidráulicas

Os principais tipos de conexões hidráulicas disponíveis no mercado estão destacados na listagem a seguir:

  • Tubular: Normalmente em aço carbono, inox, latão, PVC ou ligas especiais, ela é produzida em diferentes diâmetros e espessuras; 
  • Forjada: Ideal para o transporte de água em sistemas industriais que lidam com altas pressões, como os presentes nos segmentos naval, mecânico e petroquímico. O modelo é fabricado em aço carbono ou inox, bem como possui anilha e porca em sua estrutura;
  • Rosca BSP: Projetada para movimentar água quente, oxigênio ou combustíveis, costuma receber galvanização quando atua em outras aplicações, como instalação em hidrantes ou redes de distribuição de ar comprimido;  
  • Tupy: Feita com aço maleável, ela pode conduzir vapores e líquidos em residências e indústrias. Independentemente do formato que apresente, passa por galvanização ou outros tratamentos que seguem normas de fabricação nacionais e internacionais.   

Escolher corretamente conexões hidráulicas industriais ou domésticas nem sempre é tarefa simples para compradores sem experiência prévia. 

Por isso, sempre vale a pena consultar fornecedores especializados antes de fechar negócio, solicitando informações sobre as vantagens e aplicações indicadas de cada modelo.

No Soluções Industriais, você consegue tanto contar com suporte técnico quanto comparar preços com agilidade e praticidade. Solicite um orçamento e aproveite!

Onde as conexões hidráulicas podem ser aplicadas?

As conexões hidráulicas são aplicadas em mangueiras, cilindros, motores, acumuladores, bombas, válvulas, tubulações e muitas outras peças de máquinas e construções, que também podem receber pinos usinados, eixos usinados e parafusos usinados. 

Por isso, a conexão hidráulica é especialmente importante na construção civil, hospitais e centros médicos, mineradoras, metalúrgicas e indústrias alimentícias, automotivas, aeroespaciais e navais.

Maximize a eficiência do seu sistema hidráulico com as conexões de alta eficiência dos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento para tirar dúvidas com especialistas, comparar preços e fazer uma aquisição assertiva. 

Além disso, você pode conferir mais detalhes sobre a conexão hidráulica no conteúdo disponibilizado no final da página! 


Ver maisVer menos

conexões hidráulicas

As conexões hidráulicas são fabricadas em metais, plásticos, ligas especiais ou outros materiais resistentes. 

Elas costumam estar presentes sistemas de tubulação industrial e residencial graças às inúmeras vantagens que oferecem, como a eficiência contra vazamentos e contaminações que poderiam inviabilizar o uso dos líquidos transportados.

Agora que você já sabe tudo sobre a conexão hidráulica, faça uma cotação no Soluções Industriais e conheça os melhores fornecedores do mercado! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação