Buscas relacionadas:

Sonda exploradora

A sonda exploradora é utilizada por dentistas especializados em endodontia, área de tratamento e prevenção de doenças da polpa dental e das estruturas que envolvem a raiz do dente. Esse instrumento auxilia na avaliação da condição do canal radicular do dente, detecção de cáries, fissuras e lesões, entre outros diagnósticos. Saiba mais no conteúdo abaixo!

  • O que é uma sonda exploradora?
  • Procedimentos que precisam da sonda exploradora
  • Tipos de sonda exploradora
  • Cuidados com a sonda explorador

O que é uma sonda exploradora?

A sonda exploradora é um instrumento odontológico que consiste em uma haste fina e afiada feita de metal, com uma ponta em forma de gancho ou esfera na extremidade.

Normalmente, ela é inserida no canal radicular para verificar a presença de fissuras, fraturas, calcificações ou outras anomalias que possam comprometer o tratamento endodôntico. 

Além disso, a sonda exploradora dentista pode ser utilizada para medir a profundidade do canal e determinar a extensão da infecção ou inflamação.

Devido às suas funções, o uso desse instrumento é fundamental para o sucesso do tratamento endodôntico, pois permite ao dentista avaliar a condição do dente e planejar o procedimento com precisão. 

A sonda exploradora odonto também possibilita a detecção precoce de problemas dentários, o que facilita o tratamento e ajuda a prevenir complicações futuras. 

Portanto, é recomendado que os dentistas utilizem a sonda exploradora em todas as consultas odontológicas. No tópico a seguir, confira os procedimentos em que o uso dos instrumentos é essencial! 

Procedimentos que precisam da sonda exploradora

Como citado, a sonda exploradora dentista é um instrumento de diagnóstico que permite examinar a cavidade bucal do paciente com maior precisão. 

Com ela, é possível sondar as superfícies dos dentes e tecidos gengivais em busca de cáries, tártaro, gengivite e outras condições bucais perigosas. 

Ao usar a sonda exploradora, o dentista também consegue examinar lugares difíceis de serem vistos a olho nu, como as fendas interdentais. 

A ponta fina do instrumento ainda permite explorar a profundidade das bolsas periodontais (espaços patológicos entre a gengiva e o dente), onde a placa bacteriana pode se acumular e causar inflamações.

Além desses procedimentos, a sonda exploradora dentista serve para avaliar a consistência do esmalte dental. 

Vale destacar que todos esses procedimentos necessitam de outros instrumentos para serem desenvolvidos com mais segurança e precisão, como a pinça clínica, o sugador de saliva e a caneta de baixa rotação

Alguns desses itens são abastecidos por ar comprimido, fazendo com que o consultório também precise investir em um excelente compressor odontológico

Tipos de sonda exploradora

Existem vários tipos de sonda exploradora disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias funções e características. Entre as principais estão: 

  • Sonda endodôntica n° 5: Com dois ganchos ultrafinos, um em cada extremidade, a sonda n° 5 é ideal para verificar a presença de cárie e a integridade de restaurações; 
  • Sonda endodôntica n° 16: Com pontas finas, afiadas e flexíveis nas duas extremidades, o modelo n° 16 serve para explorar o canal endodôntico; 
  • Sonda endodôntica n° 23: Com apenas uma ponta em formato de gancho, essa sonda é utilizada para detectar cavidades de cárie no esmalte dental e localizar a entrada do canal radicular; 
  • Sonda endodôntica n° 47: Com duas pontas afiadas, geralmente uma em formato de gancho e outra afiada e flexível, essa opção é escolhida para verificar falhas na estrutura dental e retenção mecânica nos preparos cavitários. 

Além da divisão por números, a aquisição da sonda odontológica pode ser feita de acordo com as características da arcada dentária dos pacientes, como a sonda exploradora infantil ou a adulta. 

Cuidados com a sonda exploradora

A preservação da saúde bucal inclui diversos cuidados com os dentes, gengivas, língua, mucosas e outras estruturas presentes na boca e é essencial para manter o bem-estar geral do corpo humano. 

Portanto, é indispensável tomar algumas precauções relacionadas ao uso, limpeza e armazenamento das sondas exploradoras

Antes de usá-la, por exemplo, certifique-se de lavar bem as mãos e usar luvas estéreis, pois isso ajuda a prevenir a contaminação cruzada e a reduzir o risco de infecções.

Já ao manuseá-la, é importante ter cuidado para evitar lesões acidentais ao paciente. Portanto, use-a com delicadeza e evite força excessiva que possa causar desconforto ou danos aos tecidos.

É válido destacar que antes e após os procedimentos é fundamental realizar a esterilização da sonda exploradora, processo que pode ser feito com uma autoclave, calor seco ou imersão em desinfetantes adequados.

A escolha do melhor método para eliminar todos os microrganismos presentes no objeto, como bactérias, vírus, fungos e esporos bacterianos, irá variar de acordo com as recomendações do fabricante e dos regulamentos estabelecidos pelos órgãos competentes.

Outro cuidado fundamental com as sondas é a manutenção regular das peças. É necessário avaliar sinais de desgaste, danos ou deformações e fazer substituições caso necessário. 

Por fim, guarde a sonda exploradora endodôntica em um local limpo e seco, protegida de qualquer tipo de contaminação, e evite deixá-la exposta a condições extremas de temperatura ou umidade, que podem comprometer sua qualidade.

Agora que você já conferiu os principais detalhes sobre a sonda exploradora dentista, que tal encontrar os melhores fornecedores do mercado de modo rápido e prático? 

Referência no mercado B2B, o Soluções Industriais reúne em um único lugar especialistas em instrumentos médicos e odontológicos. Solicite um orçamento para conhecer catálogos e comparar preços! 

E se quiser saber mais detalhes sobre a sonda exploradora, confira o conteúdo que liberamos para você no final da página! 


Ver maisVer menos

Sonda exploradora

A sonda exploradora auxilia no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à polpa dentária e ao sistema de canais radiculares.

Além desse instrumento, um consultório de dentista precisa de vários outros equipamentos e ferramentas, como um compressor odontológico e alicates de ortodontia.

Está montando uma clínica ou precisa de sondas exploradoras para reposição? No Soluções Industriais, você encontra produtos de alta qualidade e com preços justos! Solicite um orçamento e aproveite! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação