Buscas relacionadas:

seccionador fusivel

O seccionador fusível é um dispositivo de segurança, que atua junto com outros componentes do quadro de distribuição para a proteção de circuitos elétricos. Em suma, sua aplicação é essencial para evitar quaisquer danos que possam ser causados por sobrecargas, como curtos-circuitos e incêndios. Navegue pelos tópicos abaixo e saiba mais informações! 

  • Qual a função do seccionador fusível?
  • Aplicabilidade do seccionador fusível

Qual a função do seccionador fusível?

Um seccionador fusível é um dispositivo de segurança para circuitos elétricos, que protege contra possíveis curtos-circuitos. 

Basicamente, as chaves são projetadas para abrir (seccionar) um circuito automaticamente quando a corrente elétrica atinge um determinado nível. 

Isso evita problemas como o aquecimento excessivo, que poderá causar graves falhas no sistema e, em casos mais graves, até incêndios e explosões.

Para entender melhor sobre o produto, o seccionador fusível é conectado de um lado pelos condutores e do outro pelo interruptor.

Explicando brevemente cada um, os conectores servem para a transferência de correntes e o interruptor para ligar ou desligar os circuitos quando necessário. 

Sendo assim, quando a corrente elétrica passa pelos condutores, passa também pelo fusível, que se detectar a exceção irá atuar para bloqueá-la. 

Todavia, para que isso seja possível, é essencial que essas chaves sejam adequadamente dimensionadas para cada circuito a que estão conectadas. 

Se elas não forem escolhidas de acordo com as necessidades da instalação, elas não proporcionarão a proteção esperada.

Por conta disso, o ideal é realizar a solicitação em empresas especializadas, que irão oferecer todo o suporte necessário para a melhor escolha. 

Não só isso, o seccionador fusível também precisa ser instalado por profissionais experientes, que tenham total conhecimento sobre os processos. 

Por último, mas não menos importante, assim como qualquer componente elétrico, o dispositivo também precisa passar por manutenção periódica. 

Isso ajudará não apenas a prolongar a vida útil do seccionador fusível, mas de toda a rede elétrica. 

Aplicabilidade do seccionador fusível

Como citado, o seccionador fusível é essencial para a segurança elétrica, tendo uma aplicação muito abrangente, especialmente quando se trata de sistemas com altas chances de curto-circuitos. 

Sendo assim, ele costuma ser usado em vários dispositivos, como torres de iluminação, sistemas de aquecimento a gás, sistemas de alarme, circuitos industriais, entre outros. 

Analisando de forma ampla, a chave seccionadora fusível é está muito presente em áreas industriais e comerciais, que costumam ter demandas maiores. 

Essas chaves também são projetadas para ajudar a proteger a fiação e outros equipamentos elétricos, evitando danos que poderiam comprometer sua vida útil. 

O seccionador fusível é um dispositivo responsável por realizar a proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas, superaquecimentos e curtos-circuitos, atuando junto com outros componentes de segurança do quadro de distribuição. Quer saber mais informações? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire suas dúvidas!

Ver maisVer menos
  • Não há produtos cadastradas para a busca inserida. Limpar filtros
  • seccionador fusivel

    close

    Envie um orçamento para

    É GRATIS, rápido e sem compromisso!

    Navegação