Buscas relacionadas:

Anéis de Vedação

Os anéis de vedação são componentes essenciais em encanamentos e máquinas que lidam com líquidos e gases, inclusive os extremamente perigosos. Encontrados em diferentes modelos, como o anel O-ring e o anel V-ring, esses acessórios servem para evitar vazamentos e conservar as demais peças dos sistemas. Saiba mais detalhes conferindo os tópicos abaixo!

  • O que são e para que servem os anéis de vedação?
  • Quais são os tipos e aplicações dos anéis de vedação?
  • Como fazer a instalação dos anéis de vedação?
  • Benefícios dos anéis de vedação
ANÉIS DE VEDAÇÃO

O que são e para que servem os anéis de vedação?

Os anéis de vedação são utilizados para impedir o vazamento de fluidos, gases ou partículas sólidas em superfícies, peças e equipamentos, como na separadora centrífuga.   

Graças à importante função que desempenham, esses componentes estão presentes em uma ampla variedade de aplicações industriais, mecânicas e hidráulicas.

Para garantir a segurança necessária, um anel vedação precisa ser fabricado com materiais muito resistentes, como borracha natural ou sintética, silicone, teflon e poliuretano.

Ainda é possível reforçar as propriedades do anel para vedação tratando-o com óleos e outras substâncias antioxidantes.

Isso é fundamental quando se lida com produtos químicos extremamente agressivos, que poderiam facilmente causar danos em tubulações desprotegidas. 

O que influencia na eficiência do anel de vedação?

Os fatores que mais influenciam no desempenho dos anéis de vedação são a compatibilidade com a área a ser protegida, a resistência que possuem a temperaturas extremas e altas pressões e o estado físico dos materiais que não podem vazar.

Por isso, é essencial obter um anel vedação indicado para a aplicação desejada, além de fazer manutenções e lubrificações em sua estrutura sempre que necessário.  

Explicando com mais detalhes, um encanamento que transporta gases quentes e agressivos precisa de um anel de vedação mais resistente do que uma tubulação por onde passa água.

Quais são os tipos e aplicações dos anéis de vedação?

Existem diversos tipos de anel de vedação disponibilizados no mercado. Os principais estão destacados nos tópicos a seguir: 

Anel O-ring

O anel vedação O-ring possui um formato circular. Sua estrutura é normalmente composta por elastômeros, uma subclasse de polímeros que se caracteriza por apresentar grande elasticidade. 

Esse modelo é indicado para equipamentos pneumáticos e hidráulicos, inclusive os que trabalham em temperaturas altas ou com agentes ácidos.

Anel Quad-Ring

O anel Quad-Ring é recomendado para as mesmas aplicações que o tipo O-ring, mas diferencia-se por possuir quatro lóbulos, o que amplia sua área de vedação.

Além disso, os anéis de vedação Quad-Ring não necessitam ser tão apertados, uma característica que aumenta sua vida útil. 

Anel antiextrusão

Também conhecido como anel de backup, o modelo antiextrusão é especialmente útil em superfícies que sofrem altas pressões. 

É importante saber que esse componente não é usado individualmente, servindo geralmente como um reforço para os anéis de vedação O-ring.

Anel raspador

A principal função do anel vedação raspador é remover o pó e eventuais partículas abrasivas das hastes de sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Sua estrutura pode ser composta por um anel metálico adicional, algo que confere maior rigidez e permite readequações geométricas feitas por raspagem. 

Anel união para parafuso

O anel união para parafuso resiste a pressões maiores do que 700 kg/cm² e tem como objetivo evitar deformações ou a extrusão das áreas vedadas. Além dos parafusos, esse modelo é compatível com flanges pequenas. 

Anel V-ring

O anel V-ring é subdividido nos modelos V-A, V-S, V-L, V-E, VR-M e VR-ME, que apresentam formatos e aplicações distintas. 

É possível utilizá-los para vedar componentes automotivos, máquinas agrícolas e rolamentos que operam em alta velocidade.

Como fazer a instalação dos anéis de vedação?

As etapas de instalação dos anéis de vedação variam conforme seus modelos e aplicações. Portanto, é importante seguir as orientações específicas fornecidas pelo fabricante.

No entanto, para exemplificar, um anel vedação circular implantado abaixo de um vaso sanitário requer primeiramente o corte da parte do cano que excede os limites do piso.

Em seguida, deve-se fazer a medição e marcar a área a ser perfurada, de modo que o vaso e o tubo de esgoto fiquem alinhados. 

Por sua vez, o furo no piso precisa ser realizado conforme o tipo de fixação proporcionada pelo anel vedação. 

Com os procedimentos citados concluídos, o anel pode ser retirado de seu papel de proteção e colocado de modo centralizado na saída do vaso, que necessita estar devidamente higienizada e seca. 

Com a fixação concluída, é possível retirar as demais películas protetoras do anel. Para concluir, quando o vaso for reposicionado no piso, é indispensável pressioná-lo bem, para garantir uma boa vedação. 

Benefícios dos anéis de vedação

Além de serem muito resistentes, os anéis de vedação oferecem outras vantagens importantes. Para começar, são componentes fáceis de instalar, já que não demandam ferramentas ou técnicas complexas.

Não só isso, eles podem ser rapidamente substituídos caso sofram danos, o que agiliza os processos de manutenção.  

Também é válido citar o excelente custo-benefício desses materiais ao comparar seu baixo custo com a longa durabilidade que apresentam.

Por fim, um anel vedação é fabricado a partir dos mais elevados parâmetros de segurança, pois precisam evitar vazamentos até mesmo em máquinas industriais de alto valor financeiro. 

No entanto, todas as vantagens dos anéis de vedação só são garantidas quando esses itens são adquiridos de fornecedores confiáveis.

É para auxiliá-lo na busca por especialistas que existe o Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina! Solicite um orçamento para conhecer vendedores, catálogos e preços!

E caso deseje mais informações sobre esses acessórios de proteção, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Anéis de Vedação

Os anéis de vedação garantem que líquidos, gases e partículas sólidas não escapem de seus respectivos recipientes. 

Essa capacidade protetora está diretamente ligada à resistência dos materiais com os quais o componente é fabricado, que variam de borracha natural a silicone.

Além disso, o anel vedação é muito versátil, podendo ser aplicado em sistemas pneumáticos e hidráulicos, encanamentos e máquinas industriais, como a separadora centrífuga. 

Ficou interessado? Compare preços de anéis de vedação com praticidade e segurança fazendo uma cotação no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação