Buscas relacionadas:

Fitas De Poliéster

As fitas de poliéster são usadas principalmente na preparação de embalagens para transporte e processos de elevação de grandes volumes. Esse produto é feito a partir de polímeros sintéticos muito resistentes a produtos químicos, altas temperaturas, eletricidade e impactos. Confira mais vantagens e aplicações da fita poliéster no conteúdo a seguir!

  • O que são fitas de poliéster?
  • Aplicabilidade das fitas de poliéster
  • Benefícios das fitas de poliéster
  • Como aplicar as fitas de poliéster? 

O que são fitas de poliéster?

As fitas de poliéster são estruturas utilizadas constantemente em centros logísticos, indústrias e armazéns em geral. 

No mercado, essas fitas são comercializadas em diferentes larguras, espessuras e comprimentos para atender às necessidades específicas de cada aplicação. Elas também podem ser vendidas em diferentes tipos, como a fita de arquear e a fita adesiva. 

A fita poliéster de arquear permite amarrar e elevar cargas grandes e pesadas com praticidade e segurança. Além disso, ela pode fixar diferentes estruturas.

Esses modelos são equipados com sistemas de fechamento, como ganchos, selos e fivelas, que facilitam o processo de amarração das mercadorias.

Já as fitas adesivas feitas com o material destacam-se por apresentarem alta eficiência na selagem de caixas e embalagens e no isolamento de redes elétricas, por exemplo. 

Como a fita de poliéster é fabricada?

Para fabricar a fita em poliéster, é necessário primeiramente criar fibras do elemento. Esse processo envolve a transformação de matérias-primas à base de petróleo, como o tereftalato de etileno (PET), em polímeros por meio de processo químico.

Basicamente, os componentes sólidos são transformados em um líquido viscoso e, posteriormente, extrudados.

Em seguida, o líquido é colocado em uma fieira, estrutura que serve para determinar a espessura de cada filamento. Esses filamentos ainda são estirados para então formar a bobina de fita poliéster.

Dependendo do uso final da fita, ela pode passar por um processo de acabamento que pode envolver tratamentos químicos ou mecânicos para melhorar características como resistência à abrasão, adesão, entre outras.

Aplicabilidade das fitas de poliéster

As fitas de poliéster são versáteis e encontram uso em vários setores devido à sua durabilidade, resistência e adaptabilidade a várias condições. Entre os principais, destacam-se: 

  • Embalagens e lacres: As fitas de poliéster são utilizadas em embalagens para selar caixas e pacotes;
  • Cintas e amarrações: Os componentes são usados para amarrar ou prender objetos de grande porte, como caixas pesadas em paletes; 
  • Construção e engenharia civil: A fita poliéster serve para fixação temporária de materiais durante a construção, marcação de áreas e outras aplicações; 
  • Sistemas elétricos: As fitas do material são usadas para isolar condensadores, enrolamentos e barramentos, bem como proteger condutores; 
  • Indústria de móveis: A fita poliéster pode ser utilizada para fixação de tecidos em estofados, almofadas e outros produtos de mobiliário.

Além dos segmentos mencionados, a fita poliéster é muito útil em projetos de artesanato e moda, pois pode ser usada para reforçar costuras e criar alças de bolsas e mochilas. 

O material também é muito utilizado para produzir cintos de segurança e arreios para criar amarrações seguras para atividades de escalada, camping e alpinismo. 

Benefícios das fitas de poliéster

Os benefícios mais importantes das fitas de poliéster estão destacados na listagem a seguir:

Resistência química: A fita poliéster não sofre danos quando exposta a vários produtos químicos, inclusive ácidos; 

  • Alta capacidade de suportar trações: Diferentemente de fitas frágeis, os modelos fabricados com poliéster não costumam se romper com fortes trações, além de serem muito resistentes contra tentativas de cortes;
  • Flexibilidade: É possível dobrar e enrolar as fitas de poliéster, tanto para transportá-las quanto no momento de adaptá-las às cargas; 
  • Estabilidade dimensional: As fitas têm uma baixa taxa de expansão e contração em resposta a mudanças de temperatura, o que significa que mantêm sua forma e tamanho em uma variedade de condições; 
  • Resistência elétrica: A fita poliéster serve como um isolante, o que permite utilizá-la em aplicações com a presença de correntes elétricas ou eletricidade estática; 
  • Variedade de modelos: Existem fitas em diversos comprimentos, espessuras e cores, bem como opções com ou sem adesivo, o que atende às demandas de todos os compradores; 
  • Preço acessível: Fornecedores especializados disponibilizam a fita poliéster a preços muito vantajosos, inclusive para compras de grandes volumes.

Além disso, o poliéster é um material que pode ser reciclado, o que minimiza o acúmulo de resíduos em aterros sanitários e preserva o meio ambiente. 

Como aplicar as fitas de poliéster? 

Existem várias maneiras de aplicar as fitas de poliéster. O modelo de arquear, por exemplo, pode ser colocado a partir de alguns procedimentos simples. 

O primeiro passo é realizar uma inspeção visual nas fitas, e substituí-las caso algum dano seja notado. Isso porque mesmo a mínima imperfeição pode comprometer a segurança dos serviços. 

Se tudo estiver dentro dos conformes, a fita poliéster deve ser distribuída uniformemente na carga, de modo que fique bem apertada tanto nos pontos de amarração quanto ao longo das superfícies que se deseja elevar.

Uma boa dica para prender as fitas de modo seguro é utilizar um arqueador de fita, equipamento que é capaz de tensionar a fita diretamente na carga e ainda cortar o material excedente. 

Já a fita adesiva de poliéster deve ser aplicada após a remoção da poeira, óleo ou qualquer tipo de resíduo que possa prejudicar sua adesão.

Ela deve ainda ser desenrolada e pressionada firmemente sobre a superfície, garantindo uma boa fixação.

Quer encontrar os melhores fornecedores de fitas de poliéster do mercado? Solicite seu orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página! 


Ver maisVer menos

Fitas De Poliéster

As fitas de poliéster são ótimas para elevação de cargas, fixação de estruturas, vedação de embalagens, entre várias outras funções. 

Quando no modelo de arquear, o produto pode ser aplicado com o auxílio de um arqueador de fita, aparelho usado para tensionar as fitas na superfície das cargas. 

Já na opção adesiva, o produto pode ser aplicado diretamente com as mãos ou colocado em aplicadores automáticos de fitas.

Agora que você já sabe tudo sobre as fitas de poliéster, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação