Buscas relacionadas:

Sensor encoder

O sensor encoder transforma informações relacionadas à posição, velocidade e outras variáveis em sinais elétricos digitais ou analógicos, que são usados para orientar os movimentos de diversas máquinas. O dispositivo também é responsável por medições de rotação de motores e contagem de pulsos. Conheça mais sobre o assunto conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o sensor encoder?
  • Como funciona o sensor encoder?
  • Tipos de sensores de encoder
  • Como escolher o encoder ideal?
sensor encoder sensor de encoder

O que é e para que serve o sensor encoder?

O sensor encoder é geralmente usado em sistemas de automação e controle de movimento, a fim de guiar com precisão as ações de máquinas.

Isso porque esse dispositivo eletromecânico indica a velocidade, posição e o direcionamento da rotação de um eixo ou motor, bem como realiza a contagem de pulsos.

Essas importantes funções fazem com que o sensor de encoder esteja presente em diferentes equipamentos utilizados nas indústrias, especialmente quando se deseja produzir em larga escala e minimizar as chances de erro. 

Por exemplo, o sensor encoder é um dos componentes do servomotor, motor elétrico que auxilia nas atividades de robôs industriais para que esses encaixem peças com alta precisão e cumpram outras atribuições, que vão das simples às complexas.

Esse tipo de aparelho também é constantemente encontrado em esteiras, portas automáticas, máquinas CNC, equipamentos de rotulagem, entre muitas outras aplicações.  

Como funciona o sensor encoder?

O sensor encoder transforma as informações que recebe em sinal elétrico digital, que são enviados como um “feedback” para ajustar diversos fatores durante a operação das máquinas.

A partir de um disco com marcações, o sensor de encoder realiza uma contagem e emite os sinais a um Controlador Lógico Programável (CLP), contador, inversor de frequência ou tacômetro.

Esses equipamentos, então, medem as variáveis do processo industrial em curso, como a posição atual de uma máquina e a sua velocidade. 

O procedimento permite corrigir quaisquer imperfeições na operação, com um controle altamente preciso de movimentos rotativos ou lineares.

Um sensor encoder instalado no eixo de motores ou um encoder magnetico, por exemplo, informa a frequência de pulsos ao CLP para que a velocidade e direção da rotação dessas máquinas sejam determinadas.

Dessa forma, o motor funciona corretamente, sem comprometer qualquer ação da máquina ao qual está inserido. 

Tipos de sensores de encoder

Existem diversos tipos de sensor de encoder disponíveis no mercado, conforme detalhado a seguir: 

Encoder incremental 

O sensor de encoder incremental fornece informações de ângulo, posição e números de rotação por minuto, e é colocado diretamente no motor, geralmente em uma roda acompanhante ou em um eixo.

Sua composição consiste em um disco com divisões, um eixo de conexão, uma máscara, um emissor de luz e um fotorreceptor.  

Encoder absoluto

Com partes idênticas ao modelo anterior, o encoder absoluto se diferencia por ser capaz de gravar a última posição do motor em caso de quedas de energia elétrica ou paradas bruscas.

Além disso, este encoder utiliza um código chamado de “Gray” para verificar a ocorrência de eventuais erros nas atividades do motor ou eixo como o  encoder absoluto

Encoder de segurança

Os encoders de segurança têm como objetivo evitar acidentes durante a operação de máquinas.

Com sua utilização, os componentes do maquinário são automaticamente desacelerados para permitir uma intervenção humana em áreas que apresentam falhas. 

Encoder wire draw 

O encoder wire draw é usado em conjunto com um cabo de tração para medir a posição de um objeto em movimento. 

Ele funciona medindo a quantidade de fio que é retirado ou devolvido ao carretel, o que permite determinar a posição do objeto. 

Esse tipo de encoder é comumente usado em elevadores, guindastes e plataformas que levam objetos a determinadas superfícies.

Encoder linear

Extremamente versátil, o encoder linear pode ser parte fundamental de sistemas compactos e robustos, que chegam a até 1,7 mil metros. 

O dispositivo consegue controlar, por exemplo, o trajeto de gruas usadas em áreas de logística. 

Encoder com roda de medição

Os encoders com roda de medição registram movimentos lineares e os convertem em dados relacionados a posições e velocidades. 

Isso é essencial para procedimentos que incluem a aplicação de pressões em determinados pontos, já que a atividade requer enorme precisão. 

Sensores de inclinação

Usados para medir ângulos de inclinação, esses sensores nivelam objetos em superfícies determinadas, especialmente quando há uma inclinação no terreno em questão.

Por esse motivo, são eficazes para colheitadeiras, pois adequam a máquina ao solo em que trabalham.

Como escolher o encoder ideal?

A escolha do sensor encoder deve ser feita com base nas necessidades da máquina para o qual será adquirido, além das características do ambiente. 

Algumas indústrias apresentam altos índices de umidade ou trabalham com materiais contaminantes. Nesses casos, é preciso buscar um sensor de encoder que resista a tais condições.

Ainda é interessante calcular as resoluções mínimas, absolutas e incrementais necessárias do encoder, que varia de acordo com o sistema, e a taxa de transmissão de dados. 

Esses cálculos são complexos, mas essenciais para encontrar o encoder certo para cada máquina. 

A dica é contar com o auxílio de fornecedores especializados no segmento, que conhecem a fundo os recursos dos sensores e como podem oferecer o máximo em desempenho. 

Os parceiros do Soluções Industriais estão prontos para sanar qualquer dúvida sobre o dispositivo. Faça uma cotação gratuita em nossa plataforma e obtenha o melhor custo-benefício do mercado! 

Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Sensor encoder

O sensor encoder melhora o desempenho de motores e eixos de máquinas ao ajustar suas velocidades, posições e direcionamento de rotação.

Um exemplo prático de seu uso é no servomotor, que recebe feedbacks de um sensor de encoder para auxiliar a movimentação de diversos equipamentos, a fim de que estes cumpram suas funções. 

Solicite hoje mesmo um orçamento no Soluções Industriais e encontre os melhores especialistas do ramo!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação