Central de alarme de incendio
Tipos de central de alarme de incêndio
No Brasil, a central de alarme de incêndio costuma ser dividida em duas categorias principais: a convencional e a endereçável.
Apesar de ambas serem muito eficientes, elas possuem algumas diferenças entre si, especialmente no que diz respeito à área que a central de incêndio é capaz de monitorar.
Nos tópicos a seguir, serão destacadas algumas das principais características de cada projeto:
Convencional
A central de alarme de incêndio convencional é um sistema mais simples e econômico, que se destaca por realizar controles a partir de setores ou blocos.
Em síntese, o modelo apresenta zonas e sensores interligados com a central de incêndio, que permitem a identificação de situações de alerta, mas não o ponto exato do foco de incêndio.
Por esse motivo, a central de alarme de incêndio do tipo convencional costuma ser destinada para cobertura de áreas menores de baixo ou médio risco de explosão, como em prédios residenciais.
Endereçável
Diferente do primeiro sistema, a central de incêndio endereçável é muito mais eficiente quando se trata da identificação do local exato do problema.
Em suma, o modelo é composto por protocolos distintos, nomeados de “endereços”, que são utilizados para saber onde está acontecendo o foco de incêndio.
Sendo assim, se o sistema convencional é capaz de identificar que uma central detector de fumaça do prédio entrou em sinal de alerta, o endereçável é capaz de dizer exatamente qual equipamento foi.
Sobre a central de alarme de incêndio com endereço, é possível ainda destacar que ele pode ser solicitado em duas versões distintas, que serão apresentadas com mais detalhes nos tópicos abaixo.
Classe A
Classificando-se como um circuito fechado, a central de incêndio endereçável de classe A possui fiações de retornos à central.
Por mais que essa característica faça com que o valor de aquisição fique um pouco mais alto, ela é essencial para impedir que em eventuais falhas o sistema para de funcionar em sua totalidade.
Classe B
Possuindo uma quantidade menor de fiações, a central de alarme de incêndio classe B refere-se a um circuito aberto, ou seja, que não possui retorno para a central.
Essa característica faz com que o preço de instalação seja bem mais acessível, mas não promove tanta segurança quanto o anterior, visto que podem ocorrer interrupções em casos de falhas de sistema.
Independentemente de qual seja a central de incêndio instalada, é essencial que o projeto de proteção e combate a incêndio também conte com outros itens além das sirenes, como o extintor de incêndio, a mangueira para incêndio e as placas de segurança.
Agora que você já sabe as principais características de uma central de alarme de incêndio, entre em contato com um dos parceiros dos Soluções Industriais e encontre as melhores empresas do segmento!