Buscas relacionadas:

Junta de papelão

A junta de papelão possui ótima resistência térmica e mecânica, além de uma eficaz compatibilidade química com diversas substâncias. Isso a torna a escolha certa para evitar vazamentos em diferentes estruturas, como flanges de tubulações e componentes de equipamentos, como válvulas, compressores e bombas. Saiba mais informações nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a junta de papelão?
  • Composição da junta de papelão
  • Vantagens de uso para a junta de papelão
  • Aplicações das juntas de papelão

O que é e para que serve a junta de papelão?

JUNTA DE PAPELÃO

A junta de papelão é um tipo de material de vedação utilizado para selar juntas entre peças de equipamentos, tubulações, válvulas e outros componentes em sistemas industriais. 

Seu uso é destinado a preencher espaços específicos entre as peças e garantir uma vedação eficaz contra a passagem de líquidos, gases e outras substâncias indesejáveis, função também cumprida pela junta do cabeçote.

Além disso, a estrutura de uma junta papelão hidráulico é bastante flexível, o que permite seu encaixe até mesmo em áreas bastante estreitas e de difícil acesso dentro das máquinas.

Composição da junta de papelão

A junta de papelão hidráulico é fabricada a partir de fibras de celulose impregnadas com diversos tipos de materiais, como elastômeros, resinas e outros aditivos. Além disso, o produto passa por calandragem para ser finalizado.

A título de curiosidade, a calandragem é um processo que molda materiais com dois ou mais cilindros aquecidos e dispostos em uma máquina denominada "calandra".

As fibras, combinadas com as condições ideais de pressão e temperatura, garantem uma consistência perfeita à junta que é aplicada posteriormente nas máquinas e tubulações.

No mercado, os procedimentos mencionados são usados para produzir juntas com várias espessuras e acabamentos.

Porém, independentemente de suas dimensões e detalhes, uma junta de papelão sempre deve ter uma superfície uniforme.

Qualquer imperfeição na peça, por menor que seja, pode afetar seu desempenho e, consequentemente, o funcionamento geral do equipamento ao qual está inserida. 

Teste de segurança da junta de papelão

A junta de papelão é fabricada a partir de rigorosos critérios de segurança e qualidade, a fim de garantir o desempenho confiável e seguro em diversas aplicações.

Esses parâmetros também são indispensáveis para que a peça seja aprovada nos testes aos quais é submetida antes de chegar ao mercado.

Além de avaliar a capacidade de vedação das juntas, os testes são feitos com o intuito de verificar critérios como aderência e resistência mecânica.

A junta de papelão ainda passa por avaliações químicas, que visam verificar a eficiência contra deterioração, e térmicas, nas quais a peça é submetida a variações de temperatura extremas.

Vantagens de uso para a junta de papelão

A junta de papelão desempenha um papel crucial na prevenção da passagem indesejada de líquidos, gases e substâncias diversas. Além disso, o componente destaca-se por assegurar: 

  • Operação em altas temperaturas: Uma junta de qualidade pode operar em temperaturas constantes de até 240°C, com picos de 400°C;
  • Resistência a pressões adversas: As pressões máximas que essas juntas costumam suportar são de 110 bar, com uma constância média de 50 bar;
  • Compatibilidade química: as juntas de papelão são ideais para máquinas e estruturas que contêm água, álcalis, solventes, vapor saturado, petróleo, entre outras substâncias;
  • Capacidade de reter torque: Fortes impactos e vibrações causados pela força de equipamentos robustos não são capazes de romper essa junta;
  • Ótimo custo-benefício: Mesmo adquiridas em grandes quantidades, a junta de papelão possui um preço acessível e é sempre um ótimo investimento quando se leva em conta sua longa durabilidade.

Essas vantagens combinadas tornam essas juntas escolhas confiáveis e versáteis para uma variedade de aplicações industriais e comerciais, como as citadas no tópico abaixo!

Aplicações das juntas de papelão

Os usos mais comuns da junta de papelão são em automóveis, máquinas industriais, tubulações, válvulas e visores.

Nos veículos e equipamentos utilizados em indústrias, o componente está presente principalmente em sistemas de escapamento de gases e coletores de óleo, respectivamente. 

Já nos tubos, o material evita vazamentos em calços (estruturas de suporte) e flanges (peças de conexão).

Por sua vez, os corpos das válvulas são reforçados com juntas de papelão para terem sua vida útil estendida, já que são submetidos a constantes aberturas e fechamentos.

Para concluir, os visores utilizados no monitoramento de diversas atividades precisam estar sempre protegidos contra a umidade. Por isso, também contam com juntas de papelão.

Está em busca de juntas de papelão de alta eficiência para vedar diferentes sistemas e equipamentos? O Soluções Industriais pode ajudá-lo a encontrar o produto ideal! 

Referência no mercado B2B, nossa plataforma reúne os melhores fornecedores do segmento para que você possa fazer cotações com segurança e praticidade. Solicite um orçamento e aproveite!

E caso deseje mais informações sobre a junta de papelão, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Junta de papelão

A junta de papelão é perfeita para evitar vazamentos de líquidos ou gases em tubulações, máquinas e veículos. 

Fabricado com fibras de alta qualidade, o material tem uma vedação tão eficaz quanto uma junta do cabeçote feita com elementos metálicos. 

Além disso, esse componente é flexível e adaptável a diferentes formas e tamanhos de superfícies, o que garante uma conexão precisa e segura. 

Agora que você já sabe tudo sobre a junta de papelão, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação