Buscas relacionadas:

Cantoneira De Plástico

A cantoneira de plástico desempenha um papel crucial na proteção de cantos, quinas e arestas, bem como proporciona um acabamento mais estético para o local de instalação. Por esse motivo, a peça é muito utilizada em móveis, paredes, colunas, escadas, piscinas, entre outras áreas. Conheça os principais modelos e vantagens do item conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a cantoneira de plástico?
  • Modelos e aplicações da cantoneira de plástico
  • Como instalar uma cantoneira plástica?
  • Vantagens da cantoneira de plástico
  • Como escolher a melhor cantoneira de plástico?
  • Outros tipos de cantoneiras 
CANTONEIRA DE PLÁSTICO

O que é e para que serve a cantoneira de plástico?

A cantoneira de plástico é um componente utilizado em várias aplicações industriais, comerciais, residenciais e da construção civil. 

Sua principal função é fornecer proteção a cantos e arestas, a fim de evitar danos e prolongar a vida útil de objetos e estruturas, como móveis e paredes.

Para que isso seja possível, a cantoneira plástica é fabricada a partir de materiais duráveis e resistentes, como o PVC (policloreto de vinila), o polipropileno e o PPS (polisulfeto de fenileno), assim como um perfil de plástico

Além disso, uma cantoneira de plástico pode ser combinada com a decoração do local, inclusive com algum nicho de parede fixado em salas ou com a dobradiça para porta.

Modelos e aplicações da cantoneira de plástico

Cada fabricante possui sua própria maneira de classificar uma cantoneira de plástico, variando de acordo com a aplicação, formato e adaptabilidade. Entre as principais opções encontradas, é possível citar: 

  • Canto externo: Indicada para revestir balcões, janelas, paredes e banheiras, bem como peças de azulejo e cerâmica; 
  • Canto externo duplo: Modelo com as mesmas funções do anterior, diferenciando-se por ser mais reforçado e, consequentemente, resistente;
  • Cantoneira em L: Tem ótimo desempenho em construções, câmaras frias, automóveis climatizados, hospitais e demais espaços que possuem sistemas de refrigeração;
  • Arredondada: Bastante solicitada para montagem de stands de feiras, janelas em arco e acabamento de bordas de piscinas;
  • Acabamento meia-parede: Diferencia-se dos demais modelos por cobrir o meio de paredes e outras estruturas; 
  • Cantoneira para gesso, reboco e cimento: Utilizada para evitar a quebra ou surgimento de lascas em superfícies de alvenaria, gesso, reboco e cimento;
  • Cantoneira para concreto: Desempenha a mesma função da cantoneira plástica anterior, mas no concreto. Essa opção também é recomendada para a proteção de escadas, pilares e vigas;
  • Cantoneira flexível: Sua flexibilidade permite a aplicação em locais que apresentam alto risco de impactos, como estacionamentos e escolas;
  • Cantoneira plástica para fita de arquear: Utilizada em conjunto com as fitas de arquear para reforçar a proteção de embalagens.

Além da categorização mencionada, as cantoneiras plásticas podem ser vendidas de acordo com o cômodo em que oferecem maior proteção.

Isso significa que um fornecedor pode rotular a peça como “cantoneira plástica para banheiro” ou “cantoneira plástica para quarto”.

Como instalar uma cantoneira plástica?

Uma cantoneira de plástico pode ficar sobreposta ou embutida na superfície a ser protegida. No primeiro caso, basta aplicar uma cola fixadora no interior da peça e posicioná-la no local da instalação.

Após a colagem, ainda é necessário usar uma fita crepe adesiva para prender o item provisoriamente. 

Quando a cola secar (o período deve ser verificado na embalagem do produto), a fita deve ser removida.

Já a cantoneira plástica embutida precisa ser colocada entre uma superfície com acabamento completo e outra ainda coberta por argamassa. 

Feito isso, a cantoneira de plástico necessita ser pressionada contra a argamassa e, assim que estiver fixa, ter sua lateral encaixada a uma peça de cerâmica ou azulejo. 

O excesso de argamassa pode ser removido após a secagem completa do produto, o que normalmente leva 24 horas para acontecer. 

Vantagens da cantoneira de plástico

A vantagem mais perceptível da cantoneira de plástico é a resistência contra impactos. O item absorve e distribui a energia dos choques que sofre, protegendo cantos e arestas contra danos, arranhões e amassados. 

Isso é especialmente importante em locais onde há a presença de crianças ou ocorre movimentação de objetos, como armazéns, fábricas e empresas de logística.

Uma cantoneira plástica ainda é útil para evitar acidentes causados por bordas afiadas, que podem provocar cortes caso fiquem expostas.

Outro ponto a ser destacado é a capacidade da cantoneira de plástico de isolar a eletricidade, o que torna o produto perfeito para cobrir fios e cabos. 

A peça também costuma surpreender os clientes por não estragar em contato com a umidade e produtos químicos.

Outro ponto positivo do componente é a sua versatilidade de tamanhos e cores. Isso garante que o acabamento da estrutura ou do objeto não ficará comprometido por cantoneiras remendadas ou com tonalidades que fujam da paleta da decoração. 

Por fim, a cantoneira plástica é lisa e leve, características que facilitam sua higienização, manuseio, instalação e transporte. 

Proteja os cantos de paredes e móveis com as cantoneiras de plástico comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite já um orçamento para conhecer catálogos e preços! 

Em nossa plataforma, você também consegue dicas sobre como escolher a cantoneira plástica, bem como conhece outras opções desse acessório de proteção. Basta rolar até o final da página para conferir! 


Ver maisVer menos

Cantoneira De Plástico

Como escolher a melhor cantoneira de plástico?

O primeiro aspecto a se considerar na hora de escolher uma cantoneira de plástico é o ambiente onde a instalação será feita. 

Como citado no tópico “modelos e aplicações da cantoneira de plástico”, existem opções indicadas para aplicações específicas, como piscinas, escadas e estruturas mais altas. 

Portanto, a definição da peça mais adequada deverá ser feita baseada principalmente no uso que será feito dela. 

Outros critérios ainda devem ou podem ser considerados, como o tamanho e a cor da cantoneira de plástico.

Há cantoneiras disponíveis em várias dimensões, bem como vendedores que as fabricam sob medida. Se atentar a isso evita a compra de uma metragem menor ou maior do que o necessário para a aplicação desejada.

Já com relação às cores, os compradores não têm problema quando desejam adquirir o item também com intenção de embelezar algum espaço.

Isso porque existem opções de cantoneira plástica preta, branca, vermelha, azul, roxa, rosa e até mesmo personalizada. 

Além disso, é importante considerar a durabilidade e resistência do material. Nem todos os plásticos são iguais, e alguns podem ser mais adequados para determinados ambientes ou usos. 

Por exemplo, em áreas externas sujeitas a condições climáticas adversas, é recomendável optar por cantoneiras de plástico com tratamento UV, que são mais resistentes à exposição prolongada ao sol.

Por fim, é sempre recomendável buscar produtos de fornecedores confiáveis, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Outros tipos de cantoneiras 

Além do plástico, existem outros materiais que são usados na fabricação das cantoneiras. No mercado, é possível encontrar cantoneiras de papelão, aço, ferro, madeira e alumínio. 

Cada um desses elementos oferece vantagens próprias e também podem ser cogitados conforme a decoração do lugar.

Para exemplificar, uma cantoneira de madeira oferece um visual mais rústico do que uma cantoneira plástica. 

Quando combinada com móveis e com o rodapé de madeira, esse conjunto cria um ambiente com aspecto mais “natural”.

Quer ter acesso aos melhores fornecedores de cantoneiras plásticas ou de qualquer outro tipo? Solicite já seu orçamento no Soluções Industriais! Somos especialistas em conectar clientes com as melhores empresas do Brasil. 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação