A blindagem automotiva é um processo indicado para quem deseja reforçar a proteção dos veículos contra impactos, como os causados por projéteis de armas de fogo, por exemplo. O serviço leva em torno de 30 dias para ser concluído e quando finalizado oferece proteção ao motorista e passageiros. Para saber mais sobre o assunto, confira os tópicos abaixo!
- O que é a blindagem automotiva?
- Como é feita a blindagem automotiva?
- Quais os tipos de blindagens disponíveis atualmente no mercado?
- Normas relacionadas à blindagem automotiva
- Como é realizada a manutenção da blindagem automotiva?
- Quais são os tipos de blindagem militar?
- Vale a pena blindar um carro antigo?

O que é a blindagem automotiva?
A blindagem automotiva é um serviço que tem o intuito de tornar um veículo mais resistente a fortes impactos causados por explosões, ataques com pedras e barras de ferro, projéteis disparados com arma de fogo, entre outros.
A proteção extra é aplicada tanto nos vidros quanto na lataria do carro, de acordo com as preferências e necessidades do cliente.
Esse processo pode ser realizado em diversos tipos de automóveis, desde carros de passeio a veículos militares.
No entanto, é fundamental procurar profissionais credenciados e especializados em blindagem automotiva.
Isso porque prestadores de serviço qualificados garantem que as blindagens automotivas sigam todas as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, a fim de que o veículo seja realmente protegido e, ao mesmo tempo, não perca a performance.
Além de proteger o veículo, a blindagem automotiva oferece outros benefícios, como maior privacidade ao motorista e passageiros, já que dificulta a visualização de fora para dentro do carro.
Fora isso, acontece também a valorização do automóvel, com um acréscimo em seu preço de mercado.
O serviço costuma ser visto como um símbolo de status, já que geralmente está associado a carros de alto valor, como utilitários esportivos de marcas renomadas internacionalmente.
Porém, por estar relacionada à proteção dos veículos, vale considerar a blindagem para carros populares também, de acordo com as necessidades de cada cliente.
É importante ressaltar ainda que a blindagem de vidro automotivo e da lataria é uma medida de segurança, mas não proporciona imunidade total aos ataques, e sim diminui a possibilidade de danos.
Por isso, o serviço deve ser acompanhado de outras atitudes, como evitar rotas perigosas e não expor objetos de valor quando os vidros estiverem abertos.
Como é feita a blindagem automotiva?
Diversos procedimentos são realizados antes e durante a blindagem automotiva.
Antes de começar a blindagem vidro automotivo e da lataria, um técnico avalia o veículo, identifica as áreas que serão protegidas e recomenda o melhor método para o serviço, a fim de atender as expectativas do proprietário.
É necessário remover as partes do carro que passam por modificações, além de aplicar materiais de proteção nos vidros, portas, tetos e outros componentes estruturais.
Então, o reforço da proteção é aplicado com a instalação de chapas de aço e outros materiais resistentes a impactos.
O vidro blindado é composto por placas transparentes de policarbonato, intercaladas com chapas também feitas de vidro e possui uma espessura que pode chegar a 4 cm, o que lhe confere alta resistência balística.
Já a lataria recebe camadas de aramida (um tecido especial), combinadas com aço inox laminado.
Quando esses processos são concluídos, é feita a reinstalação das partes removidas, com o cuidado para que o veículo mantenha a aparência e o desempenho originais.
Por fim, o carro é submetido a rigorosos testes que comprovam a eficácia da blindagem automotiva e garantem que todos os componentes estejam em perfeitas condições.
Vale destacar que todo o processo das blindagens automotivas dura em torno de 30 dias, mas isso varia conforme o modelo do veículo e as demandas do cliente.
Quais os tipos de blindagens disponíveis atualmente no mercado?
Existem vários tipos de blindagem automotiva disponíveis no mercado, com diferentes objetivos e níveis de proteção, conforme destacado a seguir:
Blindagem Nível I
A blindagem nível I é a de menor custo, pois resiste apenas a armas de calibre baixo, como revólveres 22 e 38.
Por apresentar um valor mais acessível de serviço, é também solicitada com mais frequência por proprietários de veículos em comparação a outras blindagens automotivas.
Blindagem Nível II e II-A
Esse tipo de blindagem tem eficácia um pouco maior do que a de nível I, protegendo contra projéteis de pistolas 9 mm e Magnum 357.
Por conta disso, a blindagem automotiva preço nível II e II-A também é mais elevado que a do método anterior.
Blindagem Nível III-A
A blindagem nível III-A é a mais resistente entre as permitidas para automóveis de passeio.
A proteção oferecida por essa blindagem inclui impactos causados por projéteis de submetralhadoras 9 mm e Magnum 44.
Além de se atentar ao nível de blindagem desejado, é preciso seguir algumas normas para modificar o veículo, em especial quando se trata de escolher a empresa que prestará o serviço.
Normas relacionadas à blindagem automotiva
As blindagens automotivas no Brasil são regulamentadas pelo Exército, ou seja, não é possível ter um carro blindado sem antes conseguir documento carro blindado emitido pela instituição nacional.
É necessário obter a Declaração de Blindagem e um registro de aquisição de propriedade de veículo automotor blindado, ambos fornecidos pelos militares.
Para isso, deve-se procurar uma empresa licenciada em blindagens automotivas e pagar uma taxa, além de reunir a documentação solicitada.
Os documentos passam por uma análise e, em seguida, o despacho do requerimento em questão é emitido.
Por fim, com tudo aprovado, o Exército concede o registro, o que permite ao proprietário escolher o nível de blindagem para seu veículo e se dirigir até a empresa prestadora do serviço.
Quer ter acesso às melhores empresas que realizam blindagens automotivas? Faça uma cotação hoje mesmo com os parceiros do Soluções Industriais!
E caso queira saber mais a respeito, temos conteúdos adicionais para você no final da página, confira!