Buscas relacionadas:

Barramento Elétrico

O barramento elétrico permite a distribuição eficiente de tensão e corrente de uma fonte para vários componentes do sistema. A presença do componente evita sobrecargas que colocam em risco a integridade das pessoas e dos equipamentos ligados à instalação. Conheça melhor suas principais vantagens, características e modelos conferindo os tópicos abaixo!

  • Qual a função de um barramento elétrico?
  • Tipos de barramento elétrico
  • Como escolher o melhor barramento elétrico?
  • Cuidados essenciais com o barramento elétrico

Qual a função de um barramento elétrico?

BARRAMENTO ELÉTRICO

O barramento elétrico é um componente indispensável em qualquer sistema de distribuição de eletricidade, seja de baixa, média ou alta tensão.

Basicamente, ele atua como um acessório de ligação entre cargas e fontes elétricas, distribuindo a tensão das correntes de maneira segura ao longo das instalações.

Na prática, os barramentos elétricos atuam como “estradas” para o fluxo de eletricidade, alimentando máquinas, ferramentas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sem causar danos a eles. 

Isso porque seu uso adequado evita problemas como superaquecimento, sobrecargas e curtos-circuitos, situações que costumam causar grandes prejuízos financeiros.

O barramento ainda diminui os riscos de interferência eletromagnética e garante a estabilidade do sistema elétrico como um todo. 

Características dos barramentos elétricos

O design de um barramento elétrico pode variar bastante, assim como seu modo de funcionamento. 

No mercado, é possível encontrar barramentos elétricos que se assemelham a trilhos de trem ou pentes, capazes de operar em uma, duas ou três fases. 

Independentemente do modelo que se necessite, é importante consultar um fornecedor de confiança antes de fechar negócio. 

Isso porque, assim como acontece com uma cordoalha de cobre, os acessórios em questão devem ser fabricados a partir de rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Tipos de barramento elétrico

Os barramentos elétricos são fabricados com materiais que possuem alta condutividade de eletricidade, como o cobre, o aço inoxidável e o alumínio. 

Esses acessórios responsáveis pela condução de corrente de um ponto a outro também são encontrados nos seguintes modelos: 

  • Neutro: Faz a ligação do ponto zero dos circuitos elétricos, a fim de equilibrar eventuais diferenças de tensão entre as fases distintas de um quadro;
  • Terra: Direciona correntes elétricas que escaparam do circuito para o solo, evitando que coloquem as pessoas ou equipamentos em risco; 
  • Pente: Energiza vários disjuntores ao mesmo tempo, além de manter tais componentes seguros dentro dos quadros.

Conhecer o funcionamento de cada barramento elétrico é essencial para montar um circuito elétrico com segurança.

No entanto, o serviço requer uma qualificação completa e, portanto, deve ser realizado apenas por profissionais especializados, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Além da montagem em si, o prestador responsável pela instalação deve realizar testes que comprovem o bom funcionamento de todos os componentes e orientar os clientes sobre a importância de uma manutenção periódica para evitar acidentes com eletricidade. 

Como escolher o melhor barramento elétrico?

A escolha do melhor barramento elétrico deve levar em consideração as características do circuito e as condições do ambiente de instalação.

O primeiro critério a se analisar é a carga máxima que os barramentos elétricos terão que suportar na aplicação. Isso é feito identificando os equipamentos e ferramentas elétricas presentes no local.

Ainda é importante verificar se o espaço destinado a cada barramento está sujeito à umidade, corrosão e altas temperaturas. 

Se uma dessas situações for recorrente, os barramentos elétricos precisam ser robustos o suficiente para não sofrerem danos.

Outra prática recomendada é optar por sistemas de barramento elétrico que atuem de maneira independente. 

Essa medida minimiza consideravelmente as chances de curtos-circuitos, além de facilitar na correção de falhas.

Por fim, os barramentos elétricos devem ser expansíveis em qualquer circuito que possa crescer com o passar do tempo. 

Assim, não será preciso gastar com substituições de barramentos sempre que houver uma adaptação no projeto. 

Cuidados essenciais com o barramento elétrico

Assim como qualquer componente de um sistema elétrico, os barramentos demandam alguns cuidados básicos.

É necessário realizar inspeções periódicas no barramento elétrico para identificar qualquer desgaste. A detecção precoce de falhas pode evitar interrupções não planejadas.

Também é indispensável manter os barramentos elétricos livres de sujeira e detritos, com uma limpeza regular. 

Para concluir, recomenda-se instalar dispositivos de proteção contra curtos-circuitos, como disjuntores e fusíveis, impedindo sobrecargas e outros perigos que afetam diretamente os equipamentos alimentados pelo circuito. 

Otimize seus circuitos com os barramentos elétricos comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite já o seu orçamento! 

E caso deseje mais informações sobre o componente, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Barramento Elétrico

O barramento elétrico desempenha um papel crucial na distribuição eficiente de eletricidade em empresas, estabelecimentos comerciais, indústrias, residências e qualquer outro ambiente.  

A escolha do tipo correto de barramento, juntamente com a adoção de alguns cuidados básicos, é essencial para garantir a operação ininterrupta de sistemas elétricos.

Muitos modelos de barramentos elétricos ainda são resistentes a situações bastante adversas, como altas temperaturas e corrosão, assim como uma cordoalha de cobre

Agora que você já sabe tudo sobre o barramento elétrico, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens oferecidas pela maior plataforma B2B da América Latina!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação