Buscas relacionadas:

Bóia De Nível

A boia de nível é capaz de medir e controlar o nível de líquidos, como água e produtos químicos, em tanques, caixas d’água, cisternas, poços, entre outros reservatórios. Esse dispositivo pode ser mecânico ou elétrico, e é essencial para evitar transbordamentos ou falta de insumos. Entenda melhor sobre as funções e vantagens do item nos tópicos abaixo! 

  • Qual a função de uma boia de nível?
  • Tipos de boias de nível
  • Características da boia de nível
  • Como fazer a instalação de uma boia de nível?
  • Vantagens de uma boia de nível

Qual a função de uma boia de nível?

A boia de nível é utilizada para medir e controlar o nível de líquidos, como água e produtos químicos, em tanques, reservatórios, poços e outros recipientes.

Com base no dispositivo, é possível monitorar a quantidade de insumo em tempo real e tomar medidas adequadas sempre que necessário, como abrir ou fechar válvulas para transferir o líquido.

Além disso, o item desempenha um papel crucial na prevenção de transbordamentos e na proteção de equipamentos sensíveis contra danos causados por excesso ou falta de água. 

Por conta de sua importância, as boias de nível são projetadas para se adequarem aos mais variados reservatórios, de caixas d’água residenciais a um grande tanque de fibra de vidro industrial.

É possível também encontrar diferentes modelos do aparelho no mercado, com funcionamentos distintos para atender cada demanda ou preferência dos compradores.  

Como funcionam as boias de nível? 

As boias de nível funcionam por meio de um sistema de flutuação, onde a posição do dispositivo varia de acordo com a quantidade do líquido. 

Quando a boia atinge um determinado ponto, um sinal é enviado para o sistema de controle, indicando a necessidade de intervenção.

Essa intervenção pode ser, por exemplo, o acionamento de uma bomba para reabastecer o líquido até o nível desejado, ou para interromper o processo de enchimento quando a capacidade máxima for alcançada.  

Tipos de boias de nível

Uma boia de nível pode ser classificada como “mecânica” ou “elétrica”. O primeiro modelo assemelha-se a uma torneira e é composto por um engate e uma haste que realizam movimentos de abertura e fechamento para controlar o nível da água.

Quando o recipiente é preenchido, a haste desse dispositivo se curva aos poucos, até atingir o limite máximo e, assim, interromper o fluxo do líquido.

Por sua vez, as boias de nível elétricas possuem cabos que devem ser conectados a bombas d’água. Assim que o nível de água é reduzido além do desejado, elas ativam a bomba para reabastecer o reservatório.

Ao optar por uma boia elétrica, é indispensável atentar à corrente com a qual o dispositivo opera, além do seu diâmetro e capacidade de submersão.

Também é importante verificar a compatibilidade do produto com o reservatório, afinal, uma boia de nível para caixa d água doméstica não será igual a uma industrial. 

Características da boia de nível

A boia de nível é geralmente produzida em plástico e caracteriza-se por ser extremamente leve e ter dimensões reduzidas. Apesar disso, ela é muito resistente.

Para se ter uma ideia, as boias mais robustas costumam suportar uma pressão de até 10 kgf/cm², algo essencial para garantir um enchimento rápido e eficaz do reservatório onde estão instaladas.

Além disso, esses dispositivos podem atuar em temperaturas extremas, seja no frio ou no calor, mantendo sua eficiência sem sofrer danos. 

Outra característica importante é a sua simplicidade de instalação e manutenção. Geralmente, as boias de nível possuem um sistema de fixação prático e de fácil ajuste, o que facilita sua colocação e remoção quando necessário. 

Como fazer a instalação de uma boia de nível?

O modo de instalação da boia de nível varia de acordo com o tipo de acessório utilizado. Nos subtópicos a seguir, serão explicados os processos realizados para ativar dispositivos mecânicos e elétricos: 

Boia mecânica:

O primeiro passo para a instalação é inserir a boia no reservatório. Se a instalação for em uma caixa d’água, é preciso perfurar o recipiente e colocar um adaptador em seu interior. 

Em seguida, o engate roscável da boia de nível deve ser envolvido com uma fita veda rosca. Essa etapa garante que não ocorram vazamentos de água ao redor da conexão.

A próxima atividade a ser executada é unir o adaptador ao sensor mecânico por rosqueamento. Para concluir, basta testar o equipamento, a fim de identificar possíveis falhas. 

Boia elétrica:

Por sua vez, a instalação da boia elétrica requer uma inspeção prévia para verificar se os cabos conectores serão colocados em um nível igual ou diferente à bomba d’água. 

Feito isso, deve-se isolar os cabos com fita de autofusão, que os protege da exposição aos raios solares e à umidade.

A próxima etapa é a implantação do contrapeso, peça que identifica o nível máximo de água comportado pelo reservatório. 

Para concluir, também é necessário realizar um teste do controle da boia, garantindo que a comunicação entre o dispositivo e a bomba está funcionando corretamente.

Lembre-se de que cada tipo de boia pode ter especificidades adicionais de instalação, por isso, sempre consulte as instruções fornecidas pelo fabricante. 

Vantagens de uma boia de nível

Utilizar uma boia de nível de qualidade traz diversos benefícios, a começar por um consumo consciente de energia, no caso de modelos elétricos.

Essas boias têm um sistema de operação inteligente, ativado apenas quando o nível da água está abaixo do necessário.

Isso significa também que a boia de nível de água elétrica impede a ocorrência de panes secas, um problema que costuma danificar as bombas d’água. 

Já uma bomba de nível mecânica apresenta como vantagem o fato de ser facilmente regulável, bastando movimentar sua haste para ajustá-la. 

Além do aspecto funcional, a utilização de boias de nível contribui para a preservação do meio ambiente, pois promove um uso mais eficiente dos recursos hídricos. 

Por fim, esses dispositivos possuem um preço bastante acessível, especialmente quando se leva em conta o custo-benefício que oferecem. 

Ficou interessado nas boias de nível? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e seja atendido por quem mais entende do assunto!

E caso deseje mais informações sobre o item, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Bóia De Nível

A boia de nível é essencial para o funcionamento de reservatórios de água, sejam residenciais ou industriais.

O dispositivo é responsável por controlar o nível do líquido, impedindo que esse baixe ou se eleve perigosamente. 

A versatilidade das boias de nível permite que o dispositivo se adapte aos mais variados recipientes, incluindo o tanque de fibra de vidro

Quer adquirir a boia de nível com o melhor custo-benefício? Faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação