Buscas relacionadas:

Fita De aço

A fita de aço é muito utilizada para reforçar e segurar cargas volumosas ou pesadas durante o transporte ou armazenamento. Esse acessório é resistente a tração, oxidação e impactos, e auxilia em processos de arqueação, amarração, fixação e estabilização de objetos. Conheça mais aplicações e vantagens do material vendido em bobinas nos tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve a fita de aço?
  • Onde as fitas de aço são utilizadas?
  • Como aplicar a fita de aço? 
  • Principais vantagens de uso da fita de aço
FITA DE AÇO

O que é e para que serve a fita de aço?

A fita de aço é um tipo de material composto por uma fina tira de aço, geralmente plana e estreita, muito usada em aplicações industriais e comerciais para unir, prender e fixar objetos. 

Esse produto é encontrado em diversas espessuras e larguras, bem como em vários tipos de aço, como aço carbono, aço inoxidável e aço galvanizado. 

Além dessas opções, essas fitas podem ser vendidas em opções especiais, como a fita laqueada e a fita perfurada. 

A primeira é revestida com uma camada de esmalte protetor, o que a torna mais resistente à corrosão e com uma aparência mais atraente. 

Já a fita perfurada possui pequenos orifícios ao longo de sua extensão, a fim de facilitar a fixação por meio de parafusos, pregos, selos ou grampos. 

Vale destacar ainda que a resistência do aço faz com que as fitas não se rompam em situações adversas, como o suporte de um peso excessivo. 

Portanto, o item em questão é especialmente útil em aplicações nas quais uma fita de plástico ou borracha poderia se partir facilmente e provocar graves acidentes. 

Onde as fitas de aço são utilizadas?

A versatilidade da fita de aço permite que ela faça parte de projetos de diversos segmentos. Entre os principais, destacam-se: 

  • Embalagem e amarração: é utilizada em conjunto com selos ou grampos para amarrar e embalar cargas pesadas, especialmente em pallets; 
  • Indústria automotiva: é aplicada na fixação de peças, reparação de carrocerias e em outras situações que demandam alta resistência mecânica; 
  • Construção civil: é usada para amarrar vergalhões de aço, reforçar estruturas de concreto armado ou como elemento de união em estruturas metálicas; 
  • Embalagem de caixas de papelão reforçadas: é utilizada em conjunto com fitas adesivas para reforçar caixas de papelão que precisam suportar cargas pesadas;
  • Reforço e reparo de estruturas metálicas: é aplicada para unir peças e proporcionar maior resistência e estabilidade para estruturas.

Além das aplicações mencionadas, a fita de aço é muito usada na indústria naval, usinas de energia e projetos de DIY (Faça Você Mesmo). 

Como aplicar a fita de aço? 

Para garantir uma boa fixação da fita de aço, os profissionais que lidam com o material costumam usar um arqueador de fita. 

Esse equipamento é capaz de tensionar as fitas adequadamente já na superfície das cargas, tornando o processo prévio ao transporte ou fixação muito mais rápido. 

Resumidamente, a primeira etapa realizada pelo arqueador é envolver a carga ou objeto e ajustar eventuais folgas na fita.

Em seguida, o aparelho tensiona a fita de maneira uniforme, garantindo que a carga fique bem segura. 

É importante conferir se a força aplicada está adequada para evitar qualquer movimento ou dano aos produtos. 

Alguns modelos de arqueador possuem ainda um mecanismo de selagem que permite fixar a extremidade da fita de forma segura. Esse processo é essencial para manter a carga protegida e estável.

Nos casos dos equipamentos que não selam, o procedimento pode ser feito por um selador de fitas ou martelo. A última ferramenta é principalmente indicada para arquear fitas nas cargas de superfícies redondas.

Vale destacar que o selador adapta-se a diferentes características, mas precisa atuar junto com um esticador de fita em algumas situações. 

Caso seja necessário, o próprio esticador corta a fita assim que o procedimento de selagem termina. 

Para concluir, embora trabalhar com fita de aço e arqueadores seja simples, é indispensável ter a devida capacitação no preparo de grandes cargas para o transporte ou na fixação de objetos diversos. 

Principais vantagens de uso da fita de aço

A fita de aço destaca-se principalmente por sua versatilidade e capacidade de suportar grandes cargas e tensões. Além disso, o acessório assegura: 

Otimização de espaço

Além de ser inseguro transportar cargas soltas ou com fitas inadequadas, o espaço ocupado nos equipamentos usados para o serviço é muito maior. 

As fitas de aço mantêm as cargas mais “juntas”, o que reduz consideravelmente o volume total e contribui para a locomoção de mais itens ao mesmo tempo.

Resistência à tração

A fita de aço é conhecida por sua impressionante resistência à tração, seja acidental ou proposital. 

O material suporta as forças exercidas durante o transporte e garante que as cargas permaneçam estáveis. 

Portanto, movimentações não planejadas de objetos pesados não costumam causar acidentes e grandes prejuízos financeiros ao utilizá-la. 

Durabilidade em ambientes desafiadores

As condições em indústrias e canteiros de obras podem ser muito desfavoráveis, mas isso não afeta as fitas de aço. 

Fitas metálicas de alta qualidade resistem às vibrações intensas causadas pelo tráfego em terrenos irregulares, exposição à luz solar, corrosão e acúmulo de umidade. 

Facilidade de aplicação

Apesar de robusta, a fita de aço é leve e fácil de aplicar quando se usa as ferramentas adequadas, como um arqueador de fita

Além disso, tanto a colocação da fita sobre as cargas quanto o ajuste da tensão são feitos de forma rápida e segura. 

Para concluir, o preço da fita de aço também costuma ser bastante acessível, mesmo quando se adquire uma grande quantidade do produto. 

Quer saber onde compra fitas e aço ou outras opções compatíveis com sistemas de arqueação? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina! 

Reunimos excelentes fornecedores em um único lugar para que clientes de vários segmentos possam cotar com segurança, praticidade e agilidade. 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Fita De aço

A fita de aço é usada para transportar grandes volumes com segurança e praticidade, mesmo em terrenos irregulares.

Geralmente, o produto é aplicado por um arqueador de fita, equipamento responsável por tensionar fitas na superfície de cargas, além de realizar atividades relacionadas adicionais, como o corte de material excedente. 

Existem diversos modelos de fitas e arqueadores disponíveis no mercado, e a escolha dos melhores pode ser feita rapidamente quando se conta com o auxílio de fornecedores especializados. 

Agora que você sabe tudo sobre as fitas de aço, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação