Buscas relacionadas:

Atuador Mecânico

O atuador mecânico converte um sinal de entrada elétrico, hidráulico ou pneumático em movimentos físicos extremamente precisos. Essa função é muito útil para máquinas e sistemas industriais, veiculares e robóticos, pois permite a automação de processos complexos e a execução de tarefas repetitivas. Entenda melhor sobre o dispositivo nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o atuador mecânico?
  • Vantagens do atuador mecânico 
  • Como funciona o atuador mecânico?

O que é e para que serve o atuador mecânico?

O atuador mecânico tem a função de transformar um sinal de entrada em um movimento físico, a fim de possibilitar o controle preciso de diversos mecanismos industriais, automotivos e robóticos, como a praticidade promovida por um macaco mecânico.

Um bom exemplo é a relação entre o dispositivo e uma caixa de transmissão veicular com o intuito de converter o sinal elétrico proveniente do pedal do acelerador. 

Basicamente, o atuador pode ser usado para acionar o sistema de embreagem, responsável pelo engate e desengate de marchas durante a condução dos automóveis.

Geralmente, a fonte de alimentação dos atuadores mecânicos é acionada manualmente ou por meios automatizados.

Os automáticos costumam contar com sistemas de segurança avançados para suprir a ausência de supervisão humana, como um eixo de transmissão. 

Também é interessante saber que os sinais recebidos pelo atuador mecânico são elétricos, hidráulicos ou pneumáticos. 

Os atuadores elétricos normalmente abrangem correias, parafusos transportadores e trens de engrenagem. Eles são indicados principalmente para mecanismos operados com altos níveis de torque. 

Já os hidráulicos e pneumáticos funcionam dando uma volta completa ou incompleta, e por isso são frequentemente aplicados junto a grandes válvulas.

Vantagens do atuador mecânico

A capacidade de transformar sinais de controle em movimento físico é apenas uma das muitas vantagens proporcionadas pelo atuador mecânico. Entre outros pontos positivos, destacam-se: 

  • Precisão e controle: O dispositivo permite um controle confiável de movimentos, o que garante a execução exata das tarefas programadas. Isso é crucial em operações que demandam alta precisão e repetibilidade, algo muito comum em indústrias;
  • Confiabilidade: A estrutura de um atuador mecânico é composta por materiais muito resistentes, como alumínio e aço carbono, capazes de suportar condições de trabalho adversas sem perder o desempenho original;
  • Versatilidade: O acessório é capaz de ajustar-se tanto em sistemas industriais complexos quanto em pequenos dispositivos eletrônicos;
  • Simplicidade: Muitos atuadores mecânicos têm um design relativamente simples, o que facilita a instalação, operação e manutenção. Além disso, eles podem ser mais fáceis de integrar em sistemas existentes, como uma cruzeta cardan;
  • Pouca necessidade de manutenção: Com cuidados básicos, o atuador mecânico não demanda reparos ou substituições frequentes, o que assegura economia a médio e longo prazo ao seu comprador;
  • Eficiência: Não importa se o dispositivo é alimentado por eletricidade, água ou ar comprimido, ele sempre terá um ótimo desempenho com baixo consumo desses recursos. 

Além dessas vantagens, os atuadores mecânicos podem ser facilmente integrados a sistemas de controle automatizado, proporcionando uma resposta rápida e precisa aos comandos recebidos. 

Como funciona o atuador mecânico?

Para compreender como o atuador mecânico funciona, é importante conhecer seus principais componentes e respectivos princípios de operação. 

Basicamente, o dispositivo é composto por três partes principais: um mecanismo de acionamento, um sistema de controle e uma fonte de energia, que costuma ser elétrica, hidráulica ou pneumática, como mencionado no primeiro tópico. 

O mecanismo de acionamento é responsável por converter o movimento rotativo ou linear da fonte de energia em movimento linear do atuador. 

Essa conversão ocorre por meio de engrenagens, fusos, pistões ou outros dispositivos mecânicos, como um disco de contração.

Por sua vez, o sistema de controle fica a cargo de enviar os sinais adequados para o atuador, a fim de acioná-lo e controlá-lo. 

Esse sistema pode ser comandado por um operador ou por sensores e programas de computador, dispensando ações humanas. 

A combinação do mecanismo de acionamento, fonte de energia e sistema de controle permite que o atuador mecânico execute os movimentos desejados.

Na prática, um atuador de qualidade contribui para diminuir erros em mecanismos e aprimorar a linha de produção das indústrias, além de preservar a integridade dos sistemas nos quais está inserido.

Converta sinais de controle em movimento com precisão! Solicite agora mesmo um orçamento de atuador mecânico no Soluções Industriais e conheça os produtos de alto desempenho comercializados por nossos parceiros! 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Atuador Mecânico

O atuador mecânico garante uma operação segura e eficaz a mecanismos industriais, veiculares e robóticos relacionados a diferentes campos da engenharia.

Normalmente, os atuadores mecânicos recebem sinais elétricos, pneumáticos ou hidráulicos, e os convertem em movimentos extremamente precisos.

Dependendo do modelo, as fontes de alimentação ainda podem ser acionadas automaticamente, o que elimina o risco de erros humanos. 

Para exemplificar um uso, o dispositivo pode ser acoplado ao sistema de embreagem dos veículos, facilitando a troca de marchas na caixa de transmissão.

Agora que você já sabe tudo sobre o atuador mecânico, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação