Buscas relacionadas:

Chave de torque

A chave de torque é um tipo de ferramenta indispensável em indústrias automotivas, navais, aeroespaciais, da construção civil, dentre várias outras que precisam evitar folgas ou apertos excessivos em porcas, parafusos e outros fixadores mecânicos. Quer saber mais informações sobre o modelo? Então, navegue pelos tópicos abaixo e confira detalhes relevantes!

  • O que é a chave de torque e para que serve?
  • Como funciona a chave de torque?
  • Tipos de chave de torque
  • Vantagens da chave de torque
Chave de torque

O que é a chave de torque e para que serve?

A chave de torque é uma ferramenta que tem como objetivo aplicar um torque pré-determinado em fixadores mecânicos. 

Essa grandeza física refere-se à capacidade de uma força girar um objeto em torno de um eixo ou ponto de rotação.

A partir desse movimento, é possível realizar a fixação correta e segura de porcas, parafusos e outros acessórios, evitando danos devido a força excessiva, bem como acessórios frouxos. 

Por conta disso, a chave torque costuma ser aplicada nas indústrias automotivas, de aviação, da construção civil, dentre várias outras áreas que requerem uma instalação com alta precisão. 

Como funciona a chave de torque?

O funcionamento da chave de torque é bem simples, assemelhando-se aos processos desenvolvidos pelas ferramentas tradicionais, mas com algumas particularidades. 

Assim como qualquer outra chave de aperto, um dos lados é composto por um acessório de encaixe compatível com o modelo de fixador mecânico que será trabalhado. 

A grande diferença entre a chave torque e os outros modelos, como uma chave de torque universal é o fato dela ter um medidor de torque, que mostra a força que está sendo aplicada. 

Para utilizá-lo com eficiência, é necessário indicar na manivela, na alça rotativa ou no painel de comando a pressão necessária para apertar os parafusos e porcas, sempre respeitando o indicado pelo fabricante. 

Depois disso, basta começar o procedimento de fixação e aguardar que o aparelho emita sinais, que podem ser físicos (como vibrações) ou sonoros, indicando que o limite foi alcançado. 

No caso dos equipamentos mais antigos, os dados precisam ser observados em tempo real, atividade feita por meio do acompanhamento de um ponteiro. 

Tipos de chave de torque

Para que possa ser utilizada para apertar um parafuso automotivo, uma porca união ou qualquer outro fixador compatível, a chave de torque pode ser encontrada em diferentes modelos. 

Entre os principais tipos de chave torques, destacam-se: 

  • Digital: também conhecida como chave torque eletrônica, a versão funciona a partir de um sensor elétrico e não possui parte móveis;
  • A ferramenta possui um display, que mostra dados em tempo real sobre a força aplicada, bem como memória para salvar as leituras; 
  • Pneumática: modelo de chave de torque que funciona a partir do abastecimento de um motor interno por ar comprimido;
  • A ferramenta é capaz de aplicar torques muito altos e é muito utilizada em processos de montagem de equipamentos grandes; 
  • Hidráulica: tipo de chave torque que usa um sistema hidráulico para atingir um determinado nível de torque; ]A ferramenta costuma ser utilizada para aplicações industriais pesadas;
  • Dial: alternativa de chave de torque com um mostrador analógico para trabalhos de alta precisão;
  • A ferramenta é muito utilizada na indústria automotiva, aeroespacial e de defesa. 

É bom citar que algumas opções de chave torque podem vir com soquetes especiais, que fazem com que elas se adaptem a versões especiais de fixadores, como a porca borboleta.

Vantagens da chave de torque

Investir em uma chave com torque costuma ser um excelente negócio, assim como em uma contra porca sextavada, visto que a ferramenta apresenta uma excelente relação custo-benefício. 

Uma das principais características do modelo é o fato dele permitir realizar um ajuste do torque que será aplicado. 

Isso faz com que a pressão utilizada na fixação de porcas e parafusos seja adequada, aumentando a precisão do serviço e diminuindo os riscos de falhas. 

Um outro benefício advindo com o uso da chave torque é o melhor aproveitamento da mão de obra, pois a atividade ficará muito mais rápida. 

Além disso, ela reduz o risco de dores por esforços repetitivos e outros acidentes, que poderiam comprometer a integridade física dos usuários e afastá-los de suas funções. 

Em adicional, a chave de torque é desenvolvida com um design robusto e materiais de elevada resistência, fazendo com que ela tenha longa durabilidade. 

Embora a ferramenta apresente muitas vantagens, é indispensável lembrar que isso só será mantido no decorrer dos anos se ela for vistoriada regularmente. 

Quer saber mais informações sobre a chave torque e suas vantagens? Leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página ou solicite um orçamento no Soluções Industriais e converse sobre o assunto com especialistas. 

Ver maisVer menos

Chave de torque

A chave de torque é destinada para fornecer a pressão necessária para o aperto de diferentes modelos de porcas e parafusos. 

Por existir vários modelos dos fixadores mecânicos, como a porca gaiola, os parafusos sextavados, as arruelas de pressão, entre outros, é bom conversar com especialistas para saber se o modelo é compatível com o trabalho que irá realizar. 

Quer conhecer os melhores representantes do segmento para te ajudar com todas as dúvidas sobre a ferramenta? Então, solicite um orçamento no Soluções Industriais! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação