Buscas relacionadas:

Chave catraca

A chave catraca é utilizada para apertar e soltar parafusos e porcas, podendo atuar com diferentes modelos de acessórios de fixação. Prática e eficiente, a ferramenta conta com um mecanismo estratégico, que impede o giro para o lado oposto da operação necessária. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Confira os tópicos abaixo e tire as suas dúvidas!

  • O que é e quais as características da chave catraca?
  • Tipos de chave catraca
  • Como usar a chave catraca?
Chave catraca Caixa de chave catraca Chaves catraca

O que é e quais as características da chave catraca?

A chave catraca é uma das ferramentas mais populares para apertar ou soltar porcas e parafusos. 

Ela se adapta a quase todos os modelos dos acessórios, como a porca flangeada, a porca de orelha e a porca cega

A chave de catraca também pode ser utilizada em parafusos sextavados, auto brocante, Allen, francês, dentre vários outros. 

Para ter essa versatilidade, a chave com catraca é aliada com um conjunto de acessórios, como a chave catraca reversível, como soquetes, extensões e adaptadores. 

A ferramenta ainda possui um design compacto e ergonômico, o que a torna fácil de transportar e manusear. 

Com relação ao material de confecção, a chave catraca costuma ser feita de aço cromo vanádio, que é uma mistura de diversas ligas metálicas. 

Isso faz com que a peça seja muito resistente à fadiga e ao desgaste, inclusive quando utilizada com frequência em trabalhos complexos. 

Como funciona o sistema de catraca?

É comum que o cliente que adquire a chave catraca tenha dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta, especialmente considerando as particularidades do mecanismo. 

O sistema de catraca é desenvolvido com uma engrenagem capaz de girar para os dois sentidos e uma trava de segurança. 

Essa combinação faz com que, enquanto a chave de catraca é movimentada para um lado, o sentido oposto fique “bloqueado”. 

Dessa forma, os soquetes ou outros acessórios compatíveis com os fixadores que estão sendo manuseados não irão girar junto com a ferramenta. 

Esse mecanismo das chaves catraca faz com que o trabalho seja mais rápido e com menos esforços por não ser necessário retirar e realocar a ferramenta a cada aperto ou desaperto.

Tipos de chave catraca

A chave catraca pode ser encontrada em diferentes modelos, a fim de ajustar-se às necessidades de áreas residenciais, comerciais e industriais. 

Com relação ao modo de operação da chave de catraca, a ferramenta pode ser manual, pneumática ou elétrica. 

Explicando brevemente cada versão, a primeira é a mais convencional, possuindo uma alça longa e sendo operada exclusivamente com a força aplicada por uma pessoa.

Enquanto isso, a segunda é movida a partir do ar comprimido, que é gerado por um compressor industrial. 

A chave catraca pneumática costuma ser muito comum em indústrias automotivas, que exigem um alto torque nas atividades de aperto. 

Já a chave de catraca elétrica tem funções semelhantes à ferramenta anterior, mas diferencia-se no modo de operação. 

Isso porque, ao invés do ar comprimido, o modelo é abastecido por meio de energia elétrica, que pode vir de uma bateria ou uma fonte fixa. 

Além dessas versões convencionais, a chave catraca é encontrada em outras duas subcategorias: cabeça flexível e ponta dupla. 

Respectivamente, essas ferramentas possuem uma cabeça que pode ser dobrada em diferentes ângulos e uma com opção para a aplicação simultânea de dois soquetes de tamanhos diferentes.

Como usar a chave catraca?

O modo de usar a chave catraca é bem simples, mas requer alguns cuidados básicos para que a atividade seja desenvolvida com toda a precisão necessária. 

Em primeiro lugar, é necessário pensar em medidas de segurança para as mãos, como o uso de luvas EPIs (equipamentos de proteção individual). 

Depois de colocadas, é o momento de dar início oficialmente à utilização da chave de catraca, fazendo a seleção do soquete necessário para o trabalho.

Ele deve ser encaixado perfeitamente na cavidade da cabeça da ferramenta, a fim de garantir que não soltará durante as atividades. 

Em seguida, é necessário realizar o ajuste da direção de rotação da chave catraca, que deve ser compatível com o sentido que irá apertar ou soltar as porcas e parafusos. 

É nesse momento que o lado do giro que não será utilizado também é travado, impedindo erros ou esforços exagerados para o manuseio. 

Por último, é necessário posicionar a ferramenta nos acessórios e aplicar a pressão necessária para girá-la. 

Quer saber onde adquirir uma ótima chave catraca? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no mercado! 

Mas caso queira ter mais informações sobre a ferramenta, confira o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!
 

Ver maisVer menos

Chave catraca

A chave catraca é muito utilizada para apertar ou soltar diferentes tipos de porcas e parafusos, mas não é a única opção que existe. 

Isso porque existem acessórios, como a porca gaiola, que não são compatíveis com o funcionamento do modelo. 

Por conta disso, o ideal é o cliente contar com suporte técnico especializado para selecionar a ferramenta que melhor irá se adequar ao seu serviço. 

Com os parceiros do Soluções Industriais, é possível não apenas contar com a melhor orientação para a compra, mas também com os melhores produtos e preços. Solicite um orçamento e saiba mais! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação