Buscas relacionadas:

Ilhas de cozinha

As ilhas de cozinha são opções que estão ganhando o mercado devido à funcionalidade, praticidade e versatilidade que apresentam, permitindo a otimização das funções culinárias ao mesmo tempo que promove beleza estética. No entanto, esses fatores só são garantidos quando o projeto certo é desenvolvido. Navegue pelos tópicos abaixo e descubra como realizar a aquisição. 

  • O que são as ilhas de cozinha?
  • Para que servem as ilhas de cozinha?
  • Vantagens das ilhas de cozinha
  • Modelos de ilhas de cozinha
  • Como escolher os melhores modelos de ilhas de cozinha?
  • Materiais complementares às ilhas de cozinha

O que são as ilhas de cozinha?

Ao falar de ilhas, é comum que muitas pessoas pensem automaticamente em um pedaço de terra cercado por água. 

Apesar de não estar no meio do oceano, as ilhas de cozinha possuem certa semelhança, especialmente quando pensamos em sua disposição no cômodo. 

Isso porque elas se caracterizam como tipos de bancadas, que são dispostas justamente no meio da cozinha. 

Para que servem as ilhas de cozinha?

Embora seja algo fácil de explicar, destacar para que serve a ilha para cozinha é um assunto que requer muita atenção. 

No geral, isso acontece porque a estrutura pode ser desenvolvida e utilizada de diversas maneiras, aproveitando melhor o espaço ao mesmo tempo que otimiza o armazenamento de itens. 

Por exemplo, as ilhas de cozinha retas podem ser aproveitadas como áreas para fazer refeições ou preparar alimentos. 

Já os modelos com cubas e armários são ideais para promover a organização do espaço, garantindo que os utensílios não fiquem espalhados. 

Vantagens das ilhas de cozinha

Só de entender o que é e para que serve a ilha da cozinha, o cliente já consegue começar a imaginar as vantagens asseguradas com a aquisição. 

No entanto, sempre que o assunto são vantagens, não dá para simplesmente manter uma explicação genérica, sendo essencial destacar detalhes. 

A seguir, serão apresentadas algumas vantagens asseguradas com a utilização das ilhas de cozinha

  1. Amplitude: a ilha para cozinha ajuda a utilizar melhor o espaço, diminuindo a necessidade de paredes ao mesmo tempo que promove melhor circulação e conforto para as atividades culinárias; 
  2. Integração de ambientes: considerando que ela diminui a necessidade de paredes, a estrutura pode servir para marcar limites e delimitar áreas, dividindo a cozinha da sala, por exemplo; 
  3. Praticidade: as ilhas de cozinha permitem não só que os itens sejam manuseados no espaço, mas também guardados nele;
         a.Por mais que pareça algo simples, isso contribui para as pessoas terem por perto tudo o que precisam para cozinhar;
  4. Desenvolvimento de áreas de assentos: por servir como uma espécie de bancada, a ilha para cozinha pode receber bancos ou até mesmo cadeiras, a fim de permitir um espaço para descansar ou realizar as atividades. 

Uma outra vantagem significativa das ilhas de cozinha está no fato delas serem soluções ergonômicas.

Em explicação, a fabricação e disposição dela são feitas de modo que o espaço fique adequado ao uso humano, contribuindo para a saúde física de quem atua nos espaços. 

 Por último, mas não menos importante, por ser um espaço que se localiza no meio do cômodo, a ilha ainda está próxima de basicamente todos os eletrodomésticos da cozinha, como fogão, geladeira e microondas. 

Modelos de ilhas de cozinha

Ao entrar no tópico modelos de ilha é comum que o assunto comece a ficar muito mais extenso e, em alguns casos, até mesmo complexo. 

Em suma, isso acontece porque a estrutura pode ser desenvolvida em uma ampla gama de versões, variando de material, formatos, personalização, iluminação, embutidos, dentre outras variáveis. 

Nos subtópicos a seguir, serão destacados detalhes das principais versões de ilhas de cozinha!

Material

Quando se trata do material da ilha para cozinha, ele pode ser:

  • Ardósia: material impermeável, durável e com resistência térmica; 
  • Aço inoxidável: material de preço baixo, higiênico de fácil limpeza e resistente ao calor; 
  • Concreto: material resistente a impactos e de longa durabilidade;
  • Granito: material de elevada beleza estética, antibacteriano e resistente a manchas e ao calor; 
  • Mármore: material de superfície fria, resistente ao calor e de fácil limpeza.

Além desses cinco materiais, as ilhas de cozinha podem ser desenvolvidas como materiais laminados, madeira, pedra-sabão, porcelanato e resina plástica. 

Contudo, é fundamental lembrar que nem todas as matérias-primas são indicadas e permitidas em algumas situações, fazendo com que a escolha precise se atentar aos processos e normas vigentes. 

É válido citar que a ilha para cozinha deverá seguir regras rígidas de material quando destinadas para ambientes comerciais, como cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, entre outros. 

Formato

No mercado nacional, é comum que as ilhas de cozinha sejam normalmente encontradas em formato retangular. 

Entretanto, limitar a estrutura a apenas essa forma geométrica é um erro terrível, visto que é possível desenvolvê-la de várias maneiras, como modelos quadrados, ovais, trapézios, entre outros. 

Apesar dessas diferenças, o indicado é que todos eles possuam a parte superior lisa, podendo existir desníveis para mesas, pias ou bancadas mais baixas, como as infantis. 

Personalização

Depois de entender que as ilhas de cozinha podem ser desenvolvidas em vários materiais e formatos, é o momento de conhecer outras personalizações disponíveis. 

Nesse subtópico, o destaque vai principalmente para os estilos e as cores, o que abre margens para o cliente usar e abusar da criatividade. 

Por exemplo, é possível adquirir a ilha para cozinha rústica, moderna, retrô, vintage, clássica ou até mesmo industrial, que requer algumas especificações especiais de fabricação. 

Já com relação às cores que podem ser escolhidas, elas podem variar de acordo com uma ampla paleta, que pode envolver branco, preto, azul, amarelo, vermelho, verde, roxo, dentre várias outras. 

Por se tratar de materiais facilmente personalizados, existem ilhas de cozinha que podem ser personalizadas com desenhos, frases ou outros elementos visuais. 

Não só isso, os projetos mais luxuosos podem assegurar que alternativas inovadoras, como com aquário abaixo do tampo ou até mesmo opções tecnológicas. 

Apesar de serem mais raras de encontrar, o mercado também oferece opções de ilhas de cozinha espelhadas ou finalizadas com vidro. 

Iluminação

É comum que muitos projetos de ilha para cozinha utilizem a iluminação natural para gerar mais economia. 

Todavia, é importante que o local também conte com uma iluminação própria, que pode ser colocada acima da bancada ou até mesmo em suas laterais. 

Assim como na personalização, o cliente poderá utilizar a criatividade para deixar o ambiente iluminado de uma maneira que auxilie nas atividades ao mesmo tempo que contribua na estética local. 

Embutidos

Recapitulando, as ilhas de cozinha podem ser ajustadas para várias funções, fazendo com que existam modelos com algumas opções de embutidos. 

Entre os principais, destacam-se: 

  • Ilha com pia
  • Ilha com forno;
  • Ilha com cooktop; 
  • Ilha com lava-louça; 
  • Ilha com mesa de jantar;
  • Ilha com armários e gavetas; 
  • Ilha com bancada de apoio. 

Independentemente de qual seja escolhida, o material de confecção, bem como o formato e a personalização devem ser feitas de acordo com as funções adicionais dos embutidos. 

Embora pareça algo que não cause muito impacto geral na disposição, esses fatores podem impactar na durabilidade das ilhas de cozinha

Como escolher os melhores modelos de ilhas de cozinha?

A escolha dos melhores modelos de ilha para cozinha vai variar de acordo com uma série de fatores, que vão desde os estruturais até as necessidades de produção. 

Por isso, é importante que algumas dicas sejam seguidas. Entre elas: 

  • Espaço disponível: as ilhas de cozinha costumam ser solicitadas sob medida, fazendo com que seja necessário identificar o tamanho do local para instalação;
  • Atente-se a funcionalidade: a estrutura é feita para otimizar o dia a dia nas cozinhas, devendo ser disposta de modo que não atrapalhe a circulação e movimentação de objetos; 
  • Altura adequada: não dá para falar sobre espaço e funcionalidade e não citar a altura do projeto, que costuma ter entre 90cm e 1m10.

Além de assegurar conforto e praticidade, a escolha das melhores ilhas de cozinha envolve toda a questão estética. 

Desse modo, a estrutura deverá analisar toda a estética do cômodo, permitindo que ela se adapte de maneira harmônica e não cause poluição visual. 

Materiais complementares às ilhas de cozinha

Depois de entender os principais tópicos relacionados com as ilhas de cozinha, é necessário conhecer materiais, acessórios e equipamentos que irão complementá-las. 

Bons exemplos disso são os próprios embutidos, como o forno, o cooktop, os armários, as gavetas e o lava-louças. 

Quando se trata do modelo utilizado como mesa de jantar, não dá para não citar a necessidade de adquirir mesas ou banquetas para ilha de cozinha

Não só isso, alguns projetos ainda podem ser equipados com coifas, depuradores e exaustores. 

Quer saber mais sobre a ilha para cozinha e outros itens necessários para o cômodo? Confira as ofertas que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores preços!

Ver maisVer menos

Ilhas de cozinha

Escolher a ilha correta para instalar em uma cozinha residencial, comercial ou industrial requer um planejamento tanto decorativo quanto funcional. 

Não só isso, o cliente também precisará lembrar de adquirir itens que promovam mais segurança e higiene para os locais de produção alimentícia, como o exaustor centrífugo. 

No geral, o equipamento serve para remover calor, poluição, poeiras, odores, gases, entre outras substâncias que podem causar contaminações. Indispensável para as cozinhas, certo?

Com os parceiros do Soluções Industriais, os clientes encontram não só as ilhas de cozinha e os exaustores, mas vários outros itens essenciais para a criação do cômodo. 

Solicite uma cotação com um dos anunciantes e monte a cozinha ideal para as suas necessidades! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação