Embalagem de caixa de papelão

A embalagem de caixa de papelão pode ser solicitada para uso industrial, comercial, empresarial e doméstico, visto que é desenvolvida em diferentes tamanhos, formatos e acabamentos. Quer saber mais detalhes sobre para que serve, as características, os tipos disponíveis e como escolher o produto ideal? Navegue pelos tópicos abaixo e confira mais informações!

  • Para que serve a embalagem de caixa de papelão?
  • Características da embalagem de caixa de papelão para escolher a certa
  • Tipos de caixa de papelão
  • Qual o tamanho ideal da embalagem de caixa de papelão?

Para que serve a embalagem de caixa de papelão?

Apesar de parecer uma resposta óbvia, a utilização da embalagem de caixa de papelão vai muito além de apenas realizar o armazenamento de produtos que serão transportados. 

Isso porque a caixa de papel kraft é um item muito importante em processos logísticos, sendo ideal para organização de estoques, bem como de arquivos. 

Por esse motivo, é comum que as embalagens de papelão sejam encontradas não apenas em áreas industriais, mas também em ambientes corporativos. 

Não só isso, a embalagem de caixa de papelão pode ser destinada para acomodar vários produtos iguais de uma vez. 

Nesses casos, a caixa em papel kraft pode otimizar processos de compras atacadistas tanto para checagem de mercadorias quanto para registros de caixa. 

E as aplicações das caixas não param por aí, visto que elas ainda são ótimas como embalagens de papelão para alimentos, envolvendo desde cestas básicas até embrulhos para fast-foods. 

Por último, mas não menos importante, a embalagem de caixa de papelão também pode ser usada para mudanças, protegendo os pertences pessoais de danos e evitando que eles sumam.

Tipos de embalagens em logística

Na atualidade, uma fábrica de embalagens de papelão pode trabalhar com três modelos de envoltórios para logística: o primário, o secundário e o terciário. 

Explicando brevemente cada uma, a embalagem primária refere-se ao embrulho da unidade de consumo, ou seja, que contém diretamente o produto, como a caixa de leite condensado. 

Normalmente, o modelo precisa apresentar algumas informações essenciais, como data de validade, lote, marca, modos de uso, entre outros detalhes. 

Já a embalagem de caixa de papelão secundária, ou coletiva, refere-se ao agrupamento dos envoltórios primários, precisando apresentar maior resistência. 

Utilizando o mesmo exemplo anterior, uma caixa de papel kraft contendo 27 unidades de leite condensado caracteriza-se como uma embalagem secundária.

No mercado, a caixa terciária é dificilmente vista pelo consumidor final, pois costuma ser utilizada para acomodar várias embalagens secundárias para transporte do fabricante para o revendedor. 

Apresentando uma capacidade de carga muito mais elevada do que os outros tipos de caixa de papel kraft, a embalagem terciária precisa ser homologada e permitir a compactação de cargas. 

Características da embalagem de caixa de papelão para escolher a certa

A escolha certa da embalagem de caixa de papelão não se limita ao processo logístico, fazendo com que várias outras características devam ser consideradas. 

Uma excelente maneira para começar a entender isso é sabendo que o produto pode ser desenvolvido de duas formas: com papel kraft ou reciclado. 

No caso da caixa de papel kraft, a fabricação acontece a partir da mistura de fibras de celulose encontradas na polpa de madeiras. 

Por ser desenvolvida com materiais virgens, o modelo apresenta maior resistência a umidade e pressão, fatores essenciais quando se trata de aplicações para áreas alimentícias. 

Já a embalagem de papel reciclado, como o próprio nome sugere, é desenvolvida a partir de um processo de reaproveitamento de matéria-prima. 

Embora a caixa de papel kraft seja mais eficiente, o modelo reciclado não fica muito para trás quando se trata de benefícios. 

Isso acontece porque a alternativa ajuda a preservar o meio ambiente, diminuindo o lixo e, consequentemente, a poluição, bem como gera economia de madeira. 

Além dos materiais, a embalagem de caixa de papelão pode ser escolhida de acordo com sua gramatura, espessura, formato e capacidade. 

Ao focar nas características gerais da caixa para realizar a escolha certa, é impossível não destacar a estruturação do item, que costuma apresentar:

  • Parede externa: parte de fora da caixa de papel kraft ou reciclado, que pode ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente; 
  • Miolo: refere-se a camada mediana, uma parte da embalagem de caixa de papelão que estabelecerá as capacidades de amortecimento e resistência;
  • Parede interna: como o nome sugere, é a parte de dentro da caixa, que pode ser desenvolvida de modo que não danifique o produto armazenado. 

Independentemente das características da caixa de papel kraft ou reciclada, a aquisição do produto só deve acontecer em empresas qualificadas e autorizadas.  

Isso irá garantir não apenas uma maior versatilidade de opções, mas também garantirá que as embalagens passaram por rigorosos testes de qualidade. 

Tipos de caixa de papelão

Além de conhecer as divisões logísticas e as características gerais do produto, é essencial que o cliente saiba diferenciar os tipos de embalagem de caixa de papelão

No geral, tanto a caixa de papel kraft quanto a reciclada podem ser encontradas em várias versões, que se diferenciam pela quantidade de ondas e pelos modelos disponíveis. 

Entende-se por quantidade de ondas a parte estrutural da caixa relacionada ao miolo, que pode ser: 

  • Onda simples: modelo tradicional com apenas as paredes e o miolo, que costuma ser destinado para acomodar objetos leves e pequenos; 
  • Onda dupla: embalagem de caixa de papelão que possui um miolo duplo, fazendo com que ela se torne mais resistente a umidade; 
  • Onda tripla: caixa com um valor de aquisição mais caro, visto que é composta por três camadas intermediárias que aumentam sua resistência e possibilitam a aplicação em transportes pesados ou sensíveis.

Já quando se trata dos modelos de caixa, elas podem ser subdivididas em três categorias: normal, corte e vinco e personalizada. 

No caso do primeiro modelo, a embalagem de caixa de papelão é desenvolvida da maneira clássica, ou seja, apenas com as paredes, fundo e o fechamento por abas. 

Normalmente, a caixa de papel kraft ou reciclada desse estilo é destinada para transportes de mercadorias lacradas e mudanças. 

A embalagem de caixa de papelão desenvolvida pelo processo de corte e vinco é mais destinada para o comércio, visto que permite usar e abusar da criatividade. 

Projetada de acordo com as necessidades dos clientes, o modelo pode apresentar aberturas, travas de segurança, fundos especiais, alças de transporte, entre várias outras características. 

Apesar das especificações anteriores já se encaixarem na categoria personalizada, a definição do terceiro modelo foge um pouco do formato e foca na impressão. 

Sendo assim, a embalagem de caixa de papelão do tipo personalizada envolve a coloração dos envoltórios, bem como a inserção de elementos gráficos, como logomarcas, desenhos, mascotes, avisos, entre outros. 

Ao falar dos tipos de produtos, é impossível não destacar também as caixas destinadas para doces e salgados, que devem conter uma camada protetora para proteger os alimentos. 

Além dessa, a caixa de papel kraft ou reciclado pode apresentar tampa removível, sendo uma opção para decoração e presente. 

Qual o tamanho ideal da embalagem de caixa de papelão?

O tamanho ideal da embalagem de caixa de papelão irá depender das dimensões do produto que o cliente pretende embalar.

Para realizar a aquisição da caixa de papel kraft ou reciclado certa, é importante que o cliente considere o tipo, tamanho, peso e sensibilidade do objeto. 

Em adicional, o tamanho da embalagem de caixa de papelão não pode deixar muitas folgas entre o produto e a parede.

Nesses casos, é essencial citar que ainda é necessário ter um pequeno espaço para não forçar a caixa ou até mesmo a mercadoria. 

Por ter chances de movimentação, é importante utilizar dentro da embalagem geral materiais que absorvam impactos, como isopor e plástico bolha.

Quando se trata do tamanho das caixas que serão enviadas pelos Correios, o cliente deverá se atentar às regras estabelecidas pela empresa. São elas: 

  • Altura: de 1cm a 100 cm; 
  • Largura: de 10cm a 100cm; 
  • Comprimento: de 15cm a 100cm. 

É válido citar que a soma dos três elementos não pode ultrapassar 200cm, devendo o cliente ficar atento com relação a isso. 

Quer saber mais sobre a caixa de papel kraft ou reciclado? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais.

Ver maisVer menos

Embalagem de caixa de papelão

A embalagem de caixa de papelão é uma grande aliada dos processos logísticos, auxiliando no armazenamento, organização e transporte de mercadorias. 

Na atualidade, o modelo desenvolvido com esse tipo de papel fica ao lado dos envoltórios de plástico como os principais itens de preservação de produtos. 

Com relação à versão feita de matéria plástica, a embalagem PET é uma das mais solicitadas do mercado, podendo armazenar sólidos, líquidos e pastosos. 

Não importa qual tipo de material será utilizado para a fabricação das embalagens, o Soluções Industriais tem a opção perfeita para as necessidades de cada comprador. 

Solicite um orçamento com um dos parceiros da maior plataforma B2B da América Latina e aproveite produtos com excelente relação custo-benefício!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação