Cinta para içamento de carga

A cinta para içamento de carga é um equipamento fundamental para garantir o transporte simplificado de cargas de um ponto a outro, proporcionando maior praticidade para o dia a dia industrial. Dessa forma, para saber mais sobre o que é, especificações de cores, vantagens, modelos, onde são utilizadas e outras informações, navegue pelos tópicos abaixo!

  • O que é a cinta para içamento de carga?
  • Vantagens da cinta para içamento de carga
  • Modelos de cinta para içamento para carga
  • Onde são usadas as cintas de içamento de carga?
  • Normas relacionadas à cinta para içamento de carga

O que é a cinta para içamento de carga?

A cinta de içamento de carga é um dispositivo de aço utilizado para suspender ou elevar cargas pesadas. 

Dessa forma, as cintas para içamento de carga são fixadas em torno da caixa ou do bloco de carga e podem ser amarradas nas extremidades para segurar a carga no lugar. 

Elas também podem ser enroladas em torno da caixa ou do bloco de carga e amarradas nas extremidades para segurar a carga no lugar. 

A cinta para içamento de carga é composta por uma tira de tecido resistente, que pode ser feita de nylon, poliéster ou juta, e tem um gancho ou um anel em cada extremidade. 

Assim, ela é presa a um guindaste ou a uma outra máquina de içamento e é usada para levantar objetos pesados do chão.

É importante ressaltar que as cintas de içamento de carga possuem cores específicas para cada tipo de carga.

Facilitando, assim, o seu manuseio e auxiliando no processo de movimentação de cargas, evitando também possíveis acidentes devido a sobrecarga de capacidade de uma cinta em relação ao peso de uma carga.

Por isso, saber mais sobre as cores das cintas para içamento de carga é fundamental para garantir maior facilidade de uso delas. 

Cores relacionadas às cintas para içamento

As cintas para içamento de carga geralmente são coloridas de acordo com o seu nível de resistência. 

A cor mais comumente encontrada é o laranja, que indica uma carga máxima de até 1 tonelada. 

Amarelo é a cor mais comumente associada às cintas para içamento, pois elas são geralmente classificadas como de classe 2 ou 3, que são as mais leves. 

As cintas pretas são geralmente consideradas de classe 7 ou 8 e, portanto, são as mais pesadas. 

Outra forma de identificação de sua capacidade é por meio de nós, identificando a sua capacidade pelo número dado em cada cinta para içamento de carga.

Um nó simples pode suportar até 2 toneladas, enquanto um nó duplo pode suportar até 4 toneladas. 

No entanto, as cores das cintas também podem variar de acordo com o fabricante, fazendo com que seja indispensável consultar bons fornecedores para saber exatamente a capacidade de cada uma.

Como os parceiros do Soluções Industriais, que são referência dentro desse mercado, garantindo maior qualidade para as cintas para içamento de carga.

Vantagens da cinta para içamento de carga

A cinta para içamento de carga é um produto extremamente útil que facilita o transporte e a movimentação de objetos pesados. 

Assim, elas são ideais para uso em ambientes industriais, comerciais e domésticos, onde é necessário levantar ou transportar objetos pesados com frequência.

Dessa forma, elas apresentam várias vantagens de uso para os clientes, garantindo:

  • Facilidade para o transporte e a movimentação de objetos pesados;
  • Segurança e confiabilidade;
  • Diversidade de tamanhos e modelos, para atender às diversas necessidades;
  • Resistentes devido à qualidade dos seus materiais de fabricação, que garantem maior durabilidade do produto.

Por isso, a cinta para içamento de carga é um dispositivo de elevação seguro e confiável que pode ser usado para içar objetos pesados. 

Sendo fabricada com nylon ou poliéster, que oferecem maior resistência e segurança para fazer a movimentação de cargas.

Além de possuir uma fivela que permite ajustar o tamanho da cinta para se adequar ao tamanho da carga. 

A cinta para içamento de carga também possui um gancho que facilita a fixação da carga no dispositivo.

A cinta para içamento de carga oferece várias vantagens em relação a outros dispositivos de elevação, como polias e cordas. 

Assim, ela é mais segura, pois evita que a carga se solte acidentalmente, e também é mais confiável, já que não sofre com o atrito das cordas ou das polias. 

Então, as cintas para içamento de carga são mais fáceis de serem operadas por uma única pessoa, evitando também acidentes de trabalho.

Por isso, elas são recomendadas para o uso industrial, onde é possível ter um uso mais eficiente desse tipo de material.

Modelos de cinta para içamento para carga

Sendo um dispositivo especialmente fabricado para levantar ou suspender objetos pesados, a cinta para içamento de carga deve ser altamente resistente.

Por isso, ela conta com modelos feitos de nylon e poliéster, com fivelas utilizadas para fazer a sua fixação à carga.

Assim, as cintas para içamento de carga podem ser usadas para transportar caixas, barris, sacos de areia e outros materiais pesados.

Por isso, as cintas para içamento de carga são geralmente classificadas pelo seu tamanho e capacidade de suportar peso.

As cintas mais leves são geralmente usadas para itens mais leves, enquanto as mais pesadas são necessárias para objetos maiores e mais pesados.

A capacidade de suporte de uma cinta é geralmente determinada pelo número de quilogramas que ela pode segurar sem rompimento.

A partir disso, elas podem ser encontradas nos seguintes modelos:

  • Cinta plana: uma das mais simples e baratas, a cinta plana é composta por uma fita larga e plana, geralmente não têm nenhum tipo de reforço adicional e são adequadas para objetos leves ou pequenos que não requerem muito suporte.
  • Cinta tubular: este tipo é semelhante às fitas planas, mas tem um tubo no meio que pode oferecer maior suporte às mercadorias pesadas, disponíveis em larguras diferentes.
  • Cinta reforçada: estas são as fitas mais duráveis ​​e fortes e são ideais para objetos pesados ​​ou grandes, sendo úteis para içar pessoas em situações de emergência, como um incêndio ou desastre natural.

Devido a sua versatilidade, elas podem ter finalidades diferentes, mesmo que a sua função seja a mesma.

Assim, elas também são úteis em construções, onde podem ser usadas para levantar materiais pesados ​​para andaimes ou outros locais elevados.

Por isso, é importante considerar todas as possibilidades de uso da cinta para içamento de carga;

Onde são usadas as cintas de içamento de carga?

A cinta de içamento de carga é usada em muitos lugares diferentes, levando em consideração todos os tipos de cintas.

Por isso, elas podem ser encontradas com facilidades em:

  • Lojas e fábricas, para levantar itens pesados do chão;
  • Navios e barcos, para içar cargas pesadas a bordo;
  • Movimentação de terra e construção, para levantar materiais pesados;
  • Quase todos os veículos com motores, para ajudar a levantar o motor do chão quando está sendo trocado.

Dessa forma, a cinta para içamento de carga é usada para suspender equipamentos pesados em locais de trabalho altos ou inacessíveis.

Elas podem ser usadas em conjunto com os equipamentos para elevação de cargas, como polias ou guinchos, ou podem ser usadas sozinhas.

No entanto, com o auxílio de cinta de segurança para altura, o uso da fita para içamento de carga se torna muito mais eficiente.

Principalmente com o auxílio do carrinho de mão para carga, garantindo maior facilidade de movimentação de cargas para os clientes.

Assim, as cintas de içamento de carga são indispensáveis em muitos ambientes, desde construção civil e manuseio de materiais até operações logísticas e militares.

Fazendo com que esse tipo de material seja muito procurado dentro do mercado, facilitando o transporte de cargas no dia a dia.

Normas relacionadas à cinta para içamento de carga

As normas relacionadas à cinta para içamento de carga são importantes para garantir que a cinta seja usada da maneira correta e segura.

Por isso, existem diretrizes específicas que devem ser seguidas ao escolher, instalar, manter e inspecionar uma cinta para içamento de carga

Assim, as principais normas que regem o uso de cintas para içamento de carga são:

Sociedade americana de testes e materiais (ASTM) - F741;

Especificação padrão para cabos de aço e conexões para linhas de tração de cabos;

  • Sociedade americana de testes e materiais (ASTM) - F1145;
  • Prática padrão para seleção, Treinamento e Certificação de pessoal para operar dispositivos de elevação;
  • Organização internacional de padronização (ISO) 4309 - guindastes, cabos de aço , Cuidados e manutenção, inspeção e descarte;
  • Associação canadense de padrões (CSA) Z98-02;
  • Código de saúde e segurança para guindastes, talhas e guinchos.

As normas ASTM e ISO estabelecem os requisitos mínimos para as propriedades físicas das cintas para içamento de carga.

A CSA Z98-02 é a principal norma canadense que aborda o uso seguro de equipamentos de elevação. 

Dessa forma, essas normas são importantes para garantir que as cintas sejam capazes de suportar o peso da carga sem rompimento ou falha.

Garantindo, assim, que as indústrias possam atuar com maior segurança e eficiência utilizando a cinta para içamento de carga.

E para saber mais sobre ela, verifique todas as ofertas que o Soluções Industriais selecionou para você!

Ver maisVer menos

Cinta para içamento de carga

A cinta para içamento de carga é um equipamento utilizado para garantir a movimentação eficiente de cargas, possibilitando maior segurança e otimização desse processo.

Com o auxílio do elevador de carga, o transporte de cargas se torna ainda mais efetivo, garantindo maiores vantagens para os clientes, como diminuição de tempo e economia de movimentação de cargas.

Assim, para saber mais sobre a cinta para içamento de carga. basta entrar em contato com os parceiros do Soluções Industriais e solicitar já o seu orçamento gratuito com os melhores fornecedores do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação