Buscas relacionadas:

Telha De Alumínio

A telha de alumínio é utilizada como cobertura ou fechamento lateral em diferentes locais, incluindo galpões industriais, garagens, estabelecimentos comerciais e ginásios. O material apresenta ótima durabilidade e outras vantagens importantes, como resistência a condições climáticas adversas. Conheça melhor suas características e modelos nos tópicos abaixo!

  • Para que serve uma telha de alumínio?
  • Vantagens de uso da telha de alumínio
  • Tipos de telhas de alumínio
  • Principais aplicações da telha de alumínio
  • Normas técnicas para o uso da telha de alumínio

Para que serve uma telha de alumínio?

A telha de alumínio é uma ótima opção para proteger os ambientes internos das construções contra chuvas, exposição aos raios solares e outros elementos climáticos.

Assim como as telhas galvanizadas de aço, esse modelo é fabricado de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança, já que precisa ser capaz de suportar fortes impactos sem sofrer deformações e rachaduras.

Além disso, uma telha alumínio de qualidade não deve apresentar sinais de desgaste precocemente, mesmo quando utilizada em locais que armazenam produtos quimicamente agressivos. 

Vale destacar ainda que a estrutura depende de uma boa instalação e manutenções preventivas para entregar o desempenho esperado por seu comprador. 

Por isso, é essencial contratar profissionais especializados sempre que os serviços mencionados forem necessários. 

Na instalação, o trabalhador precisa seguir alguns passos básicos, como fazer a preparação do telhado.

O processo consiste em remover qualquer obstáculo que inviabilize a colocação da telha de alumínio, como pedras e galhos de árvores. 

A superfície que receberá a telha também deve estar nivelada e bem sólida, a fim de acomodar de forma adequada cada parte da cobertura. 

Com as etapas prévias realizadas, é o momento de cortar as telhas de alumínio nas dimensões que se encaixam no telhado e colocá-las sobrepostas, o que ajuda a evitar vazamentos.

A instalação termina com um teste antivazamento, no qual uma quantidade abundante de água é colocada sobre a telha de alumínio para verificar se existe alguma abertura indesejada.

Por sua vez, a manutenção preventiva de uma telha de alumínio consiste na inspeção visual de sua estrutura.

A resistência desse tipo de telha normalmente é suficiente para impedir grandes problemas, mas, caso sejam notadas imperfeições, recomenda-se solicitar o reparo rapidamente.

Consertos realizados no momento certo custam muito menos do que serviços emergenciais feitos quando a situação da telha se agrava.

Vantagens de uso da telha de alumínio

Além de suportar impactos e variações climáticas, uma boa telha de alumínio oferece outros importantes benefícios. 

Em primeiro lugar, a telha alumínio tem alta resistência à corrosão, um fenômeno que atinge materiais metálicos de baixa qualidade com frequência e, consequentemente, reduz suas vidas úteis. 

Uma característica dessa cobertura que também surpreende os compradores é a leveza. Não por acaso, a instalação, o transporte e a armazenagem da telha de alumínio não apresentam grandes obstáculos. 

Além disso, a instalação das telhas de alumínio pode auxiliar na redução de ruídos e da transferência de frio e calor para os ambientes internos, com a adição de uma camada isolante de poliestireno expandido, lã de vidro ou materiais similares. 

Por fim, até mesmo o meio ambiente se beneficia quando o alumínio é usado na composição dos telhados.

Isso porque a telha alumínio é 100% reciclável e, portanto, pode ser descartada nas lixeiras amarelas de coleta seletiva, destinadas aos metais. Essa medida garante que o alumínio seja encaminhado a um centro de reciclagem autorizado.

Tipos de telhas de alumínio

Uma telha de alumínio pode ser pré-fabricada em indústrias ou montada diretamente na área de instalação. 

Geralmente, a telha de alumínio ondulada e os modelos trapezoidais são montados em fábricas. 

A primeira opção costuma apresentar espessuras com cerca de 0,2 mm, enquanto a telha alumínio trapezoidal possui entre 0,4 e 1 mm.

Por outro lado, as telhas classificadas como contínuas ou zipadas são produzidas in loco, pois não requerem perfurações para serem encaixadas umas às outras.

Principais aplicações da telha de alumínio

As aplicações recomendadas para os principais tipos de telha de alumínio estão destacadas na listagem a seguir: 

  • Telha ondulada: Perfeita para telhados com formato de arco, como os de ginásios poliesportivos;
  • Telha trapezoidal: O modelo trapezoidal pode apresentar ou não nervuras. As que possuem essas estruturas são indicadas para fechamentos laterais, enquanto as sem nervuras funcionam bem quando a distribuição de sobrecarga é essencial em um telhado;
  • Telha zipada: Comumente solicitada para instalação em indústrias, centros logísticos e supermercados.

A escolha de uma telha de alumínio passa por critérios-chave, como as especificidades do projeto arquitetônico e as condições climáticas da área.

Normas técnicas para o uso da telha de alumínio

As normas técnicas relacionadas à telha de alumínio são a ABNT NBR 14.331, de 2009, e a ABNT NBR 16.373, de 2015.

A primeira norma define os requisitos necessários para os projetos de fabricação e instalação de uma telha. 

Os parâmetros visam garantir a qualidade e segurança não apenas da telha alumínio, mas também das peças complementares, especialmente rufos e componentes de fixação e vedação.

Já a segunda norma trata das capacidades termoacústicas e antichamas de uma telha de alumínio. 

A conformidade com essas diretrizes não apenas assegura um produto final de qualidade, mas também contribui para a segurança das edificações e das pessoas que as utilizam.

Está em busca da combinação perfeita de durabilidade, estilo e resistência para o seu telhado? O Soluções Industriais pode ajudá-lo!

Solicite um orçamento de telhas de alumínio em nossa plataforma para conhecer fornecedores do produto e prestadores de serviços de instalação! 

E caso deseje mais informações sobre a telha alumínio, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Telha De Alumínio

A telha de alumínio é aplicada em uma grande variedade de ambientes, desde ginásios poliesportivos até galpões industriais.

Assim como as telhas galvanizadas de aço, esse modelo é muito resistente a impactos, corrosão e constantes mudanças climáticas.

Além disso, as telhas de alumínio são ambientalmente amigáveis, uma vez que o material é reciclável, o que reduz o impacto ambiental. 

Ficou interessado na telha alumínio? Faça sua cotação no Soluções Industriais e fale com quem mais entende do assunto!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação