Buscas relacionadas:

Mangueira de ar

A mangueira de ar é um tubo flexível projetado para transportar ar comprimido para equipamentos e ferramentas pneumáticas. Este produto é construído com materiais duráveis e resistentes à pressão, como o poliuretano e o nylon, e pode ser encontrado em diferentes diâmetros e comprimentos. Entenda melhor as características e usos do item nos tópicos abaixo!

  • Qual a função da mangueira de ar?
  • Tipos de mangueiras de ar
  • Aplicações da mangueira de ar

Qual a função da mangueira de ar?

A mangueira de ar é utilizada para transportar ar comprimido de um ponto a outro de forma segura e eficaz.

Esse tubo flexível é utilizado em diversos sistemas pneumáticos, geralmente como um modo de conexão entre um cilindro e uma válvula de abastecimento.

Além disso, é comum encontrar a mangueira para compressor de ar, que movimenta o produto diretamente do equipamento de produção para o local de uso.

Independentemente da conexão feita, o sucesso da operação desses componentes está diretamente relacionado às suas características.

Basicamente, a mangueira de ar comprimido é fabricada com materiais extremamente resistentes, assim como o Protetor De Mangueira, que podem suportar fortes impactos, rasgos, perfurações, corrosão, deformações e outros danos que poderiam comprometer sua capacidade de vedação. 

Sem contar que ela costuma possuir um reforço com fios de poliéster tramados, fundamental para suportar altas pressões, como 300 PSI. 

Como escolher uma mangueira de ar comprimido? 

A obtenção de uma mangueira de ar comprimido é mais assertiva quando se leva em consideração alguns critérios básicos. 

Por exemplo, é imprescindível analisar as condições de trabalho às quais o tubo flexível será submetido e, com isso, identificar se o seu material se adequa à aplicação desejada. 

Ter em mente informações como as temperaturas mínima e máxima do ambiente, e se há ou não presença de substâncias corrosivas, também ajudam a definir a mangueira de ar comprimido ideal.  

Além disso, a pressão de trabalho é um fator crucial a ser considerado, pois a mangueira de ar comprimido impactará diretamente na segurança do sistema contra rompimentos e explosões.

MANGUEIRA DE AR

Tipos de mangueiras de ar

As mangueiras de ar são normalmente divididas conforme seu diâmetro, cor ou materiais com os quais são fabricadas. 

Os sistemas pneumáticos costumam contar com mangueiras de diâmetros externos de 4, 6, 8, 10 ou 12 milímetros.

Essas dimensões são projetadas para atender a diferentes requisitos de fluxo de ar e pressão dentro de sistemas pneumáticos, como o Flutuador para mangueira.

Já a cor de uma mangueira utilizada no transporte de ar comprimido em indústrias normalmente não apresenta tantas variações. 

As mangueiras azuis são as mais populares para indicar o insumo, embora no mercado também seja possível encontrar opções vermelhas, verdes, amarelas, cinzas, pretas e de muitos outros tons. 

Por sua vez, os materiais mais usados na produção de uma mangueira de ar comprimido são o poliuretano e o nylon. 

O primeiro é conhecido por sua flexibilidade, resistência à abrasão e capacidade de suportar condições climáticas adversas. Ele se adapta bem à maioria das atividades industriais com ar comprimido.

Já as mangueiras de nylon são reconhecidas por sua leveza e durabilidade. Além disso, elas são adequadas para ambientes onde a exposição a produtos químicos pode ocorrer regularmente. 

Vale ressaltar que as mangueiras de ar não precisam ser prensadas por uma prensa de mangueira hidráulica

No entanto, isso não significa que sua vedação seja menos eficaz do que a das mangueiras hidráulicas. 

Aplicações da mangueira de ar

Além de estar presente em indústrias, a mangueira de ar é muito útil na mineração e na construção civil.

No setor de mineração, esse tubo flexível é usado para conduzir ar comprimido a áreas de difícil acesso, seja na superfície ou no subsolo. 

Isso é necessário porque é comum utilizar ferramentas pneumáticas nas minas, como perfuradores manuais e marteletes, já que tais equipamentos são simples de operar e dispensam serviços frequentes de manutenção, sendo tão primordial quanto uma Bomba Para Teste Hidrostático

Já na construção civil, a mangueira para ar comprimido alimenta furadeiras, pregadores, martelos pneumáticos e jatos de tinta, auxiliando na precisão desses utensílios. 

Uma distribuição eficaz de ar comprimido ainda garante o aumento na produtividade dos trabalhadores, que terão seus materiais de trabalho sempre em pleno funcionamento da mangueira de compressor de ar.

Não comprometa o abastecimento de seus sistemas pneumáticos! Solicite agora mesmo um orçamento de mangueira de ar comprimido no Soluções Industriais e encontre os melhores fornecedores do segmento! 

E caso deseje mais informações sobre o item, leia o conteúdo que preparamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Mangueira de ar

A mangueira de ar é parte fundamental em indústrias, canteiros de obras e até na extração de minérios em áreas subterrâneas.

O item garante uma distribuição adequada de ar comprimido para alimentar martelos, furadeiras, jatos de tinta, perfuradores manuais e muitos outros equipamentos pneumáticos usados nos ambientes mencionados. 

Para isso, esse tubo flexível é conectado diretamente a válvulas pneumáticas, dispensando peças prensadas por uma prensa de mangueira hidráulica

Adquira uma excelente mangueira de ar comprimido nos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação