Buscas relacionadas:

Vela De Ignição

A vela de ignição é uma peça fundamental nos sistemas de ignição de motores a combustão interna, como os encontrados em diferentes veículos e equipamentos. Esse componente cria a faísca necessária para a queima do combustível. Para saber mais sobre suas principais vantagens, características e modo de funcionamento, confira os tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve a vela de ignição?
  • Como funciona uma vela de ignição?
  • Como escolher o melhor modelo de vela de ignição?
  • Sinais importantes sobre problemas na vela de ignição

O que é e para que serve a vela de ignição?

Vela de ignição

A vela de ignição é indispensável para o funcionamento dos motores a combustão interna presentes em automóveis, motosserras, perfurador de solo, entre outros. 

Ela é responsável por gerar a faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão, impulsionando as ações do motor.

Existem diferentes tipos de velas de ignição, incluindo as convencionais, as de platina e as de irídio. 

Cada uma delas tem características específicas que influenciam no desempenho e na durabilidade. 

Como funciona uma vela de ignição?

O funcionamento de uma vela de ignição pode parecer simples à primeira vista, mas há processos complexos acontecendo dentro dessa pequena peça.

Ela é composta por um isolador cerâmico, um eletrodo central e um eletrodo lateral. Quando uma corrente elétrica é enviada pela bobina de ignição, passa pelo eletrodo central e salta para o eletrodo lateral, criando uma faísca intensa.

Essa faísca se direciona para o interior do cilindro do motor, onde ocorre a combustão necessária ocasionada pelas velas de ignição

É importante mencionar que a vela de ignição deve ser calibrada para produzir a faísca na intensidade certa, garantindo uma queima eficiente da mistura ar-combustível.

Como escolher o melhor modelo de vela de ignição?

A escolha da vela de ignição certa pode afetar o desempenho, a economia de combustível e a vida útil dos motores.

Normalmente, os manuais dos veículos e equipamentos indicam os modelos ideais para os motores. 

No entanto, sempre é interessante conhecer quais fatores devem ser considerados no momento de adquirir uma vela de ignição. 

Primeiramente, cada tipo de vela apresenta vantagens e características únicas. As de irídio, por exemplo, são conhecidas por sua durabilidade.

Já as velas de ignição fabricadas com cobre costumam ter um preço mais acessível, mas também precisam de substituição com maior frequência. 

Ainda é essencial se atentar às especificações do motor ao qual a vela será inserida. 

Os principais critérios são o tamanho e a potência do motor, que influenciam no alcance térmico necessário para as velas de ignição.  

As velas destinadas aos veículos ainda precisam ser escolhidas com base nos ambientes de condução. 

Estradas em condições adversas demandam velas que otimizam ainda mais o desempenho do motor. 

Vale ressaltar que a compra das velas fica mais assertiva quando o comprador busca por fornecedores especializados antes de fechar negócio. 

Vendedores de referência obedecem os critérios mencionados e comercializam apenas velas das melhores marcas. 

Sinais importantes sobre problemas na vela de ignição

Alguns sinais indicam quando a vela de ignição está com problema e precisa ser reparada ou substituída.

O primeiro é dificuldade para dar partida no motor, algo notado rapidamente por motoristas de veículos ou operadores de máquinas.

No caso dos automóveis, outro indício de mau funcionamento da vela de ignição é uma marcha lenta ou irregular. 

Perda repentina de potência no motor, vibrações excessivas, consumo de combustível mais elevado do que o normal e volumes incomuns de emissão de escape também são alertas para checar as condições das velas.  

No geral, a recomendação é substituir as velas de ignição em veículos a cada 20.000 ou 30.000 quilômetros percorridos, mas isso pode variar dependendo do tipo de vela, do automóvel e das condições de uso. 

A troca regular das velas de ignição é uma parte essencial da manutenção de qualquer veículo ou equipamento movido a gasolina.

Vale ressaltar que as manutenções preventivas, reparos e substituições de velas devem ser realizados apenas por profissionais capacitados. 

Deseja saber mais sobre as velas de ignição? Confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página!

Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais! Solicite um orçamento rápido e gratuito e aproveite as ofertas a seguir!

Ver maisVer menos

Vela De Ignição

A vela de ignição é uma peça crucial em motores a combustão interna, sendo responsável por criar a faísca elétrica necessária para inflamar a mistura ar-combustível. 

Ela está presente em uma variedade de veículos, e até mesmo nos equipamentos como o perfurador de solo

Em cada um desses casos, a vela de ignição inicia o processo de combustão que impulsiona o motor, permitindo que este funcione de maneira eficaz.

Para falar com um fornecedor especializado, solicite já seu orçamento no Soluções Industriais! 

Somos a maior plataforma B2B da América Latina, onde você encontra os melhores produtos para o seu negócio!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação