Buscas relacionadas:

Reguladora de pressão

A reguladora de pressão é um tipo de dispositivo muito comum no setor industrial, podendo ser instalado em vários sistemas de fluxos de fluidos. Com relação ao uso, é fundamental respeitar as características técnicas do produto, a fim de assegurar a eficiência e proteção na regulagem. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Navegue pelos tópicos abaixo e confira!

  • Características da reguladora de pressão
  • Onde a reguladora de pressão é usada?
  • Materiais complementares à reguladora de pressão
  • A importância da manutenção da reguladora de pressão

Características da reguladora de pressão

Como o próprio nome sugere, a reguladora de pressão atua realizando o controle dessa grandeza, a fim de evitar danos em sistemas de fluxo de fluidos. 

No geral, o tema está relacionado com uma área da física conhecida como “hidrostática”, que analisa o comportamento dos fluidos em condições de equilíbrio estático.

Explicando o assunto de modo breve, ele estuda a força que um fluido exerce sobre as paredes do recipiente que ele está inserido. 

Assim, o regulador de pressão de ar ou líquidos pode ser definido como o acessório responsável pela compensação automática da grandeza, mantendo-a constante. 

Para que isso seja possível, a reguladora de pressão costuma apresentar algumas características fundamentais, que fazem com que ela possa operar. 

Sobre elas, a primeira coisa que pode ser destacada é o fato que o dispositivo atua com pressão mínima de 1 kgf/cm² (10 m.c.a) e atinge até 10 kgf/cm² (100 m.c.a).

Já com relação às temperaturas compatíveis com o regulador de pressão de ar e outros fluidos, é permitido operações em 0°C até 60°C. 

Além dessas características, é importante citar que a reguladora de pressão pode ser instalada tanto na vertical quanto na horizontal, bem como possuir um manômetro integrado. 

Onde a reguladora de pressão é usada?

Resumidamente, a reguladora de pressão serve para monitorar e regular os níveis de pressão de um sistema, garantindo que os limites de segurança estão sendo respeitados. 

Por esse motivo, é comum que ele seja encontrado principalmente em redes hidráulicas e pneumáticas. 

Apesar do regulador de pressão de ar comprimido ser o mais popular do mercado, o cliente poderá adquirir o produto para outros fluidos, como água, líquido, vapor e gases. 

É válido ressaltar que a reguladora de pressão costuma ser encontrada em versões com ou sem sangria. 

Explicando cada uma, a primeira refere-se ao regulador de pressão de ar utilizado para insumos comprimidos, no qual o excesso de pressão é liberado para a atmosfera. 

Por outro lado, a segunda é o modelo destinado para controle de gases nobres e líquidos, em que o excesso de pressão deve ser consumido.

Levando em consideração as características e utilização da reguladora de pressão, é possível ressaltar que o dispositivo funciona como uma espécie de válvula de segurança. 

Quer saber mais sobre o regulador de pressão de ar e outros fluidos? Confira as ofertas de dispositivos que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores preços!

Ver mais Ver menos

Reguladora de pressão

Materiais complementares à reguladora de pressão

Para falar sobre os materiais utilizados no desenvolvimento desse tipo de válvula reguladora de pressão, é necessário dividi-lo em duas partes: a externa (corpo) e a interna. 

Os materiais construtivos do corpo do redutor de pressão são produtos metálicos, como o ferro fundido ou nodular, o aço carbono ou inoxidável, o bronze, o latão, entre outros. 

Já a construção da parte interna do regulador de pressão de ar, líquido, vapor e gases é feita de aço inoxidável ou ligas especiais. 

Isso porque ele precisa ser resistente a impactos e choques térmicos, bem como apresentar propriedades de dissipação de calor e não absorção de odores. 

Quando se trata dos materiais complementares para a fabricação do manômetro de oxigênio, os mais indicados são o mercúrio e o aço inox.

A importância da manutenção da reguladora de pressão

Sempre que dispositivos de controle de sistemas entram em pauta, como é o caso da válvula redutora de pressão, é impossível não citar a importância dos processos de manutenção.
 
Não importa se é um regulador de pressão de água ou um regulador de pressão de ar, os dispositivos precisam passar por vistorias periódicas. 

Em síntese, a realização do serviço garantirá que a reguladora está fazendo o controle adequado dos fluidos. 

Não só isso, a manutenção aumentará a vida útil do dispositivo, bem como a segurança total do local em que o sistema que recebe a peça está inserido. 

Isso porque o regulador de pressão de ar e fluidos no geral impedirá sobrecargas que poderão causar danos nos recipientes ou explosões. 

Agora que você já sabe detalhes sobre a reguladora de pressão, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação