Buscas relacionadas:

moinho de milho

Você já deve ter visto que o milho tem suas variáveis, é milho verde, milho doce, pipoca, farinha de milho, etc. 

Mas já pensou em como um grãozinho de milho é transformado em pó para fazer a farinha e o farelo? 

É através de uma máquina chamada moinho de milho que o processo de moagem acontece. 

Descubra sobre o processo e porque esse produto é indispensável principalmente para as indústrias alimentícias. 

  • Para que serve o moinho de milho?
  • Como funciona o moinho de milho?
  • Tipos de moinhos e moagem que existem
  • Vantagens e cuidados ao adquirir um moinho
  • Quais grãos um moinho de milho pode triturar?
  • Pontos de atenção em um sistema de moagem
  • A importância dos martelos do moinho de milho

Para que serve o moinho de milho?

Indispensável na indústria alimentícia, tanto para fabricação de ração como para a confecção de cerveja, o moedor de grãos é essencial para o processo de moagem em que transformam os grãos inteiros na granulometria adequada. 

Alguns grãos são transformados em pó, e com o milho isso também acontece, mas para que o processo de moagem seja feito e com qualidade, é usado o moinho de milho

Como funciona o moinho de milho?

É dentro do moinho de milho que os grãos inteiros são triturados com rodas rolantes ou com lâminas de impacto, onde é estabelecido pelo diâmetro do furo da peneira que compõe o moinho.

Cada moedor tem a sua restrição, seja ele um moedor de milho manual em que a própria pessoa moe o seu milho o deixando em sua granulagem ideal, ou os mais usados nas indústrias, para agilizar todo o processo, já que a quantidade de milho moído são sempre altas, o moedor de milho elétrico

De todo caso, é necessário distinguir qual o tipo de grão, se é macio, duro ou oleoso, para escolher o moinho de milho adequado. 

Também é preciso entender qual o objetivo do moedor de milho, ou seja, em que o grão será transformado, para que possa avaliar se o moinho de milho será focado na velocidade, ou na conveniência, ou em moer os grãos úmidos, ou apenas em manter os grãos em uma certa temperatura. 

O moinho de moer milho funciona em rolos, em que giram em direções contrárias, iguais ou diferentes, ou também podem ser usados rolos únicos que giram contra uma superfície

Cada grão do milho é quebrado em duas ou três partes que se constitui em grits, que nada mais é que o milho moído. 

Tipos de moinhos e moagem que existem

Se para cada tipo de milho moído, é preciso um moedor diferente, então é um sinal de que existem mais de um modelo de moinho de milho industrial.

Confira os principais!

Moinho de Martelos

Os moinhos martelos através do seu impacto com os grãos, fazem com que os quebrem os forçando a passarem pela peneira. 

Esse tipo é aplicado em procedimentos de trituração, com o intuito de diminuir o tamanho dos grãos, porém a escolha está associada às características dos grãos e da granulometria desejada ao final.

Moinho de Rolos

Ideal para moer o milho para o uso de ração animal, seu funcionamento é baseado na rotação de dois rolos horizontais, paralelos e lisos, girando na mesma velocidade.

Seu foco é em uma maior qualidade de produção e que os grãos possam ser moídos o mais homogêneo possível. 

O moinho de rolos tem como benefícios uma redução de 90% no consumo de energia elétrica por tonelada de grão processado, e ainda, ajuda a diminuir o desperdício com a pulverização, podendo este chegar até 10% durante a moagem dos grãos. 

Moinho de Pedras

Um dos tipos mais antigos, o moinho de pedras, era um moedor de milho, trigo e até descascador de café. 

Com uma roda horizontal composta de dois discos de pedra, geralmente em granito, eram movidos pela queda d’água. 

Enquanto a água era movimentava as pás de uma roda vertical presa em um eixo horizontal, faz a outra roda girar, triturando os grãos que são colocados entre eles

Moinho de Discos

Esse modelo de moedor é feito por dois discos, o qual é sua distância que determina a granulometria final. 

Os dois discos são um estático e outro rotativo que é acionado por um motoredutor gerando a quebra necessária sobre o grão a ser moído.

Moinho de Bolas

Composto por um cilindro com várias bolas resistentes e de material pesado, elas giram em um eixo horizontal em que a redução de tamanho é feita pela ação do impacto e da fricção que fazem com que as tornem responsáveis pelo processo de moagem. 

Não é apenas o moinho para moer milho que qualifica seu desempenho, para isso é necessário avaliar a taxa de moagem (TX), onde se compara a relação entre tempo gasto na moagem e quantidade de milho em quilos utilizado com o consumo de energia elétrica que é calculado de acordo com a potência do motor.

Ainda falando sobre o processo de moagem, existem alguns tipos: 

Pré-moagem

Nesse modelo, os grãos são moídos um de cada vez, ou seja, individualmente, em que são armazenados em tanques de dosagem e posteriormente dosados. 

A pré-moagem tem como vantagem a potencialização do uso dos moinhos e podendo trabalhar com diferentes granulometrias para cada tipo de grão, porém como negativo, encontra-se uma certa dificuldade em moer os alimentos fibrosos de forma individual. 

Pós moagem

Nesse processo, também conhecido como moagem conjunta, o moinho de milho fica entre o sistema de dosagem e mistura depois dos grãos serem dosados diretamente dos silos de armazenamento.

Vantagens e cuidados ao adquirir um moinho

As indústrias usam o moedor de milho por entregar um processo ágil e uma qualidade alta no processo de moagem. 

Entre suas inúmeras vantagens, temos algumas principais:

  • Quantidade de produção;
  • Qualidade no resultado final;
  • Proteção contra elementos ferrosos;

Para ter um moinho de milho que entregue todas as vantagens, é necessário manter o cuidado, realizando as manutenções periódicas e uma boa higienização, para garantir bom funcionamento e vida útil do moinho de milho.

Quais grãos um moinho de milho pode triturar?

Ideal para moer qualquer tipo de grão, tanto o moinho de milho manual quanto o moinho de milho elétrico, são acessíveis a esse tipo de moagem.

Com eles é possível moer vários tipos de grãos, além do milho, como por exemplo: 

  • feijão;
  • cevada;
  • grão de bico;
  • lentilha;
  • soja;
  • ervilha;
  • nozes;
  • castanha;
  • amendoim;
  • café;
  • entre outros.

Pontos de atenção em um sistema de moagem:

Pensando na qualidade de seus grãos, e no resultado da moagem, seja qual for a ideal para você, é importante ficar atento a alguns fatores que influenciam em todo processo de moagem no moinho de milho:

  • Matéria-prima;
  • Velocidade periférica dos martelos;
  • Características das peneiras;
  • Características dos martelos;
  • Sistema de exaustão. 

A importância dos martelos do moinho de milho

A existência do martelo para o moinho, é o que o torna responsável pela granulometria ideal do milho. 

E é justamente os martelos e seu desgaste e espessura, que estão relacionados a eficiência da moagem. 

Esse moedor de milho, depende da quantidade de martelos, pois quanto maior esse número, mais fina se torna a granulação do grão moído, sendo assim, quanto menor o número de martelo no moinho, será mais grossa a granulometria, e em consequência menor será o consumo de energia.

Se encontra duas espessuras de martelo: 

Finos (3 mm): efeito positivo no processo de moagem, com uma maior capacidade do moinho e um consumo menor de energia.
Grossos (9mm): o processo de moagem tem mais a ver com o martelo empurrar do que, de fato, diminuir os grãos, além também do consumo de energia ser maior. 

Os martelos no moinho são essenciais, por isso quando estão com um desgaste exagerado podem causar aquecimento no grão, reduz de produção e causa o risco de rompimento da peneira. 

Ver maisVer menos

moinho de milho

Moinho de milho indispensável na indústria

Você como indústria, deve entregar um produto de qualidade aos seus consumidores. E com os produtos alimentícios a qualidade se torna mais exigida ainda. 

Seja uma farinha de milho, farelo, ou qualquer tipo de moagem do milho, o moedor de milho é essencial e indispensável. 

Portanto, agora que você conhece mais a respeito da importância do moinho de milho e de suas especificidades, confira os produtos que você pode cotar no Soluções Industriais e aproveite para ter acesso aos melhores produtos do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação