Bateria para placa solar

A bateria para placa solar é um tipo de dispositivo capaz de realizar o armazenamento da energia transformada a partir da captação da luz do sol, permitindo que ela possa ser utilizada posteriormente para abastecimento elétrico. Quer saber em detalhes o que é, os modelos e os tipos de sistemas que usam a bateria? Navegue pelos tópicos abaixo e confira mais informações!   

  • O que é e para que serve uma bateria para placa solar?
  • Quais os tipos de sistemas de energia solar com bateria para placa solar?
  • Funcionamento de um sistema com bateria para placa solar
  • Quais os modelos de bateria para placa solar?
  • Quanto tempo dura uma bateria para placa solar?
Bateria para placa solar

O que é e para que serve uma bateria para placa solar?

Em um resumo breve, a bateria para placa solar é um tipo de dispositivo utilizado para realizar o acúmulo da energia advinda da luz do sol. 

Explicando com mais detalhes, o equipamento é parte fundamental de alguns sistemas de captação e transformação de energia solar, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

Isso porque a criação da eletricidade a partir do efeito fotovoltaico caracteriza-se como uma fonte de energia limpa e renovável, atuando como uma alternativa sustentável de consumo. 

Desse modo, é possível se beneficiar de todos os pontos positivos comprovados da eletricidade, sem desperdiçar recursos naturais valiosos, como a água. 

Dando destaque para o papel da bateria para painel solar no sistema, ela ajuda a garantir que haverá abastecimento mesmo em dias em que não há sol. 

Basicamente, isso acontece porque a energia pode ficar guardada até o momento do uso, que pode ocorrer no período noturno, bem como em dias nublados ou chuvosos. 

Porém, é importante ficar muito atento, pois tudo isso só será garantido se baterias de elevada qualidade forem utilizadas.

Quais os tipos de sistemas de energia solar com bateria para placa solar?

Na atualidade, um sistema de energia solar que utiliza bateria para placa solar pode ser desenvolvido de duas maneiras: o off-grid e o híbrido. 

Em suma, o primeiro refere-se à instalação que está totalmente desligada da rede elétrica, ou seja, que o abastecimento de energia elétrica não depende dela.

Os sistemas off-grid costumam ser muito comuns em áreas remotas, onde as redes tradicionais de distribuição de energia não são capazes de chegar, em ambientes de muito consumo ou em áreas com altos índices de apagões.

Devido a sua autonomia total, o modelo exige uma maior quantidade de dispositivos de armazenamento, possibilitando a plena distribuição em períodos noturnos ou em dias nublados ou chuvosos.   

Por sua vez, a instalação híbrida tem a bateria para painel solar como uma espécie de suporte para a rede elétrica convencional, trabalhando em conjunto com ela.

Em outras palavras, ela é considerada um “back-up” para a rede, podendo ser programada para atuar em períodos de pico ou em casos de falta de energia.

Funcionamento de um sistema com bateria para placa solar

Para entender melhor o funcionamento de um sistema de placa solar com bateria, é necessário considerar separadamente os dois tipos de instalações que utilizam o dispositivo.

Com relação a bateria para placa solar de sistemas off-grid, os painéis recebem a luz solar, realizando a captação da corrente contínua (CC).

Logo em seguida, essa corrente é convertida por um inversor para alternada (CA), sendo armazenada nas baterias e destinadas para o quadro de energia, a fim de que se distribua para toda a área de instalação.

Já a bateria para painel solar híbrida tem um funcionamento parecido, diferenciando-se por não atender totalmente o quadro elétrico, fazendo apenas algumas “injeções” na rede ou atendendo alguns equipamentos específicos.

Quais os modelos de bateria para placa solar?

No mercado nacional, a bateria para placa solar pode ser encontrada em diferentes modelos, ajustando-se às necessidades de abastecimento de cada ambiente.

A seguir, serão destacadas algumas das versões mais populares da bateria para painel solar e suas principais características.

Bateria de chumbo-ácido

Classificado como a opção mais antiga do mercado, o modelo é composto estrategicamente por eletrodos de chumbo esponjoso e de dióxido de chumbo em pó. 

Além disso, a bateria de painel solar de chumbo-ácido ainda conta com eletrólitos, partículas que carregam carga elétrica positiva ou negativa. 

Com relação à composição dessa solução, ela é feita 65% de água e 35% de ácido sulfúrico, que quando aliados são capazes de auxiliar no armazenamento de carga feito no dispositivo. 

Vale citar que esse tipo de bateria para placa solar está sendo substituído por novas tecnologias, que possuem uma maior capacidade energética. 

Bateria de íon de lítio

Em contrapartida ao modelo anterior, a bateria para fotovoltaica de íon de lítio é uma das mais recentes do mercado, tendo seus estudos iniciados em meados do século XX e terminado no final dos anos 90. 

Impulsionada principalmente pela indústria automotiva de carros elétricos, essa bateria de painel solar assegura uma excelente relação custo-benefício.

Com design leve e compacto, ela conta com uma alta capacidade de armazenamento de energia, bem como uma maior velocidade de carregamento. 

Uma outra vantagem dessa bateria para placa solar é que ela está na lista de versões estacionárias, conhecidas por permitir ciclos profundos. 

Em explicação, a bateria solar de íon de lítio permite 100% de carregamento e descarregamento sem danificar o dispositivo.

Bateria de níquel sódio 

Também chamado de bateria solar de sal fundido, o modelo está em fase experimental no Brasil, não sendo tão fácil encontrá-lo no mercado. 

Embora isso aconteça, a bateria para placa solar com essas características promete ser uma grande inovação no futuro, podendo superar os benefícios do modelo de íon. 

Isso porque, além de possuir alta eficiência e estar sendo ajustada para integrar a lista de baterias estacionárias, ela apresenta um baixo valor de aquisição, bem como é quimicamente segura. 

Independentemente de qual seja a bateria para painel solar escolhida, é importante que suas especificações passem por uma análise profunda, assegurando que ela terá a capacidade necessária para o sistema. 

Quanto tempo dura uma bateria para placa solar?

Normalmente, a bateria para placa solar é desenvolvida para atuar por volta de 6000 ciclos de operação, considerando uma profundidade de descarga (da sigla em inglês DoD, Depth of Discharge) de 80%. 

Ao ser comparado com as baterias convencionais, o modelo pode ser utilizado cerca de 30 vezes mais, fazendo com que sua aquisição seja popularizada por oferecer uma excelente relação custo-benefício. 

Contudo, para a bateria para painel solar atingir esses números, é indispensável tomar alguns cuidados a curto, médio e longo prazo. 

Focando em um curto período de tempo, o ideal é realizar uma aquisição cuidadosa, optando por empresas especializadas no dispositivo e em sua instalação. 

Já quando a atenção está voltada para médios e longos períodos, a realização da manutenção periódica da bateria para placa solar é o ponto mais importante. 

Isso porque a vistoria da bateria para painel solar é essencial para garantir o pleno funcionamento do sistema, promovendo eficiência no armazenamento e na liberação da energia. 

A importância da manutenção no sistema de energia fotovoltaica

Além de realizar a manutenção da bateria para placa solar, é indispensável inspecionar todo o sistema de energia fotovoltaica, a fim de prolongar sua vida útil. 

Para isso, a dica inicial é desenvolver desde processos simples, como a limpeza de painel solar, até os mais complexos, que envolvem os testes energéticos da instalação. 

Embora muitas pessoas ignorem a manutenção, o serviço é necessário para promover uma ligação adequada entre os componentes, garantindo que trabalhem juntos com eficiência. 

Com a bateria para painel solar e todas as outras partes do sistema em sincronia, ainda é possível evitar sobrecargas, que podem causar a queima dos equipamentos, curto-circuitos ou explosões. 

Quer saber informações adicionais sobre a bateria para placa solar e todas as suas aplicações e vantagens? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e confira mais detalhes sobre o assunto!

Ver maisVer menos

Bateria para placa solar

A bateria para placa solar é um dispositivo que permite armazenar a energia, que ajudará a manter o abastecimento em momentos em que exista pouca ou nenhuma emissão de raios.

Essa autonomia garante ainda mais vantagens relacionadas a instalação do sistema de painel solar, possibilitando uma redução significativa da conta de energia elétrica.

Para que isso seja possível, o cliente deverá prestar muita atenção no momento de aquisição, instalação e manutenção, contratando empresas qualificadas nos processos.

Visando ajudar o cliente no momento da busca, o Soluções Industriais reuniu os melhores representantes do segmento em um único lugar. Entre em contato com um dos parceiros da plataforma e tire todas as suas dúvidas com especialistas.

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação