Buscas relacionadas:

Junta do Cabeçote

A junta do cabeçote é instalada entre o bloco do motor e o cabeçote para realizar uma vedação eficaz contra vazamentos de fluidos combustíveis. Por ser uma peça fundamental para o bom funcionamento do conjunto mecânico de um veículo, os motoristas precisam entender a sua instalação e manutenção. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre os temas!

  • Qual a função de uma junta do cabeçote?
  • Como saber se a junta do cabeçote está queimada?
  • Tipos de juntas do cabeçote
  • Como realizar a troca de uma junta do cabeçote?

Qual a função de uma junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é um componente de vedação indispensável nos motores de automóveis. Essa estrutura é responsável por atuar como uma barreira física entre o cabeçote e o bloco do motor, evitando o escape de fluidos combustíveis. 

A fixação do item é feita por meio de parafusos resistentes ou por uma cola para junta, um produto com alta capacidade de adesão em metais. 

Se necessário, a junta de cabeçote ainda pode passar por processos de usinagem, a fim de ter seu acabamento readequado para determinada instalação. 

Essa atividade é normalmente realizada com o auxílio de um cabeçote fresador ou um cabeçote angular, além de ferramentas de corte e perfuração.  

Basicamente, os utensílios em questão removem camadas excedentes de material da junta cabeçote e produzem furos idênticos com as dimensões necessárias para o encaixe dos parafusos.

A título de curiosidade, o cabeçote não é a única parte de um veículo que conta com juntas de vedação.

Ao abrir o capô de carros, vans, ônibus e caminhões, também é possível ver a junta do cárter. Essas juntas flexíveis têm como intuito impedir vazamentos do óleo de lubrificação do motor. 

Como saber se a junta do cabeçote está queimada?

Identificar quando a junta do cabeçote está queimada nem sempre é possível com uma simples inspeção visual. 

No entanto, o próprio veículo emite alguns sinais que podem indicar o problema, causado principalmente pelo superaquecimento do motor. 

A listagem a seguir destaca os indícios mais comuns de juntas de cabeçote queimadas: 

  • Alerta no painel eletrônico: Os automóveis são equipados com diversas luzes de alerta em seus painéis eletrônicos. Uma dessas é a “luz de temperatura”, que permanece acessa com o veículo em movimento quando há um aquecimento excessivo;
  • Muita fumaça no escapamento: Se a quantidade de fumaça saindo dos canos de escape estiver além do normal, a junta de cabeçote pode estar queimada; 
  • Diminuição precoce do nível de água no radiador: É importante checar periodicamente quanta água há no radiador e, caso o nível baixe constantemente, recomenda-se verificar o estado da junta do cabeçote;
  • Velas de ignição umedecidas: Caso as velas de ignição estejam úmidas, o motorista precisa checar as peças de vedação do veículo, incluindo a junta de cabeçote;
  • Falhas gerais no motor: Por fim, uma junta do cabeçote queimada provoca diversas falhas no motor, como perda repentina de potência e engasgos.     

É importante ter em mente que jamais se deve circular com a junta de cabeçote danificada ou queimada. 

Essa medida afeta o motor severamente e, em situações mais graves, pode até inviabilizar o reparo, trazendo grandes prejuízos financeiros.

Tipos de juntas do cabeçote

As juntas do cabeçote são encontradas em diferentes modelos no mercado, como a junta de fibra, a junta de cerâmica e a junta plana. 

Os modelos de fibra e cerâmica consistem normalmente em uma junta de papelão reforçada com hastes metálicas, enquanto a junta de cabeçote plana é composta geralmente por alumínio ou aço.

Essa versatilidade de materiais impacta diretamente no valor da junta do cabeçote, bem como em suas aplicações e durabilidade. 

Por esse motivo, a junta de cabeçote deve ser adquirida apenas de fornecedores especializados e de confiança. 

Vendedores de referência em componentes automotivos conseguem identificar facilmente se as juntas desejadas pelo comprador são capazes de cumprir com as demandas apresentadas. 

Precisa substituir a junta do cabeçote do seu veículo, mas não sabe onde comprá-la com segurança e assertividade? O Soluções Industriais pode ajudá-lo!

Solicite um orçamento em nossa plataforma para entrar em contato diretamente com excelentes fornecedores de peças automotivas. 

E se precisar de dicas sobre como realizar a troca de uma junta do cabeçote, o Soluções Industriais também é o lugar ideal. Role até o final da página e confira um conteúdo exclusivo sobre o assunto! 


Ver maisVer menos

Junta do Cabeçote

Como realizar a troca de uma junta do cabeçote?

A substituição da junta do cabeçote é um procedimento complexo e requer habilidades mecânicas avançadas. Por isso, a troca deve ser realizada apenas por profissionais especializados. 

Com relação ao procedimento em si, o primeiro passo é desconectar o cabo da bateria para evitar curtos-circuitos acidentais e remover as partes necessárias para acessar o cabeçote. 

Após isso, solte os parafusos do cabeçote defeituoso em uma sequência específica e gradual para evitar tensões desnecessárias. Caso sejam reutilizáveis, é interessante lubrificar esses acessórios de fixação.

Em seguida, é necessário limpar todo o bloco do motor com o auxílio de ferramentas adequadas, como uma espátula, e aparelhos fornecedores de ar comprimido.  

Nessa etapa, é importante manter a rugosidade do bloco intacta, já que o fator interfere diretamente na capacidade de vedação da junta de cabeçote. 

Com a limpeza concluída, a junta do cabeçote pode ser cuidadosamente alinhada aos seus respectivos furos. Para finalizar, basta fixar os parafusos adequadamente, evitando folgas ou apertos excessivos.

Vale ressaltar ainda que o próprio fabricante da junta indica os torques medidos e angulares corretos para garantir uma boa vedação. 

Quer adquirir uma junta de cabeçote com os maiores especialistas em peças automotivas ou encontrar empresas aptas para substituí-la? Então, solicite uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação