Buscas relacionadas:

Envasadora de pó

A envasadora de pó é utilizada para envasar produtos como café, açúcar, especiarias e cosméticos em diversos tipos de embalagens, como sachês, sacos, potes e frascos. Esse equipamento realiza o processo de enchimento preciso e eficiente, garantindo alta produtividade e a dosagem correta do pó. Saiba mais sobre a máquina conferindo os tópicos abaixo!


  • Qual a função de uma envasadora de pó?
  • Como funciona a máquina envasadora de pó?
  • Características da envasadora de pó
  • Como escolher a melhor envasadora de pó?
  • Cuidados com o uso da envasadora de pó

Qual a função de uma envasadora de pó?

A envasadora de pó é uma máquina utilizada para encher embalagens, como sachês, sacos, potes ou caixas, com produtos em forma de pó. 

Sua principal função é automatizar o processo de envase, proporcionando maior eficiência, precisão e velocidade em comparação com o envase manual.

Para isso, ela conta com um sistema de dosagem e controle de fluxo, que garante a precisão de 99,5% no enchimento dos recipientes, evita desperdícios e mantém a consistência do produto.

Seu mecanismo também é projetado para manipular diferentes tipos de pós, como um envasadora de pó sache, desde os mais finos e fluidos até os mais densos e granulados, o que torna a envasadora de pó uma máquina extremamente versátil e amplamente utilizada na indústria. 

Como funciona a máquina envasadora de pó?

O funcionamento padrão de uma máquina envasadora de pó geralmente segue um fluxo sequencial para realizar o envase eficientemente.

No início do processo, os recipientes vazios são posicionados em uma correia transportadora que move os recipientes para as diferentes etapas do processo de envase.

Em seguida, é feita a dosagem do produto. Dependendo do tipo de envasadora de pó, podem ser utilizados diferentes dispositivos de medição, como copos volumétricos, pistões, roscas dosadoras ou sistemas por peso. 

Após a dosagem, o produto é transferido para os recipientes de forma controlada. Isso pode ser realizado por meio de bicos ou tubos de enchimento, nos quais os pós fluem sob gravidade ou são impulsionados por pressão.

Após o enchimento, dependendo do tipo de embalagem e das necessidades do produto, a máquina envasadora pode ter recursos adicionais, como sistemas de vedação, selagem térmica, aplicação de tampas ou outros métodos de fechamento passados em uma esteira modular

Características da envasadora de pó

As envasadoras de pó são equipadas com sistemas de automação e controle para garantir a precisão, a segurança e a eficiência do processo de envase. 

Sendo assim, elas podem incluir sensores, controladores lógicos programáveis (CLPs) e interfaces de operação para monitorar e controlar parâmetros como dosagem, enchimento, vedação e transporte dos recipientes.

Outra importante característica da máquina envasadora de pó é a sua capacidade de produção, que está relacionada à velocidade de enchimento, que varia conforme o tipo de produto e a precisão requerida como o uso de uma correia de pvc.

Além da precisão, a envasadora pó é uma máquina desenvolvida dentro dos requisitos de segurança alimentar da Anvisa e outros órgãos regulamentadores, como a FDA.

Com essas aprovações, é possível garantir a máxima higiene dos produtos manipulados no processo de envase.

Por fim, vale ressaltar que as informações detalhadas variam de acordo com o modelo, o fabricante e as necessidades do cliente. Portanto, é importante ficar muito atento durante o processo de escolha. 

Como escolher a melhor envasadora de pó?

A escolha de uma envasadora de pó é um importante investimento para empresas de pequeno, médio e grande porte, pois pode resultar em avanços significativos na cadeia produtiva, como a otimização de processos.

Por isso, é fundamental estar atento aos critérios de escolha do produto, a fim de encontrar uma máquina adequada para as necessidades do negócio como uma empresa de esteira de aço.

Alguns critérios que podem ajudar a escolher a máquina certa incluem:

Volume de produção

Antes de escolher uma nova máquina industrial, seja um cavalete de carga ou uma envasadora de pó, é importante entender qual é a capacidade produtiva da empresa e o seu volume de produção. 

Analisando essas necessidades, é possível determinar qual tamanho a envasadora deve ter e a quantidade necessária por envase que ela deve atender. 

Tipo de embalagem

O modelo de embalagem é outro fator importante, pois influencia no tipo de máquina envasadora de pó que o negócio precisa.

Geralmente, esses equipamentos realizam o enchimento de recipientes com diferentes características, como sachês, potes e sacos.

Por isso, é interessante optar por uma máquina compatível com a embalagem que pretende encher, a fim de obter os mecanismos de dosagem, selagem e pesagem corretos.

Automação

Avalie suas necessidades de produção e escolha uma envasadora que atenda a esses requisitos, especialmente considerando que existem equipamentos automáticos e semiautomáticos. 

Além disso, algumas envasadoras possuem recursos tecnológicos avançados, como alimentação automática de pó, controle de dosagem por computador e capacidade de integração com outros equipamentos de embalagem, que devem ser analisados. 

Em geral, lembre-se de que as necessidades de cada empresa podem variar, portanto, é importante considerar seus requisitos específicos ao escolher a melhor envasadora de pó para suas operações.

Cuidados com o uso da envasadora de pó

Dependendo do modelo da envasadora de pó e do seu método de envase, é possível que ocorra uma espécie de névoa em alguns processos.

Essa névoa pode acontecer em duas situações: quando o pó entra em contato com o ar momentos antes de entrar na embalagem ou quando o ar presente na embalagem precisa sair para dar espaço para o pó.

Isso acontece principalmente com pós finos, como achocolatados, farinha de trigo, café e açúcar. 

Apesar de ser comum, isso pode resultar em perdas de produto, além de sujar a máquina e o ambiente de trabalho.

Por isso, é recomendado o uso de um exaustor com ou sem filtro para minimizar a dispersão do pó durante os processos de envase. 

Encontre as melhores ofertas de envasadoras de pó em um só lugar! Solicite agora mesmo um orçamento com os parceiros do Soluções Industriais e tenha acesso a uma ampla variedade de fornecedores especializados no segmento. 

E se quiser saber mais informações sobre o equipamento, confira o conteúdo disponível no final da página!


Ver maisVer menos

Envasadora de pó

A envasadora de pó é fundamental para agilizar e automatizar o processo de enchimento, proporcionando maior produtividade e qualidade aos produtos embalados.

Em outras palavras, ela preenche as embalagens dispostas na correia transportadora, dosando a quantidade exata de produto em cada recipiente. 

Aumente a eficiência da sua linha de produção com as melhores envasadoras de pó disponíveis no mercado. Solicite agora mesmo um orçamento com os parceiros do Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina, e aproveite!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação