Buscas relacionadas:

Isolamento acústico

O isolamento acústico é um dos métodos mais utilizados atualmente em áreas residenciais e comerciais para abafar ruídos e evitar que sons internos possam incomodar de alguma forma o ambiente interno. Dessa forma, é um método que já vem somando consideráveis clientes nos últimos anos. Para saber mais sobre o que é, benefícios e muito mais, veja os tópicos abaixo!

  • O que é isolamento acústico?
  • Benefícios do isolamento acústico?
  • Como o isolamento acústico é feito?
  • Como funciona o isolamento e quais os modelos
  • Materiais para isolamento acústico
  • Diferença entre isolamento acústico, térmico e termoacústico
  • Diferenças entre absorção sonora e isolamento acústico
  • Outras formas de garantir conforto termoacústico

O que é isolamento acústico?

Existem vários métodos de isolamento no mercado atual, principalmente quando se trata de manter o conforto dentro de casa.

No entanto, o isolamento acústico é uma forma muito útil de evitar que ruídos externos possam atrapalhar o andamento de ações dentro de um ambiente. 

Assim, ele funciona como um bloqueador para o som ou ruído entre diferentes ambientes, garantindo qualidade de vida e conforto para os clientes.

Em geral, ele é utilizado para evitar ruídos aéreos, como vozes, barulhos feitos no trânsito, aviões, construções, músicas e vários outros.

O revestimento acústico é feito com barreiras, ou seja, paredes, portas, janelas, divisórias e outras formas de barrar ou minimizar o efeito das ondas sonoras.

Quanto maior a massa desses componentes, maior é o índice de aproveitamento do isolamento acústico.

O isolamento acústico residencial é feito para minimizar o som de passos dos apartamentos ao seu redor, tanto superior quanto inferior.

A própria vibração causada pelo caminhar de pessoas pode ser absorvida por esse material, evitando que essas ondas sonoras possam chegar até um ambiente determinado.

Dessa forma, o isolamento acústico é uma das principais formas de garantir conforto e bem-estar no seu dia a dia, evitando ruídos e barulhos em geral.

Isolamento acústico de absorção

O revestimento acústico de absorção é um método específico de garantir a absorção do som por meio de placas de espuma para isolamento acústico.

Ou seja, ele constrói uma barreira entre ambientes, evitando que ele se propague por meio de vibrações pelas paredes.

Sendo assim, a sua aplicação pode ser feita em:

  • Paredes;
  • Tetos rebaixados;
  • Paredes de drywall e outros.

De modo improvisado, eles podem ser construídos com caixas de ovos pregadas em paredes.  

No entanto, é importante compreender que conforme a umidade do local vai aumentando, esse material tem um desgaste mais rápido.

Por isso, é essencial entrar em contato com um fornecedor para garantir um produto de qualidade.

Benefícios do isolamento acústico?

Os benefícios do isolamento acústico são variados e atendem várias necessidades dos clientes que buscam por conforto acústico.

Assim, o revestimento acústico proporciona:

  • Prático;
  • Excelente custo-benefício;
  • Simples instalação;
  • Variedade de modelos;
  • Bem-estar;
  • Conforto acústico;
  • Baixo custo de investimento;
  • Durabilidade.

Esses benefícios são percebidos ainda nos primeiros dias de uso, pois é um produto que tem alta performance a curto, médio e longo prazo.

Além disso, o revestimento acústico proporciona mais conforto ambiente para os clientes, a fim de garantir que o som seja abafado antes de adentrar o local.

A partir disso, consultar um bom fornecedor é essencial e garante maiores vantagens de uso para você. 

Como o isolamento acústico é feito?

Um dos métodos de fabricação mais comuns do isolamento acústico é a utilização de caixa de ovo. 

Ainda assim, não são materiais recomendados para fazer esse tipo de isolamento, principalmente devido a durabilidade e desgaste desse recurso.

Elas até podem atuar no tratamento acústico do ambiente, mas não devem ser utilizadas por serem muito frágeis e, dependendo da procedência da caixa de ovo, causar a proliferação de fungos e bactérias.

O revestimento acústico mais apropriado é composto por materiais próprios, como lã de vidro ou espuma acústica, antes de fechar o gesso ou drywall.

Em casos de janelas e portas, é comum que o isolamento acústico já venha instalado no produto.

Mas é de extrema importância que um profissional qualificado faça essa instalação devido a garantia de um bom isolamento acústico.

Ainda que o isolamento de som possa ser feito de maneira independente, para que ele possa ser efetivo de fato, é necessário alguém com experiência para fazer esse processo.

Caso contrário, há grandes possibilidades de que o isolamento acústico seja feito de maneira incorreta e não funcione da maneira que deveria.

Como funciona o isolamento e quais os modelos

Para fazer o revestimento acústico de um ambiente, é importante se atentar aos modelos de uso.

Afinal, os modelos presentes no mercado atendem a maioria das necessidades dos clientes.

Sendo assim, os modelos de isolamento acústico disponíveis no mercado são feitos por meio de mantas acústicas de vários níveis.

A manta nível 1 possui um isolamento de som mais simples, sendo ideal abafar o som da movimentação de pessoas e móveis.

Com esse nível, é possível amenizar variações de temperatura em até 3°C, sendo recomendada para locais onde essas mudanças não sejam tão bruscas.

A manta nível 2 é mais potente, sendo especializada no abafamento de sons de instrumentos musicais e obras.

No nível 2, é possível comportar variações de até 5°C, permitindo que um ambiente fique mais quente ou mais frio que o exterior. 

Para um revestimento acústico mais potente, é utilizada a lã de PET, que é um produto sustentável, feito a partir do reaproveitamento de garrafas recicladas.

Sendo assim, esses tipos de isolamentos atuam diretamente como uma barreira para abafar o som e absorver impactos que vem das ondas sonoras.

São excelentes materiais e proporcionam mais conforto acústico e térmico para a maioria dos ambientes.

Materiais para isolamento acústico

Os materiais mais apropriados para realizar o isolamento acústico de um ambiente são divididos pela sua eficácia.

Ou seja, cada um tem uma especificação de uso que favorece o conforto acústico e possibilita mais opções para os clientes.

Sendo assim, eles são:

Lã de vidro

A lã de vidro é um tipo de isolante de som feito de sílica e sódio, sendo comercializada em forma de lã e tem um alto poder de absorção.

Lã de rocha

Esse isolamento acústico é feito de fibras de basalto e resina sintética, sendo aplicada em forros e divisórias, comercializada em mantas ou painéis.

Vermiticulita

O revestimento acústico de vermiticulita é um material de baixa densidade, constituído por mica, com um poder de expansão de até vinte vezes do seu tamanho em ambientes quentes.

Espuma elastomérica

Conhecida também como espuma acústica, esse tipo de isolamento sonoro é derivado do poliuretano poliéster (PU), sendo muito utilizado em escritórios, salas de som, auditórios e outros.

Fibra de coco

É um excelente isolante de som, sendo uma mistura de cortiça, uma referência para a absorção de baixa frequência, é um produto que consegue absorver ondas de baixa frequência.

Quer saber mais sobre revestimento acústico? Veja todas as ofertas que o Soluções Industriais selecionou para você!

Ver maisVer menos

Isolamento acústico

Diferença entre isolamento acústico, térmico e termoacústico

Esses três tipos de revestimentos são excelentes opções para os clientes que buscam por conforto e bem-estar.

No entanto, cada um tem uma especificação de uso, o que garante maior potência para cada situação de uso.

Isolamento Térmico

O isolante térmico é um produto utilizado para garantir a estabilidade da temperatura dentro de um ambiente.

Ou seja, é um item muito utilizado em locais muito quentes ou muito frios, para garantir que o ambiente interno não sofra tanto com essas variações de temperatura. 

Isolamento acústico

O revestimento acústico é um tipo de isolamento que também proporciona conforto, mas é em relação ao barulho externo.

Assim, é um excelente produto para quem busca por ambientes mais silenciosos e que não tenha tanta influência de barulhos vindos de fora.

Isolamento termoacústico

Esse isolamento é perfeito para quem quer conciliar tanto a estabilidade térmica quanto a diminuição de ruídos.

É constituída por uma camada que adere facilmente às estruturas, como o drywall com isolamento acústico ou placas de isolamento acústico.

Dessa forma, esses três tipos de isolamento tem suas propriedades e atendem às principais demandas dos clientes.

Diferenças entre absorção sonora e isolamento acústico

A absorção sonora, diferentemente do isolamento acústico, evita que o som se torne muito alto dentro de um ambiente por meio da dissipação e transmissão sonora.

Ela é feita por meio de placas leves, com pouca massa, moles e porosos, garantindo que o som não deixe de passar, mas grande parte dele será afastado.

Em contrapartida, o isolamento do som é feito por meio de materiais pesados, com mais massas, duros e lisos, como o concreto, aço, chumbo e outros.

Ele barra completamente a passagem do som, garantindo que o ambiente interno não sofra interferências externas.

Por isso, esses dois tipos de revestimento acústico podem ser utilizados pelos clientes, dependendo apenas da necessidade de cada um.

O abafador de som para quarto combinado com o jateamento acústico, por exemplo, combinam esses dois processos e garantem maior bem-estar para aquele ambiente.

Sendo assim, são peças essenciais dentro do dia a dia de várias residências, sendo isolador de som de alta qualidade.

Outras formas de garantir conforto termoacústico

Existem outras formas de garantir o conforto termoacústico de um ambiente, principalmente com a utilização de materiais específicos.

A janela com isolamento acústico e a porta com isolamento acústico são exemplos práticos desse tipo de isolamento. 

Outra maneira de garantir isso, é fazendo a manutenção regular das suas tubulações, evitando que elas façam ruídos indesejáveis, a instalação de um isolador de som colabora significativamente nesse processo. 

A manutenção do seu telhado também é uma forma de manter o conforto termo acústico no ambiente, pois evita que ela absorva ou dissipe calor demais, sem contar que é mais uma barreira para o som.

Para saber mais sobre isolamento acústico, entre em contato já com os parceiros do Soluções Industriais e solicite o seu orçamento, a fim de cotar com os melhores fornecedores do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação