Manequim para loja
O manequim para loja é um expositor muito utilizado no setor comercial para ilustrar peças de roupa, acessórios e produtos diversos com base em medidas reais. Isso ajuda o cliente a verificar o caimento das vestimentas, além de destacar os produtos de forma criativa, estratégica e atraente. Saiba mais sobre os benefícios do manequim no conteúdo a seguir!
- O que é e para que serve o manequim para loja?
- Vale a pena utilizar um manequim para loja?
- Tipos de manequins para loja
- Como escolher o melhor manequim para loja?
- Cuidados com um manequim para loja
- Quais outros tipos de expositores existem?
![MANEQUIM PARA LOJA](https://www.solucoesindustriais.com.br/images/produtos/imagens_12137/manequim-masculino_12137_430299_1660331501571_cover.png)
O que é e para que serve o manequim para loja?
O manequim para loja é um item essencial no setor do varejo, especialmente em lojas de moda e vestuário.
Ele é uma representação em tamanho real do corpo humano, geralmente feita de plástico ou fibra de vidro, com a função de exibir roupas e acessórios de forma atrativa para os clientes.
Esse tipo de expositor é colocado estrategicamente nas vitrines e no interior das lojas, pois permite que os consumidores visualizem como as peças de vestuário ficam no corpo e ajuda a criar um ambiente de compras mais agradável.
Vale a pena utilizar um manequim para loja?
Ao investir em um manequim de loja, é possível garantir inúmeros benefícios para o negócio. Um dos principais é o impacto visual que os manequins proporcionam.
Eles são fabricados em diferentes tamanhos e com poses criativas para ilustrar como o look ficaria no cliente, algo que pode estimular o desejo de compra.
Isso também contribui para a valorização das peças, que, ao serem vestidas no manequim, ganham destaque e chamam a atenção do cliente para uma coleção específica, peças em lançamento ou itens promocionais.
Além disso, os manequins ajudam a transmitir a comunicação visual da marca. Uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode utilizar o item para passar a sensação de energia, ação e movimento por meio de poses atléticas.
Dessa forma, é possível criar um ambiente interativo, que transmite a identidade da empresa e gera ainda mais conexão com seu público-alvo.
Tipos de manequins para loja
O manequim de loja é um expositor extremamente versátil, pois pode ser fabricado em diferentes tamanhos, poses e cores.
Apesar dessas características, o manequim se difere principalmente pelo seu material de confecção, que tem maior influência na resistência, qualidade, durabilidade e preço do produto.
Os principais materiais utilizados na fabricação do manequim de loja são:
- Madeira;
- Plástico;
- Metal;
- Fibra de vidro.
Explicando as características de cada material, os manequins de madeira são conhecidos pela sua alta resistência e durabilidade, sendo capazes de suportar o manuseio diário e resistir a impactos leves.
Já os produtos de plástico são populares por sua versatilidade de cores, poses e tamanhos. Eles também costumam ser mais leves e possuem um custo mais acessível.
Por outro lado, o manequim de metal é um modelo mais moderno, pesado e de custo mais alto. Essa opção apresenta alta resistência a impactos e longa vida útil.
Por último, o manequim de fibra de vidro tem como principal característica a sua resistência a impactos e deformações, além de manter sua aparência e estrutura por um longo período.
Outra característica relevante sobre esse modelo é o seu forte apelo estético, uma vez que sua superfície é brilhante, sofisticada e atraente.
Além do tamanho, pose e material, o manequim para vitrine pode representar partes específicas do corpo, como o manequim de busto, de mão e de cabeça, ou seguir formatos de corpos femininos e masculinos de adultos, adolescentes, crianças e bebês.
Como escolher o melhor manequim para loja?
Investir em um expositor para loja é sempre uma decisão importante para um empreendimento, seja ele um manequim, uma arara de chão, um balcão ou simplesmente um conjunto de prateleiras.
Por isso, a escolha dos manequins deve ser feita com base em alguns fatores-chave que irão facilitar na hora de investir nesse mobiliário tão importante. São eles:
Tamanho
O tamanho é um fator crucial na escolha de um manequim para loja. Isso porque ele precisa representar medidas reais para o cliente se basear, mas não deve ser grande a ponto de dificultar a passagem.
Portanto, certifique-se de que os manequins se encaixem adequadamente, sem criar uma sensação de superlotação ou falta de espaço.
Estilo da loja e público-alvo
É fundamental que o manequim de vitrine ou do interior da loja esteja alinhado com a estética da loja para criar uma experiência de compra coesa.
Isso inclui a matéria-prima, as poses e as cores escolhidas para confeccioná-lo, que juntas devem fazer sentido para o público-alvo da marca.
Uma marca de roupas infantis, por exemplo, pode explorar a criatividade e apostar em um manequim de vitrine e modelos coloridos, mas sempre adequando o item ao biotipo de uma criança.
O mesmo se aplica a uma loja de ternos e roupas sociais. Nesse caso, é importante adequar o manequim de loja para a altura média dos clientes e não ousar muito nas poses para não perder a seriedade e elegância.
Orçamento
Defina um orçamento para a compra dos manequins e encontre um equilíbrio entre qualidade e custo.
Lembre-se de que o investimento em manequins de qualidade pode ser um benefício a longo prazo, pois eles são duráveis e evitam substituições frequentes.
No Soluções Industriais, você encontrará manequins com excelente relação custo-benefício. Solicite um orçamento sem compromisso e conheça o versátil catálogo fornecido por nossos parceiros!
E se quiser dicas para conservar os seus manequins e conhecer outros expositores para a sua loja, confira o conteúdo que preparamos para você no final da página!