Buscas relacionadas:

Cano De Cobre Para Gás

O cano de cobre para gás é projetado para transportar gases, como o gás natural (GN), o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou o gás propano, de um ponto para outro de forma segura e eficiente. Esse tubo pode ser rígido ou flexível, além de resistir a altas temperaturas e pressões. Quer conhecer mais vantagens do acessório? Confira os tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve o cano de cobre para gás?
  • Vantagens de utilizar o cano de cobre para gás
  • Normas técnicas do cano de cobre para gás
CANO DE COBRE PARA GÁS

O que é e para que serve o cano de cobre para gás?

O cano de cobre para gás é uma excelente opção para instalações em residências, indústrias, restaurantes e qualquer outro ambiente. 

Resumidamente, o item é responsável por fazer a conexão entre diferentes pontos do sistema de distribuição de gás. 

Para exemplificar, o cano é conectado a aparelhos como os fornos e medidores de gás para garantir o fornecimento adequado do recurso. 

O fluxo de gás que passa em seu interior é liberado ou bloqueado por válvulas, peças que giram ou fazem movimentos verticais quando abertas e fechadas. 

O acionamento de uma válvula pode ser manual ou totalmente automático, dispensando a supervisão humana. 

Vale mencionar ainda que o cano de cobre para gás de cozinha costuma ser comercializado com estrutura rígida em diferentes tamanhos e diâmetros. 

Apesar disso, nada impede que o cliente encontre um tubo flexível fabricado com o mesmo material para transporte de GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GN (gás natural), geralmente com o nome de “mangueira de gás”. 

Essa versatilidade de opções faz com que o tubo de cobre para gás preço varie consideravelmente no mercado. 

Já com relação à instalação, é importante saber que o cano de cobre para gás de cozinha pode ser mantido fora das paredes, embutido e até mesmo enterrado. 

Independentemente de qual seja a escolha, é obrigatório que a montagem seja realizada por profissionais qualificados e em conformidade com as normas de segurança estabelecidas, a fim de garantir a segurança dos usuários e evitar vazamentos ou acidentes. 

Em casos de manutenção ou reparos, também é recomendável contar com especialistas para garantir a integridade e eficiência do sistema.

Vantagens de utilizar o cano de cobre para gás

Existem diversas vantagens sobre o cano de cobre para gás que merecem ser destacadas. Em primeiro lugar, o material possui uma longa vida útil e dispensa reparos constantes, desde que bem conservado. 

De maneira geral, recomenda-se apenas realizar inspeções visuais em sua superfície periodicamente para identificar desgastes ou vazamentos.  

Caso seja preciso qualquer manutenção corretiva, deve-se fechar completamente o registro de gás e solicitar o serviço de reparo a um profissional antes de utilizar o cano novamente. 

Também é necessário mencionar que o cano de cobre é muito resistente a altas pressões e temperaturas, condições comuns em indústrias de diferentes segmentos. 

Outro ponto interessante é o ótimo isolamento térmico oferecido pelo cano de cobre para gás de cozinha e indústria. 

O item é capaz de conservar o aquecimento do gás por um longo período, evitando que se gaste mais energia para manter sua temperatura interna. 

Além disso, o cobre é naturalmente antimicrobiano, o que impede o crescimento de microorganismos e contribui para a manutenção da qualidade do gás transportado.

Outra vantagem notável é a resistência do material à corrosão e à ação de agentes químicos presentes no ambiente. 

Isso significa que o cano de gás cobre mantém sua integridade ao longo do tempo, proporcionando uma solução confiável e duradoura para sistemas de gás.

Para concluir, o cano de cobre para gás de cozinha também beneficia o meio ambiente, pois é reciclável.

O descarte correto do cobre, assim como seu encaminhamento para centros de reciclagem autorizados, contribui para reduzir a quantidade de lixo acumulado no planeta.

A importância de adquirir canos e conexões de boa qualidade

A aquisição de canos e conexões de boa qualidade para o transporte de gases e líquidos contaminantes evitam grandes dores de cabeça para os administradores de indústrias. 

Isso porque os órgãos reguladores brasileiros costumam aplicar multas pesadas e interditar áreas de trabalho quando ocorrem vazamentos, principalmente se afetarem a fauna e flora da região. 

Além disso, canos e conexões compatíveis garantem a segurança dos trabalhadores, pois minimizam os riscos de acidentes e a exposição a substâncias nocivas. 

Isso contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas vigentes de segurança. 

Normas técnicas do cano de cobre para gás

A fabricação do cano de cobre para gás sem costura no Brasil deve seguir a norma ABNT NBR 13206. 

Esse conjunto de regras estabelece os requisitos técnicos e dimensionais para a produção e o uso de tubos de cobre “leves”, “médios” e “pesados”. 

Além do gás de cozinha, devem respeitar a norma em questão os tubos que transportam gases refrigerantes, medicinais e combustíveis. 

Outras normas técnicas populares quando se trata da fabricação e instalação do cano de cobre são a NBR14745 e a NBR 11720. 

A primeira indica os requisitos essenciais para os tubos de cobre flexíveis sem costura, enquanto a segunda está relacionada com as conexões para união dessas tubulações. 

Para concluir, a instalação do cano de cobre para gás de cozinha ou industrial também deve considerar as características de cada fluido. 

Por exemplo, a NBR 13932 faz indicações para instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP) e a NBR 13933 para gás natural (GN). 

Transporte fluidos gasosos com total segurança e praticidade! Solicite um orçamento de canos de cobre no Soluções Industriais e entre em contato com os melhores fabricantes e fornecedores do segmento! 

Você também pode conferir mais detalhes sobre essa tubulação no conteúdo disponibilizado no final desta página! 


Ver maisVer menos

Cano De Cobre Para Gás

O cano de cobre para gás está presente em residências, comércios e indústrias dos mais diversos ramos, graças a suas propriedades únicas. 

O item apresenta grande resistência contra corrosão, altas pressões e temperaturas, fortes impactos, deformações, perfurações, entre outros danos que poderiam afetar facilmente materiais de baixa qualidade.

Normalmente, os fornecedores de cano de cobre para gás de cozinha ou indústria comercializam o acessório com estrutura rígida. No entanto, também é possível solicitar um “tubo flexível de cobre”, geralmente chamado de mangueira de gás. 

Agora que você já sabe tudo sobre o cano de cobre para o transporte de gás, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação