Buscas relacionadas:

Tubulação Industrial

A tubulação industrial permite o transporte seguro de líquidos, gases e partículas sólidas, inclusive quando esses são quimicamente agressivos. Ela é composta por tubos, conexões e válvulas feitas de materiais resistentes a altas pressões e temperaturas e pode ser encontrada em várias cores. Entenda melhor sobre as características do sistema nos tópicos abaixo! 

  • O que é a tubulação industrial?
  • Onde é utilizada a tubulação industrial?
  • Tipos de tubulações industriais
  • Vantagens da tubulação industrial 
  • Como é feita a montagem da tubulação industrial? 
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL

O que é a tubulação industrial?

A tubulação industrial é formada por tubos, conexões e válvulas, componentes essenciais no transporte de líquidos, gases e até partículas sólidas em diferentes segmentos. 

Além da função primária de transporte, o sistema desempenha um papel crucial na distribuição, controle e regulagem dos fluidos e materiais que circulam pelos sistemas. 

Por isso, é necessário considerar diversos fatores, como resistência à corrosão, pressão e temperatura, ao escolher os materiais e técnicas de montagem de tubulação industrial.

As tubulações industriais também podem ser projetadas considerando normas e regulamentações específicas de cada setor de aplicação, a fim de assegurar a integridade dos sistemas e a proteção do meio ambiente.

Profissionais especializados, como engenheiros e técnicos em tubulação, desempenham um papel fundamental na concepção, instalação e manutenção desses sistemas, garantindo o funcionamento seguro e eficaz das operações industriais.


Por que investir em excelentes tubulações industriais?

Um vazamento em tubulações industriais pode significar grandes prejuízos financeiros e à imagem da organização. 

Isso porque a legislação brasileira inclui a aplicação de multas pesadas quando uma matéria-prima ou produto final usado nas indústrias afeta a saúde dos trabalhadores.

Além disso, se o vazamento ultrapassar os limites da indústria, pode prejudicar a fauna e flora da região, causando danos ambientais significativos que poderiam até mesmo ocasionar a prisão dos responsáveis pelo negócio.

Uma tubulação ruim também pode causar contaminações dos insumos produzidos e resultar em interrupções na produção. 

Esses são motivos suficientes para investir em uma tubulação industrial de qualidade, independentemente do ramo em que se atue.


Onde é utilizada a tubulação industrial?

A tubulação industrial é utilizada em qualquer segmento, já que dificilmente se produz mercadorias ou alimenta equipamentos sem o uso de água, ar comprimido, gás, óleo ou substâncias semelhantes. 

Algumas das áreas que mais solicitam a instalação são: 

  • Indústria química; 
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria farmacêutica; 
  • Indústria de cosméticos;
  • Indústria de petróleo e gás; 
  • Siderúrgicas e metalúrgicas;
  • Usinas de geração de energia; 
  • Construção civil e infraestrutura;
  • Estações de tratamento de água e efluentes. 
Vale destacar que a segurança proporcionada por tubulações industriais de alta qualidade é essencial em determinados ramos, como o alimentício e o farmacêutico. 

Isso porque tubos e conexões de qualidade evitam que agentes contaminantes entrem em seus interiores e acabem se misturando às matérias-primas usadas na produção de bebidas, massas, molhos, remédios, entre outros produtos. 

Tipos de tubulações industriais

Uma tubulação industrial pode ser classificada de acordo com seu material, cor ou modo de fabricação. Os tópicos abaixo trazem detalhes de cada categorização!

Material

Existem vários tipos de materiais utilizados na fabricação de tubulações industriais, como metais e termoplásticos. 

Por exemplo, é possível encontrar tubo de latão, tubo de inox, tubo de aço carbono, tubo de cobre, tubo PPR, tubo de polietileno, entre outros.

Essa versatilidade de matérias-primas também é expandida para a fabricação das conexões hidráulicas e pneumáticas, pois existem opções como a conexão de aço inox, de ferro fundido, de PVC, etc. 

Vale ressaltar que cada material tem propriedades específicas, o que o torna mais ou menos adequado a determinados segmentos industriais.

Cor

A cor das tubulações industriais é determinada pela NBR 6493 e tem como objetivo sinalizar o tipo de substância transportada e, portanto, minimizar o risco de acidentes. 

Entre as mais comuns destacam-se: 

  • Vermelho: sistema de combate a incêndios; 
  • Verde: sistemas de abastecimento de água; 
  • Amarelo: sistemas de gases não liquefeitos; 
  • Azul: sistemas de ar comprimido;
  • Cinza alumínio: sistemas de gases liquefeitos; 
  • Laranja: sistemas de produtos químicos não gasosos; 
  • Preto: sistemas de produtos inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. 
Além dessas tonalidades, as tubulações podem ser cinza-claro (vácuo), marrom (minérios e petróleo bruto), branco (vapor), lilás (álcalis e soda caustica), entre outras. 
Modo de fabricação 

As tubulações industriais metálicas podem ser montadas com ou sem costura. Os tubos com costura passam por soldagem e costumam ser mais baratos que os modelos sem costura. 

Por outro lado, uma tubulação industrial sem costura suporta pressões maiores e é fabricada a partir de fundição, extrusão ou laminação. 

Vantagens da tubulação industrial

Uma boa tubulação industrial proporciona diversas vantagens ligadas à segurança e eficácia das operações. 

Em primeiro lugar, as tubulações industriais são cuidadosamente projetadas para terem um ótimo desempenho durante longos períodos, mesmo quando as indústrias onde estão instaladas atendem grandes demandas todos os dias. 

Isso significa que dificilmente as atividades serão interrompidas por conta dessas estruturas, desde que se siga um plano adequado de manutenção de tubulação industrial. 

Também é interessante saber que um sistema de tubulações pode passar por tratamentos adicionais para aprimorar ainda mais sua capacidade protetiva.

É o caso da tubulação industrial metálica que recebe um revestimento anticorrosivo, algo essencial para lidar com substâncias quimicamente agressivas. 

Além disso, uma tubulação bem projetada e instalada contribui para a eficiência energética das operações, pois permite um transporte mais eficaz de fluidos e gases, o que minimiza perdas e garante um melhor aproveitamento dos recursos.

Quer encontrar tubulações de vários tipos com o melhor custo-benefício do mercado? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. 

No final desta página, você também consegue encontrar um conteúdo relacionado as principais observações para realizar uma montagem de tubulação industrial. Confira! 

Ver maisVer menos

Tubulação Industrial

Como é feita a montagem da tubulação industrial? 

A montagem de uma tubulação industrial envolve várias etapas, que vão do projeto aos testes finais. As especificações das principais estão abaixo: 

  • Projeto: O primeiro passo é contar com um bom planejamento feito por engenheiros civis e/ou químicos;
  • Preparação do local: Em seguida, deve-se eliminar qualquer obstáculo que possa atrapalhar a passagem das tubulações industriais, independentemente dos tubos ficarem expostos ou no interior das paredes;
  • Corte dos tubos: Se necessário, os tubos podem ter suas dimensões readequadas; 
  • Montagem dos tubos e acessórios: Com as etapas anteriores concluídas, os tubos podem ser ligados às conexões. Além disso, é o momento de instalar as válvulas responsáveis por liberar e bloquear o fluxo da substância a ser transportada;
  • Testes finais: O serviço de montagem de tubulação industrial é concluído com testes de pressão e antivazamento. 

Em alguns casos, o projeto pode incluir a aplicação de uma placa de lã de rocha ou outro material capaz de proporcionar isolamento térmico e diminuir vibrações. 

Agora que você já sabe tudo sobre as tubulações industriais, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens da nossa plataforma!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação