Buscas relacionadas:

Adesivo para lixo

Um adesivo para lixo é um item de identificação de qualidade, que pode aumentar o nível de eficácia das operações de coleta seletiva e, assim, ajudar na preservação dos recursos naturais. Para isso, o acessório deve ser selecionado com cuidado, fazendo com que seja necessário conhecer previamente as características, benefícios e aplicações. Saiba mais navegando pelos tópicos!

  • Características e benefícios do adesivo para lixo

  • Aplicações do adesivo para lixo

Características e benefícios do adesivo para lixo

Em uma visão geral, o adesivo para lixo é um elemento essencial em uma boa gestão dos resíduos, podendo apresentar diferentes características para isso. 

Isso porque eles podem ser usados para identificar vários tipos de resíduos, como lixo comum, reciclável, contaminante, entre outros. 

Além dos produtos de diferentes cores vistos no dia a dia, como o vermelho para plástico, o verde para vidro, o azul para papel, o amarelo para metal e o marrom para orgânicos, também é possível encontrar: 

  • Preto: madeira; 

  • Cinza: produtos não recicláveis; 

  • Branco: resíduos de serviços de saúde;

  • Laranja: resíduos perigosos; 

  • Roxo: resíduos radioativos. 

Seguir essas cores dos adesivos facilita o trabalho, pois uma tonalidade específica pode indicar se o item pode ou não ser reciclado. 

Como se não bastasse essas características, é possível encontrar diferentes símbolos impressos, especialmente quando se trata do plástico, que pode ter as seguintes numerações:

  • 1: PET;

  • 2: PEAD;

  • 3: PVC;

  • 4: PEBD;

  • 5: PP;

  • 6: PS;

  • 7: Outros (policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos).

Vale citar que metais como alumínio e aço, bem como materiais de longa vida e grande durabilidade também possuem símbolos especiais além do tradicional da coleta. 

É importante destacar que, no mercado nacional, os produtos são desenvolvidos com diferentes matérias-primas, sendo o vinil uma das mais populares.  

A utilização é tão ampliada devido ao fato do material ter um excelente custo-benefício, adaptando-se a diferentes superfícies e sendo muito resistente mesmo em ambientes externos. 

Para concluir, é ideal que o adesivo para lixo seja legível, fácil de entender e que transmita as informações adequadas. 

Tudo isso irá contribuir não apenas para a segurança de quem trabalha com a movimentação dos resíduos, mas para a proteção de todo o meio ambiente. 

Aplicações do adesivo para lixo

Basicamente, o adesivo para lixo serve para orientar as pessoas que estão separando os materiais, bem como para quem irá destiná-los posteriormente. 

Em outras palavras, ele tem um papel crucial na gestão dos resíduos: encaminhar o lixo para o lugar certo, seja a reciclagem, o descarte seguro ou a incineração. 

Quando aplicados corretamente, os adesivos podem ser usados inclusive para organizar o lixo em contêineres e lixões. 

Esses adesivos também podem ser usados por pessoas que trabalham no tratamento e recolha de lixo, para identificar rapidamente itens que possam ser reutilizados. 

Sendo assim, esta é uma ótima forma de ajudar a melhorar a eficácia da reciclagem, aumentando a assertividade das operações de coleta seletiva e, assim, contribuindo com a preservação dos recursos naturais.

Ver maisVer menos

Adesivo para lixo

O adesivo para lixo é uma ótima maneira de certificar-se que o resíduo estará sendo corretamente separado e destinado, sendo muito utilizado em lixeiras de reciclagem. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais informações, solicite um orçamento sem compromisso e saiba mais!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação