Buscas relacionadas:

Bomba Pneumática

A bomba pneumática é muito eficaz na movimentação de fluidos utilizados nas indústrias, inclusive os inflamáveis ou quimicamente agressivos. O dispositivo funciona por ar comprimido e garante total isolamento do produto transportado, evitando contaminações. Conheça melhor suas vantagens, características e aplicações conferindo os tópicos listados abaixo!

  • Qual a função de uma bomba pneumática?
  • Como funciona uma bomba pneumática?
  • Quais setores utilizam a bomba pneumática?
  • Quais as vantagens de uso de uma bomba pneumática?

Qual a função de uma bomba pneumática?

A bomba pneumática é um dispositivo utilizado principalmente em indústrias para mover fluidos de diferentes viscosidades. 

Esse item fica diretamente conectado às tubulações e outros componentes essenciais para um bombeamento eficaz, como as válvulas, manômetros e filtros. 

Dessa forma, as bombas pneumáticas conseguem auxiliar em processos de enchimento e esvaziamento de recipientes, transferência de líquidos entre tanques de armazenamento e muito mais. 

Para isso, uma bomba pneumática funciona por meio de ar comprimido e deve ser fabricada a partir de rigorosos critérios de segurança e qualidade, inclusive passando por testes ministrados por equipes técnicas. 

Essas medidas atestam a eficácia das bombas pneumáticas nas mais variadas aplicações, especialmente quando envolve o transporte de produtos quimicamente agressivos. 

Portanto, a aquisição desses dispositivos deve ser feita apenas em fornecedores de confiança, que comercializem apenas bombas que seguem os requisitos determinados pela legislação brasileira. 

Normalmente, vendedores especializados ainda costumam disponibilizar ou indicar outros dispositivos essenciais para os sistemas de bombas industriais, como o atuador pneumático.

Como funciona uma bomba pneumática?

A operação da bomba pneumática é dividida em dois sistemas: o pneumático (também conhecido como bloco central) e o de bombeamento.

A divisão de ambos se dá por dois diafragmas, que nada mais são do que membranas muito resistentes e flexíveis feitas de borracha. 

Basicamente, os diafragmas ocupam as extremidades de um eixo e impedem o contato do ar comprimido com o fluido transportado. 

Isso acontece porque essas membranas operam de modo independente. Aliás, assim que o ar deixa de ser aproveitado pela bomba, é eliminado por um bocal de escape.

A zona de saída do ar é equipada com um silenciador, a fim de evitar que ruídos provocados pelo processo incomodem os trabalhadores da indústria.  

Além disso, as bombas pneumáticas apresentam uma válvula de ar com alta capacidade de vedação, o que impede vazamentos e aumenta a segurança. 

Também é importante saber que o impulsionamento do conteúdo transportado é resultado da pressão do sistema pneumático sobre a parte posterior dos diafragmas, de maneira cíclica. 

A pressurização provoca movimentos repetitivos e é responsável por aspirar o líquido, que fica inicialmente armazenado em câmaras de bombeamento antes de ser liberado. 

Quais setores utilizam a bomba pneumática?

A bomba pneumática é utilizada nos mais variados segmentos, como o alimentício, o farmacêutico e o químico. 

Nesses setores, o dispositivo é empregado para transferir e dosar fluidos de forma precisa, higiênica e livre de alterações. 

Isso porque as bombas pneumáticas apresentam um excelente sistema de vedação, que impede que eventuais impurezas presentes no ar comprimido contaminem as substâncias transportadas.

No entanto, nada impede que as bombas pneumáticas sejam utilizadas em vários outros segmentos industriais. 

Portanto, também é comum encontrá-las em estações de tratamento de efluentes e em linhas de produção de borrachas, vidros, cerâmicas, embalagens plásticas, cosméticos, tintas, adubos, entre outros materiais.  

Quais as vantagens de uso de uma bomba pneumática?

Além da versatilidade de aplicações, a bomba pneumática apresenta outras importantes vantagens. 

Por exemplo, o equipamento pode ser utilizado em sistemas de transporte de líquidos nos quais não é possível contar com alimentação por eletricidade.

Por isso, indústrias que lidam com fluidos inflamáveis optam pelas bombas pneumáticas justamente para minimizar riscos de incêndios e explosões. 

Também vale mencionar que os modelos de bombas alimentadas por ar comprimido podem realizar sucção negativa, o que facilita o esvaziamento de recipientes. 

Outro ponto que torna a bomba pneumática popular é o fato de não sofrer danos quando opera a seco, como acontece com outros tipos de dispositivos que cumprem o mesmo papel.

Além disso, a vedação eficaz das bombas pneumáticas dispensa selos mecânicos sujeitos a desgastes prematuros e, consequentemente, vazamentos. 

Por fim, a manutenção de uma bomba pneumática é bem simples, e geralmente pode ser feita no próprio local de instalação, evitando custos com transporte ou interrupções prolongadas na linha de produção. 

Para garantir todas essas vantagens a longo prazo, é fundamental que uma bomba de alta qualidade seja adquirida. 

No Soluções Industriais, você tem acesso a um versátil catálogo de bombas industriais. Solicite um orçamento para encontrar o modelo mais compatível com o seu sistema! 

E se precisar de mais informações sobre este importante dispositivo, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Bomba Pneumática

A bomba pneumática é cada vez mais popular em indústrias dos mais variados segmentos e estações de tratamento de efluentes.

Isso porque o dispositivo tem como função transportar fluidos com diferentes viscosidades, seja para o enchimento de tanques ou a simples transferência de materiais entre compartimentos. 

Alimentadas por sistemas de ar comprimido, assim como um atuador pneumático, essas bombas ainda são ideais para linhas de produção que não podem contar com energia elétrica, como as que lidam com substâncias inflamáveis.

Ficou interessado? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens da nossa plataforma!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação