Buscas relacionadas:

Filtro absoluto

O filtro absoluto é uma solução eficaz para manter ambientes extremamente limpos, proteger a saúde de trabalhadores e preservar a integridade de maquinários. Ele é geralmente encontrado nas opções HEPA ou ULPA e consegue reter partículas extremamente pequenas, muitas vezes na faixa de micrômetros. Entenda melhor sobre o produto nos tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve o filtro absoluto?
  • Características e vantagens do filtro absoluto
  • Tipos de filtro absoluto
  • Aplicações do filtro absoluto

O que é e para que serve o filtro absoluto? 

FILTRO ABSOLUTO

O filtro absoluto é um dispositivo usado para remover impurezas do ar em diversos ambientes.

Diferentemente de filtros convencionais, os modelos classificados como “absolutos” conseguem reter até mesmo partículas minúsculas.

Portanto, sua utilização é recomendada em áreas onde a higiene é ainda mais necessária, como hospitais e indústrias alimentícias. 

A capacidade de retenção de qualquer filtro absoluto é medida em mícron, unidade que representa um milionésimo de metro.

Para exemplificar, se um filtro tem a capacidade de 10 micrômetros, significa que todas as partículas com dimensões iguais ou maiores que esta serão retidas ao passarem por seu bocal de entrada.

A título de curiosidade, o ar é apenas um dos elementos filtrados em alguns locais. Dependendo do segmento, substâncias líquidas e sólidas também passam pelo processo.

Por isso, existem outros equipamentos destinados à purificação ou separação de partículas, como a peneira estática.

Diferença entre o filtro nominal e o absoluto 

Assim como os filtros absolutos, os tipos nominais também têm sua capacidade medida em micrômetros. 

A diferença principal entre ambos está na margem de eficácia que se espera de cada um desses componentes.

Em um filtro nominal, 90% de eficácia na retenção de partículas é considerado um resultado aceitável. Já nos filtros absolutos, a eficiência exigida é de 99,9%, ou seja, uma tolerância mínima de erro.

Normalmente, qualquer filtro que possua poros de dimensões idênticas e uma matriz consolidada é categorizado como absoluto. 

Características e vantagens do filtro absoluto 

Existem diversas características e vantagens do filtro absoluto que merecem ser destacadas, como seu material de composição.

Geralmente, esses tipos de filtros são fabricados em moldes metálicos e com papel de microfibra de vidro. Por sua vez, as peças de vedação costumam ser produzidas com gel ou borracha. 

Todos esses elementos garantem não apenas ótimos resultados nas filtragens, como proteção contra diferentes danos. 

Um filtro de qualidade dificilmente apresenta rachaduras, corrosão e aumento das aberturas quando conservado de maneira adequada. Isso significa que a chance de vazamentos é praticamente inexistente. 

Também vale mencionar que esses componentes são encontrados em diferentes tamanhos e formatos.

Isso permite encontrar opções adequadas de filtro absoluto ar condicionado, bem como alternativas para purificadores de ar, cabines de pintura, sistemas de ventilação, etc.

Tipos de filtro absoluto 

Normalmente, o filtro absoluto é dividido em duas categorias principais: o HEPA (alta eficiência na retenção de partículas) e o ULPA (ultra-baixa penetração de partículas). 

Além disso, ele pode contar com subcategorias, como: 

  • Tipo N: possui uma área ampliada de filtragem, graças a seus separadores formados por cordões;
  • Tipo CR: sua caixa de filtragem tem um tamanho reduzido, ideal para instalações em áreas estreitas de equipamentos. Assim como o Tipo N, conta com separadores de cordão;
  • Tipo V: destaca-se por apresentar grande robustez, bem como capacidade de operar com partículas úmidas;
  • Tipos P e PB: Indicados especialmente para a filtragem de poeira radioativa, vírus e bactérias suspensos no ar.  

É importante saber ainda que todos esses filtros devem atender a rigorosas normas técnicas e passar por testes de qualidade e segurança antes de chegarem às lojas.  

Portanto, recomenda-se adquirir os filtros absolutos apenas em fornecedores de confiança, como os parceiros do Soluções Industriais.

Aplicações do filtro absoluto 

Além de hospitais e fábricas de alimentos, o filtro absoluto é frequentemente solicitado por administradores de indústrias farmacêuticas, laboratórios e linhas de produção de eletroeletrônicos. 

Graças à sua grande eficácia, eles podem ser instalados em caixas terminais, capelas de fluxo laminar, cabines de pesagem, câmaras de segurança biológica, entre muitos outros compartimentos. 

Quer encontrar filtros absolutos de excelente qualidade? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e entre em contato com nossos parceiros! 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Filtro absoluto

O filtro absoluto apresenta uma capacidade de filtragem muito maior do que os modelos convencionais.

Isso acontece porque a fabricação desses componentes exige o cumprimento de normas técnicas rigorosas, além de importantes testes de segurança.

No mercado, ainda é possível encontrar outros itens dedicados à purificação e separação de partículas, seja de ar ou de elementos distintos, como a peneira estática.

Ficou interessado no filtro absoluto ou deseja conhecer outras opções? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens oferecidas pela nossa plataforma B2B!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação