Buscas relacionadas:

Raio X Digital

O raio X digital é uma tecnologia que registra os dados de exames de maneira rápida e precisa, auxiliando nos diagnósticos médicos. Essa inovação também se destaca por utilizar menos radiação que as técnicas convencionais, o que contribui para proteger a saúde de profissionais e pacientes. Saiba mais sobre esse importante tema conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o raio X digital?
  • Como funciona o raio X digital?
  • Vantagens de uso do raio X digital
  • Em que situações o raio X digital pode ser utilizado?
  • Cuidados com o raio X digital

O que é e para que serve o raio X digital?

O raio X digital é uma tecnologia avançada na área de diagnóstico por imagem que substitui as películas tradicionais por sensores eletrônicos. 

Sua principal função é capturar imagens médicas de alta qualidade em tempo real, sendo utilizado na medicina para diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.

Este aparelho de raio X revolucionou a radiologia, pois torna o processo de obtenção de imagens mais rápido, eficiente e preciso. 

Basicamente, as imagens digitais podem ser visualizadas imediatamente após a exposição, permitindo que médicos e radiologistas analisem os resultados de forma quase instantânea.

Como funciona o raio X digital?

O funcionamento do raio X digital começa com a geração controlada de radiação ionizante de alta energia por um tubo de raios X. 

Essa radiação é então direcionada apenas para a área que será analisada, por meio de uma porta radiológica.

Ao limitar a exposição aos raios, a porta garante a segurança de profissionais e pacientes que se encontram na região do raio X digital

Assim que atravessa o paciente, alguns raios X são absorvidos, enquanto outros atingem um sensor eletrônico digital.

O sensor converte a energia dos raios X em sinais elétricos, que são capturados e processados digitalmente em tempo real por um computador. 

No computador, um digitalizador de imagens converte os sinais em dados digitais, ajustes de exposição, correção de contraste e realce de detalhes, resultando em uma imagem digital de alta resolução.

As imagens digitais geradas podem ser armazenadas de forma eletrônica em sistemas de gerenciamento de imagens médicas (PACS) e compartilhadas entre profissionais de saúde para análise e diagnóstico. 

É importante mencionar que, ao contrário dos modelos tradicionais de raio X, o raio X portátil não utiliza a ampola de raio X, eliminando a necessidade de filmes radiográficos e simplificando o processo de aquisição de imagens. 

Vantagens de uso do raio X digital

As principais vantagens do raio X digital para profissionais de saúde e pacientes estão destacadas na listagem a seguir: 

  • Qualidade de imagem: O equipamento digital oferece imagens mais nítidas e detalhadas em comparação com os métodos convencionais, o que possibilita diagnósticos precisos;
  • Rapidez e eficiência: A obtenção e visualização das imagens geradas pelo raio X digital são quase instantâneas, acelerando o processo de diagnóstico e permitindo uma resposta médica mais rápida;
  • Menos exposição à radiação: O raio X digital utiliza doses reduzidas de radiação, e portanto é mais seguro para os pacientes e profissionais de saúde;
  • Manipulação de imagem: O processamento digital oferece a possibilidade de ajustar o contraste, realçar detalhes e realizar medições com precisão, a fim de melhorar a interpretação das imagens;
  • Sustentabilidade: A eliminação de filmes radiográficos químicos e a redução de resíduos tóxicos tornam o raio X digital mais amigável ao meio ambiente;
  • Mobilidade: O raio X digital portátil pode ser facilmente transportado, diferentemente das máquinas pesadas e de grande porte;
  • Redução de custos em longo prazo: Embora o investimento inicial no raio X digital possa ser significativo, a redução de custos associada à eliminação de filmes radiográficos e seus processamentos químicos certamente traz um ótimo retorno financeiro.

Após conhecer os benefícios mencionados, é interessante saber em quais situações o raio X digital é utilizado com frequência.

Em que situações o raio X digital pode ser utilizado?

O raio X digital emite muito mais do que radiografias simples. A versatilidade do equipamento também permite a realização dos seguintes exames e estudos: 

  • Mamografia;
  • Densitometria óssea;
  • Tomografia Computadorizada (TC);
  • Angiografia;
  • Colonoscopia virtual;
  • Cistouretrografia miccional;
  • Estudo de trânsito intestinal;
  • Radiografia dentária;
  • Artrografia;
  • Estudos cardíacos;
  • Radiografia de tórax;
  • Urografia;
  • Estudos de intervenção.

Embora seja associado normalmente à Saúde, o aparelho ainda é útil em muitas outras áreas relevantes. 

Setores industriais, artísticos e arqueológicos contam com a precisão do raio X digital em suas atividades diárias.

Quer adquirir um aparelho de raio X digital com o melhor custo-benefício? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo! 


Ver maisVer menos

Raio X Digital

Cuidados com o raio X digital

Alguns cuidados básicos são essenciais para garantir ainda mais eficácia e segurança durante o funcionamento do raio X digital. 

Primeiramente, os operadores do aparelho precisam ser devidamente capacitados para as atividades que realizam. 

Além disso, a dosagem de radiação deve ser ajustada de acordo com o tipo de exame e a anatomia do paciente, visando reduzir a exposição desnecessária à radiação. 

Sem contar que o uso de EPI raio X, como aventais plumbíferos, óculos de proteção e luvas durante qualquer processo é indispensável. 

Os pacientes ainda devem remover anéis, brincos, colares e qualquer objeto metálico que portem antes de passar pelos exames. 

Também é fundamental respeitar as contraindicações do raio X digital, como a não realização de avaliações em gestantes. 

Para concluir, o equipamento precisa passar por manutenções e testes de qualidade regularmente. 

Agora que você já sabe tudo sobre o raio X digital, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação