direct box

O direct box é capaz de converter sinais de áudio e melhorar a qualidade da transmissão. Utilizado principalmente em estúdios de gravação e casas de shows para conectar instrumentos musicais, o aparelho ajuda na eliminação de ruídos e interferências. Para saber mais sobre a funcionalidade e os modelos disponíveis, confira os tópicos abaixo!

  • Qual a principal funcionalidade de um direct box?
  • Qual a diferença do direct box passiva para a ativa?
  • Quais as aplicações do direct box
  • Como escolher a melhor direct box?
Direct box DI box direct box passivo

Qual a principal funcionalidade de um direct box?

O direct box, popularmente conhecido pela sigla DI, é um aparelho capaz de realizar a adaptação de um áudio. 

Em resumo, o DI box faz a conversão de um sinal de nível de alta impedância e não balanceado para um de linha de baixa impedância e balanceado. 

Por impedância, entende-se a relação entre a tensão de entrada de um sinal de áudio e a corrente de saída que é produzida. 

Já o balanceamento consiste no processo de ajuste do volume entre os canais de liberação, a fim de evitar interferências eletromagnéticas e outros ruídos.

Sendo assim, ao utilizar um direct box, é possível contar com uma distribuição mais “limpa”, que pode ser transmitida por longas distâncias sem comprometer a qualidade do áudio. 

Um ponto interessante sobre o DI box é que ele pode ser usado em conjunto com outros processadores de áudio, como o noise gate, o compressor de som e o expander audio

Qual a diferença do direct box passivo para o ativo?

O direct box pode ser encontrado em duas versões principais: a passiva e a ativa, que apresentam algumas diferenças entre si. 

A primeira delas, e talvez a mais significativa, é o fato do direct box passivo não precisar de energia elétrica externa para funcionar, um modo de abastecimento fundamental no ativo. 

Basicamente, o primeiro modelo opera a partir de um transformador, que permite fazer as conversões de balanceamento e impedância. 

Esse aparelho normalmente possui um valor de aquisição mais econômico e é destinado para instalações mais simples.

Por sua vez, o direct box ativo é desenvolvido com um circuito eletrônico, que é alimentado pela corrente de uma bateria ou outra fonte de eletricidade e atua como um pré-amplificador. 

Essa versão de DI box pode ser usada em sistemas maiores e mais complexos de som, incluindo os modelos que necessitam de amplificação e equalização do áudio. 

É importante ressaltar que, na prática, nenhum direct box é melhor que o outro, apenas existem aplicações específicas para cada um deles. 

Quais as subdivisões de um direct box?

Além da divisão de ativa e passiva, o direct box pode ser encontrado em outras subdivisões, como os modelos de summing e de split de microfone. 

Com relação às versões, a primeira costuma ser utilizada em sistemas que combinam sinais de áudio de diferentes fontes em uma saída. 

Já a segunda, é comumente relacionada à divisão de um sinal de áudio de um microfone para vários canais de saída.  

Quais as aplicações do direct box

O direct box é um aparelho muito versátil, que costuma ser encontrado em uma série de ambientes. Entre os principais, destacam-se: 

  • Estúdios de gravação; 
  • Espaços de shows e eventos; 
  • Transmissões de rádio e TV; 
  • Gravações em campo (filmes, novelas, documentários, etc); 
  • Entre vários outros. 

A versatilidade de locais que podem utilizar o DI box é tão grande devido a quantidade de equipamentos que ele pode conectar. 

Por exemplo, é comum encontrá-lo atuando em conjunto com instrumentos musicais como guitarras elétricas, violões, baixos e teclados. 

Não só isso, o direct box pode ser destinado para aplicações diretas na própria mesa de som profissional, o que pode melhorar significativamente a qualidade das reproduções.

Como escolher a melhor direct box?

Existem diversos pontos que devem ser levados em consideração no momento de escolher o melhor direct box, como a eficiência do fabricante. 

Não só isso, é ideal fazer um estudo detalhado do tipo de sistema que pretende montar, a fim de identificar qual modelo melhor se adequa ao ambiente. 

Também é indispensável considerar os valores de impedância de entrada e saída do DI box antes de fechar o negócio, pois isso afetará na maneira que o sinal de áudio será tratado e entregue.

Além disso, é bom saber que alguns direct boxes são projetados com várias entradas, a fim de conectar múltiplos aparelhos em um único sistema. 

Em casos como esses, é essencial checar a compatibilidade e resistência do equipamento, principalmente se ele for destinado para atividades de alto desgaste, como apresentações ao vivo. 

Ficou interessado em tudo o que leu sobre o DI box e quer saber onde adquiri-lo com segurança? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no mercado! 

Mas caso queira ter mais informações sobre o aparelho, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

direct box

O direct box é um dispositivo utilizado para converter sinais de áudio desbalanceados e de alta impedância em balanceados de baixa impedância. 

Por esse motivo, o aparelho está presente em vários tipos de sistema de som ambiente, especialmente os voltados para as áreas musicais que demandam o uso de instrumentos.

Quer saber mais informações sobre o produto e como montar o seu projeto de som? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e encontre os principais especialistas da área. 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação