Buscas relacionadas:

equipamentos florestais

Os equipamentos florestais são ferramentas, máquinas e outros dispositivos projetados para auxiliar nos trabalhos realizados em florestas, como a colheita de madeira, limpeza de terrenos, manutenção de plantações e prevenção de incêndios. Para saber mais sobre o que são, seus tipos e como escolher os melhores produtos, confira os tópicos abaixo!

  • O que são equipamentos florestais?
  • Tipos de equipamentos florestais
  • Principais processos da colheita florestal
  • Equipamentos florestais de acordo com sua função
  • Como escolher equipamentos florestais adequados?
  • Cuidados para aumentar a vida útil dos equipamentos florestais
equipamentos florestais maquinaria florestal máquinas florestais de corte

O que são equipamentos florestais?

Os equipamentos florestais são um conjunto de máquinas e ferramentas que desempenham diferentes funções no trabalho realizado em florestas. 

Em resumo, a maquinaria florestal é composta por diferentes opções de aparelhos, que vão desde tratores de grande porte até ferramentas manuais.

Estes equipamentos são destinados para várias atividades, como processamento, corte, carregamento, movimentação e transporte de materiais.

Por esse motivo, a utilização dos maquinários é cada dia mais comum no setor florestal, uma vez que proporciona maior produtividade, lucratividade e segurança.

Tipos de equipamentos florestais

As máquinas florestais podem ser classificadas em dois principais tipos: as máquinas adaptadas e máquinas purpose-built. 

Máquinas adaptadas

As versões adaptadas são feitas a partir de máquinas de base amarelas, utilizadas em construções civis e minerações, como as escavadeiras, pás-carregadeiras e tratores de esteira. 

Um exemplo de adaptação para transformá-las em equipamentos florestais é a substituição da concha da escavadeira por um cabeçote ou grua. 

Estas máquinas são facilmente encontradas pelo fato de sua fabricação ser nacional, o que também contribui para uma melhor relação custo-benefício. 

Isso porque, além de apresentar um preço mais acessível para aquisição, é mais fácil achar peças de reposição para a maquinaria florestal adaptada.

Máquinas purpose-built

Já as máquinas purpose-built são projetadas especificamente para o setor florestal, como é o caso do skidder e do forwarder.

Estes maquinários costumam apresentar implementos especiais para a área, como cabeçotes de desgalhamento e guinchos florestais. 

Os equipamentos florestal purpose-built geralmente são importados e podem ter um custo mais alto do que a maquinaria florestal adaptada, fator que é compensado por apresentarem mais eficiência para tarefas específicas.

Principais processos da colheita florestal

Os equipamentos florestais desempenham duas principais funções: o corte e a extração, que estão diretamente ligadas aos processos da colheita.

Corte

A primeira etapa da colheita florestal é o corte, atividade que está relacionada com a derrubada das árvores, o desponte e a toragem. 

Antes de começar este procedimento, é fundamental realizar um planejamento adequado para garantir a segurança e eficácia da operação.

Isso pode incluir avaliação do terreno e condições climáticas, identificação das árvores a serem cortadas e determinação da técnica e equipamento a serem utilizados.

Para isso, são necessárias máquinas e equipamentos florestais de corte, como o harvester, feller, highlander, slingshot e feller buncher, ou equipamentos portáteis, como uma serraria móvel.

Extração

O baldeio e o arraste são parte do processo de extração, no qual as árvores são removidas da floresta e encaminhadas para o local de armazenamento temporário. 

Nesta etapa, os troncos são arrastados por tratores articulados como o skidder e transportadas por máquinas como o forwarder

Após o baldeio, o transporte é responsável por levar as árvores extraídas para os locais em que a matéria-prima será processada por um triturador florestal

Com tudo isso feito, o material pode ser destinado para a indústria e a área desmatada pode passar pelo processo de reflorestamento. 

Durante esse segundo procedimento, é possível utilizar outros modelos de maquinaria florestal, como as plantadeiras e semeadeiras.

Se interessou pelos produtos? Confira as ofertas que o Soluções Industriais separou para você adquirir com os melhores preços do mercado. 

Mas se preferir saber mais informações sobre os equipamentos e como escolhê-los, confira o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página! 

Ver maisVer menos

equipamentos florestais

Equipamentos florestais de acordo com sua função

Como citado, os equipamentos florestais são divididos em máquinas de corte e máquinas de extração. 

Dentre as máquinas florestais de corte, destacam-se:

  • Harvester;
  • Feller e feller buncher;
  • Harwarder.

O harvester florestal é uma máquina utilizada para derrubar, desgalhar, processar e empilhar as toras. 

Ela é muito semelhante à escavadeira, mas diferencia-se por possuir um cabeçote que “abraça” as árvores, geralmente desenvolvido para manusear toras curtas. 

Este equipamento é usado em conjunto com forwarders e a versão mais indicada para terrenos com muitos declives é a com esteiras, que é capaz de suportar mais instabilidades.

O feller é um trator florestal cortador semelhante ao harvester, mas possui um cabeçote diferenciado, que é equipado com ferramentas de corte como a tesoura, o sabre e o disco. 

Já o feller-buncher funciona como um cortador-acumulador, graças a sua capacidade de acumular um maior volume de toras em seu cabeçote.

Por sua vez, o harwarder é utilizado tanto para corte quanto para o carregamento de toras, contando com uma estrutura de armazenamento acoplada em sua traseira. 

Quando se tratam das máquinas florestais de extração de madeira, os modelos mais populares são:

  • Grappel-skidder: máquina de extração equipada com uma garra hidráulica, que serve para arrastar e transportar árvores ou toras;
    • Modelo é indicado para carregar galhos grossos que foram empilhados em terrenos acidentados em grandes quantidades de uma vez só;
  • Forwarder: trator para baldeio que possui uma grua hidráulica e um compartimento de carga para transportar a madeira;
    • A grua é equipada com um gancho para agarrar as toras e movê-las para a área de carga, que geralmente está localizada na parte traseira do equipamento;
  • Chocker-skidder: se assemelha ao forwarder, só que ao invés de uma grua, este possui um gancho para carregar árvores soltas pelo terreno; 
  • Clambunk-skidder: realiza o carregamento dos troncos com uma grua invertida e pode agrupar um alto volume de árvores, mas tende a ser mais lento que as demais máquinas de extração;
  • Shovel-logger: é uma escavadeira adaptada para transporte de madeira em áreas de relevo acidentado;
    • Esta maquinaria florestal é geralmente utilizada como uma alternativa ao skidder ou forwarder

Há ainda outros equipamentos florestais como o timber-hauler e o track-skidder, que auxiliam na extração de madeira. 

Estes não são utilizados com tanta frequência no Brasil, mas desempenham funções semelhantes aos demais.

Como escolher equipamentos florestais adequados?

A escolha dos equipamentos florestais é muito importante para garantir a eficiência da operação e evitar gastos desnecessários para o seu negócio. 

A seguir, serão destacadas algumas dicas para auxiliar na decisão: 

Analisar as necessidades do negócio

Antes de escolher qualquer maquinaria florestal, é essencial saber quais são as necessidades do negócio. 

Identifique quais atividades precisam ser realizadas e qual tipo de equipamento é necessário para executá-las.

Considerar a qualidade dos equipamentos

A qualidade dos equipamentos é fundamental para garantir a eficiência e a segurança das atividades florestais. 

Por isso, é importante escolher uma maquinaria florestal de qualidade, fabricada por empresas renomadas e com boas avaliações dos usuários.

Calcule as necessidades logísticas

Uma ótima maneira de escolher os equipamentos ideais para um negócio, é calcular o tempo de deslocamento, a distância e até mesmo o tipo de solo que estarão envolvidos no processo. 

Dessa forma, é possível adquirir as máquinas mais adequadas para cada tipo de extração, solo e quantidade de árvores que serão cortadas e transportadas. 

Também é aconselhável estudar o desempenho dos aparelhos quanto ao tempo de uso útil, com o intuito de combinar a quantidade e o tipo ideal de equipamentos necessários para o negócio.

Cuidados para aumentar a vida útil dos equipamentos florestais

Os cuidados adequados com os equipamentos florestais fazem toda diferença na vida útil e eficiência dos maquinários. 

Algumas dicas para preservar a maquinaria florestal incluem: 

Treinamento dos operadores

Treinar a equipe que irá usar os equipamentos garante a utilização correta e evita o surgimento de defeitos por mau uso a longo prazo. 

Com profissionais capacitados, é possível aprimorar o serviço prestado e explorar o máximo potencial das máquinas durante o trabalho, o que gera melhores resultados.

Realizar manutenções preventivas

A manutenção preventiva é muito importante para assegurar o devido funcionamento das máquinas. 

Isso porque a vistoria permite identificar possíveis problemas com pneus, motores, suspensões, fluídos e peças. 

A partir dela também é possível realizar os reparos necessários para que a operação não seja comprometida futuramente. 

Limpeza

A limpeza dos equipamentos florestais é essencial, uma vez que as máquinas estão em constante contato com a terra, barro, folhagens e resíduos, o que pode comprometer seu funcionamento.

Os processos de higienização variam de acordo com a maquinaria florestal utilizada, podendo ser feitos com água em alta pressão, ar comprimido, panos umedecidos, detergentes apropriados, dentre outros produtos. 

Uso de pneus adequados

Os pneus são partes importantes da maquinaria florestal, portanto, é fundamental seguir corretamente o cronograma de manutenção e se atentar ao tipo de solo onde os equipamentos serão utilizados. 

Usar a máquina certa para o tipo de trabalho

Ao usar uma máquina incompatível com a aplicação, o equipamento pode ser sobrecarregado e acabar sofrendo algum dano. 

Sendo assim, é importante que cada máquina desempenhe funções adequadas, a fim de não prejudicar seu funcionamento. 

Para saber mais, confira a lista de equipamentos florestais à venda que separamos para você e realize uma cotação gratuita pelo Soluções Industriais com os melhores fornecedores do mercado! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação