Cone de Sinalização

cone de sinalização é um produto indispensável para garantir a boa sinalização em locais que tenham qualquer tipo de obstáculos ou limitações de espaço, como para a realização de obras em espaços públicos. Dessa forma, para saber mais sobre o que é, para que serve, onde usar, normas regulamentadoras, cores e outras informações, veja os tópicos abaixo!

  • O que é o cone de sinalização?

  • Para que serve o cone de sinalização?

  • Onde usar cones de sinalização?

  • Norma que regulamenta as sinalizações

  • As cores dos cones têm algum significado?

O que é o cone de sinalização?

cone de sinalização é um dispositivo de sinalização utilizado para indicar a presença de perigo ou advertir sobre condições perigosas.

Dessa forma, o cone de trânsito é composto por um corpo cilíndrico, geralmente feito de plástico ou borracha, com uma base larga para mantê-lo estável.

A ponta do cone de segurança é geralmente redonda e tem um brilho refletivo para melhor visibilidade. 

Geralmente, o cone de sinalização é usado em muitas situações, incluindo acidentes rodoviários, manutenção de equipamentos e obras.

Sendo uma regido por uma norma de segurança que garante que ele deva ser utilizado como uma forma de delimitar áreas e sinalizar uma intervenção naquele espaço.

Pode ser colocado no chão ou nas bordas de uma estrada para avisar os condutores sobre a existência de um problema. 

Além disso, é um equipamento prático e altamente eficiente, que proporciona maiores vantagens de uso para quem o utiliza diariamente.

Sendo assim, desde formatos a suas cores são características importantes que compõem o cone de trânsito.

Dessa forma, o cone laranja, muito reconhecido por essa cor, garante que as pessoas possam identificar com mais facilidade áreas que tenham problemas existentes. 

Para que serve o cone de sinalização?

cone de sinalização é um item indispensável para qualquer pessoa que trabalhe com segurança no trânsito. 

Seja para orientar o tráfego, delimitar áreas ou indicar perigos, o cone refletivo é fundamental para a segurança no trânsito. 

Além disso, os cones também podem ser usados para fins não relacionados ao trânsito, como delimitar áreas em eventos ou bloquear portas.

Assim como pode ser usado para indicar aos condutores a presença de perigos ou obstáculos nas vias. 

Dessa forma, o cone de sinalização pode ser usado para indicar a presença de um obstáculo no caminho, como um buraco na estrada, uma árvore caída ou uma escavação. 

Também podem ser colocados em volta de áreas perigosas, como águas rasas, quedas d’água ou energia elétrica não isolada. 

Geralmente, eles são colocados em locais de trabalho, como obras ou acidentes, para avisar os motoristas e outros condutores sobre os perigos presentes.

Sendo assim, o cone de trânsito é um produto versátil e prático, que pode ser facilmente adaptável às principais necessidades dos clientes. 

Garantindo, assim, um produto prático e altamente eficiente, proporcionando maior sinalização para as pessoas.

Por isso, são muito utilizados no dia a dia para várias situações diferentes, sendo essencial conhecer os tipos de cone de sinalização.

Tipos de cone de sinalização

cone de trânsito é um dispositivo de sinalização visual utilizado para advertir os transeuntes ou condutores sobre perigos ou obstáculos. 

Existem diferentes tipos de cone para sinalização que podem ser classificados de acordo com a sua finalidade, forma ou material.

O material de fabricação dos cones pode ser diverso, levando em consideração as principais necessidades dos clientes, como plástico, borracha e metal. 

Dessa forma, os tipos de cones de sinalização são essenciais para diferenciar situações, garantindo que sejam utilizados de acordo com as suas especificações.

E são divididos em três categorias básicas: oblíquos, retos e equilátero.

Alguns cones têm luzes integradas, por exemplo, que os tornam visíveis à noite ou em condições meteorológicas adversas. 

Outros modelos de cone possuem reflexos que os fazem brilhar quando expostos a feixes de luz, que é o caso do cone refletivo.

A altura do cone geralmente varia entre 30 e 75 centímetros, mas existem alguns modelos mais altos ou mais baixos. 

A base do cone de trânsito pode ser redonda ou quadrada e geralmente é feita de um material pesado para evitar que seja facilmente derrubado pelo vento.

Os cones também podem ter diferentes formas além do tradicional cilindro truncado, como é o caso do modelo tetraedro (uma figura geométrica composta por quatro triângulos equilaterais). 

Esta forma permite que os cones sejam empilhados uns sobre os outros para economizar espaço quando não estiverem em uso. 

É possível encontrar modelos diversos de cone de sinalização, como:

  • Cone rígido 50cm e 75 cm;

  • Cone flexível 50cm e 75cm;

  • Cone flexível 50cm e 75cm ou cone laranja;

  • Cone Esportivo e Cone Baby;

  • Cone Norma NBR 15071;

  • Canalizador viário;

  • Cone balizador;

  • Cone flexivel;

  • Cone retrátil;

  • Barreira viária;

  • Batizador viário;

  • Cones magnéticos;

  • Cones pretos.

Por isso, é indispensável que o cone de sinalização seja devidamente utilizado no dia a dia.

Onde usar cones de sinalização?

cone de trânsito pode ser usado em várias situações para ajudar a dirigir o tráfego ou para avisar as pessoas sobre condições perigosas. 

Eles podem ser usados para fechar ruas para o tráfego, delimitar áreas de construção, avisar sobre condições meteorológicas adversas, entre outros.

Por isso, é necessário contar com bons fornecedores para garantir uma boa qualidade desses produtos.

Dessa forma, o cone de sinalização é um equipamento de segurança que tem um uso direcionado para ambientes que possam ter problemas em potencial.

Seja um local de obras ou até mesmo para estacionar carros, é sempre importante estar alerta quando se tem um cone de segurança por perto.

Principalmente levando em consideração a cor que ele possui, pois cada uma tem uma classificação específica que precisa ser direcionada para um tipo de uso.

Assim, é uma forma de manter as pessoas bem informadas, proporcionando maior cuidado e segurança, principalmente em vias públicas.

Por isso, eles são um diferencial que pode ser utilizado em vários locais, garantindo que as pessoas possam estar devidamente atentas.

Então, quer saber mais sobre cone para sinalização? Veja todas as ofertas que o Soluções Industriais selecionou para você!

Ver maisVer menos

Cone de Sinalização

Norma que regulamenta as sinalizações

As sinalizações são regulamentadas pelo Manual de Sinalização Viária (MSV), que é um documento técnico que define as características, dimensões, formas e cores das sinalizações a serem utilizadas nas vias públicas. 

O MSV é elaborado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e é aplicado pelos órgãos municipais e estaduais de trânsito.

As sinalizações são regulamentadas pelas normas do Sistema de Sinalização Rodoviária (SSR), que estabelecem os critérios para a instalação e manutenção das sinalizações viárias. 

A SSR é dividida em três partes: 

  • Norma Geral, que estabelece os princípios gerais que devem ser seguidos no projeto e na execução das sinalizações; 

  • Norma de Detalhamento, que especifica os requisitos técnicos para cada tipo de sinalização; 

  • Norma de Execução, que detalha os procedimentos para a execução das obras.

Além dessas diretrizes, é importante ressaltar que tanto a NBR 15071 (responsável pelo Boletim Técnico de segurança do equipamento) quanto a NBR 9735 também são responsáveis por esse equipamento.

Dessa forma, as especificações do cone de trânsito são necessárias para garantir o seu uso diariamente.

Principalmente como instrumentos de segurança para o trânsito e assegurar a identificação de acidentes ou locais com potencial perigo.

Por isso, é essencial ter conhecimento sobre essas diretrizes norteadoras, que proporcionam maior segurança de uso para o uso do cone de trânsito.

As cores dos cones têm algum significado?

cone de sinalização pode ter muitas cores diferentes, mas as cores mais comuns são o amarelo, o laranja e o vermelho. 

O amarelo é o cone de advertência, usado para indicar que há perigo à frente. Por exemplo, um cone amarelo pode ser colocado em uma área onde há um risco de queda de rochas.

O laranja é o cone de trânsito de perigo, utilizado para indicar que há um perigo iminente e que as pessoas devem tomar cuidado ao passar por aquela área. 

Um exemplo de um perigo que pode ser indicado por um sinalizador para cone laranja é uma área onde há uma alta concentração de gás venenoso no ar.

O vermelho é o cone de pare, usado para indicar que as pessoas precisam parar e não seguir adiante. 

Por exemplo, um cone vermelho pode ser colocado em uma área onde há uma intervenção na frente.

Os cones de sinalização são usados para alertar o tráfego sobre condições perigosas ou para bloquear o acesso a áreas perigosas. 

Assim, todas as cores têm o seu significado de fato, garantindo que possam ter um melhor direcionamento de uso.

Principalmente levando em consideração a sua constituição, pois o próprio formato do cone de trânsito auxilia no processo de identificação da situação da área em que ele está sendo utilizado.

Dessa maneira, é importante que ele esteja bem visível e as cores vivas, sendo necessário manter a manutenção periódica desses produtos.

Para saber mais sobre cone de trânsito, basta entrar em contato com os parceiros do Soluções Industriais e solicitar já o seu orçamento gratuito com os melhores fornecedores do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação