Buscas relacionadas:

Etiqueta de papel

A etiqueta de papel pode ser fabricada em kraft, couchê, offset, bem como em materiais laminados, térmicos e transtérmicos. Ela é uma eficiente maneira de identificar produtos e organizar informações, sendo indicada para indústrias têxteis, alimentícias, farmacêuticas, de cosméticos, dentre várias outras. Conheça mais sobre o item nos tópicos abaixo! 

  • Principais aplicações das etiquetas de papel
  • Tipos de etiqueta de papel
  • Como funciona a etiqueta de papel térmico?
  • Benefícios da etiqueta de papel
Etiqueta de papel etiqueta papel kraft

Principais aplicações das etiquetas de papel

As etiquetas de papel são amplamente utilizadas na indústria para rotular, identificar e classificar produtos, pois podem ser facilmente personalizadas e impressas em diferentes tipos de papel. 

Algumas informações que uma etiqueta de papel pode conter, são:

  • Nome do produto;
  • Marca, logo e logotipo;
  • Preço;
  • Composição química;
  • Ingredientes usados na preparação de um alimento;
  • Data de fabricação e validade;
  • Códigos de barras;
  • Instruções de uso;
  • Advertências como "perigoso se ingerido" ou "material inflamável";
  • Local de fabricação;
  • Selos e certificados como o da SENAF, de não testado em animais e de reciclagem;
  • Dados de armazenamento;
  • Entre outros.

É importante citar que o uso da etiqueta de papel está diretamente relacionado com o cumprimento da legislação vigente, o que o torna obrigatório em muitos segmentos. 

No Brasil, os órgãos que costumam regular os modelos e exigências da aplicação são a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Tipos de etiqueta de papel

Existem diversos tipos de etiquetas de papel, que variam de acordo com a finalidade de uso e o material de fabricação. 

Por exemplo, o modelo adesivo é mais utilizado na criação de rótulos, pois é facilmente aplicável e pode receber impressões muito precisas. 

Há também etiquetas de papel sem cola, que são amarradas ao produto ou objeto geralmente por uma corda de barbante.

Essa versão é uma ótima opção para aplicações em que o adesivo pode causar algum dano ou que a superfície não apresente muita aderência, como tecidos. 

Os itens de identificação também podem servir como selantes para fechar embalagens, sendo muito comum o uso de etiquetas de segurança invioláveis nesses casos de papel de etiqueta

Já com relação às matérias-primas utilizadas para desenvolver os itens, as principais são: 

Papel couchê

Apresentando estrutura brilhante e uniforme, o modelo é o mais popular do mercado, sendo solicitado principalmente por sua resistência a umidade e durabilidade.

Disponível em diferentes tamanhos e modelos, a etiqueta de papel couchê pode ser de duplo uso, ou seja, dá para removê-la de uma superfície e colocá-la em outras sem prejudicar a aderência. 

Papel offset 

A etiqueta de papel offset tem uma aparência fosca e é geralmente comercializada em rolos e sem impressão, permitindo que o usuário escreva o que desejar em caneta. 

Ela pode ser aplicada diretamente nas embalagens dos produtos, a fim de facilitar a identificação dos itens produzidos e que serão comercializados. 

Papel kraft

O papel kraft é uma das principais matérias-primas para a produção de etiquetas para roupas junto a etiquetas papel, especialmente por suas diferentes formas de acabamento. 

A etiqueta papel kraft costuma ser comercializada em formato de tags, além de assegurar uma estética mais rústica e natural.

Papel laminado

Etiqueta de papel que diferencia-se por seu acabamento brilhante, podendo ser encontrada em cores como prata, dourado, vermelho, azul, entre outras.

Papel transtérmico

Comumente utilizada para etiquetagens logísticas, a etiqueta de papel transtérmico é autoadesiva e apresenta uma superfície completamente lisa, o que permite realizar a impressão por termo transferência, geralmente feita por ribbons.

Papel térmico (termal)

O papel termal não precisa passar por impressões por ribbons, toners ou cartuchos de tintas para que as informações sejam expostas. 

Isso porque, ao entrar em contato com uma fonte de calor (geralmente gerada por uma impressora térmica), a camada termossensível do material reage e forma a imagem ou texto. 

As etiquetas térmicas são geralmente usadas em aplicações como:

  • Identificação de processos logísticos;
  • Impressão de cupons fiscais e não fiscais;
  • Etiquetagem de produtos pesados por balanças;
  • Fichas hospitalares;
  • Etiquetagem de crachás temporários;
  • Impressão de dados sigilosos (a impressora térmica cria um negativo do que foi impresso). 

Para proteger as informações impressas, a etiqueta térmica possui três camadas químicas que conferem maior resistência à água, óleo e solventes.

Além disso, é fundamental mantê-la abrigada de luz, umidade e calor, a fim de conservar os dados por até cinco anos. 

Como funciona a etiqueta de papel térmico?

A etiqueta de papel térmico é revestida de tinta termoativada (ácido revelador ou corante leuco), que muda de cor ao entrar em contato com uma fonte de calor. 

Quando aquecida por uma impressora térmica ou friccionada, a camada superior da etiqueta é sensibilizada e produz a imagem ou texto.

O papel térmico pode ser com ou sem barreira:

Papel térmico com barreira

É aquele que possui uma camada adicional de revestimento para evitar a exposição direta do papel térmico à umidade, gordura, óleo, poeira e outros elementos que possam interferir na qualidade da imagem impressa.

Também chamado de AS (alta sensibilidade), Premium ou Top, o papel térmico com barreira é usado em embalagens de carnes, frios e produtos expostos a muita umidade.

Papel térmico sem barreira

O papel térmico sem barreira não possui essa camada de proteção, o que significa que é mais sensível a fatores externos, como a umidade, gordura e outras substâncias que podem afetar a qualidade da imagem impressa. 

Como resultado, o papel térmico sem barreira é mais adequado para aplicações de curto prazo, onde a durabilidade não é um fator importante.

Por mais que esse papel térmico não tenha a camada protetora, ele deve ser de qualidade, a fim de evitar impressões irregulares, baixa durabilidade e até mesmo danos à impressora. 

Benefícios da etiqueta de papel

A etiqueta de papel é um item extremamente versátil, que está presente em quase todos os produtos comercializados e enviados, indo desde uma embalagem plástica até uma caixa de papelão

Dentre os principais benefícios das etiquetas de papel, destacam-se:

Versatilidade

A etiqueta de papel é encontrada em uma grande variedade de materiais, cores, tamanhos e formatos. Isso possibilita a criação de identificações com diferentes estéticas e identidades visuais.

Além disso, ela é destinada para muitas aplicações, como marcação de preços, controle de estoque, informações nutricionais, instruções de uso, entre outras.

Isso faz com que seja uma opção prática e eficiente para empresas de praticamente qualquer segmento, pois ajuda a desenvolver rótulos poderosos que reforçam a marca e elevam a qualidade do produto.

Custo-benefício

A etiqueta de papel tem uma excelente relação custo-benefício, já que é a versão mais econômica do mercado e pode ser produzida facilmente com impressoras tradicionais.

Assim, é possível contratar empresas especializadas por preços competitivos ou produzir em larga escala sem a necessidade de equipamentos complexos.  

Apesar de serem o modelo mais barato, as etiquetas de papel não perdem na qualidade e oferecem longa duração, além de resistência a altas e baixas temperaturas. 

Personalização

Independentemente do material de fabricação, o papel pode receber imagens e textos, o que permite criar rótulos e identificações diversificadas de acordo com a preferência do cliente.

As etiquetas de papel personalizadas são ainda uma ótima maneira de destacar a identidade visual da marca, melhorando a comunicação com o cliente e a reputação da empresa. 

Ecologicamente corretas

As etiquetas de papel são mais amigáveis ao meio ambiente do que outros materiais de etiquetagem, como plástico, vinil ou metal. Isso porque o papel é um material biodegradável e renovável.

Adesão fácil

Uma vantagem especial da etiqueta de papel adesiva é o fato dela funcionar como um ótimo selante, o que garante a segurança da encomenda até chegar ao seu destino final. 

A versão lacre de segurança ainda ajuda a evitar a violação da embalagem, pois uma vez que é retirada não pode ser colocada de volta. Além disso, o modelo deixa uma evidência de que houve uma tentativa de abertura.

Quer saber mais sobre a etiqueta de papel? Confira o conteúdo disponível no final da página e aproveite para solicitar um orçamento rápido e gratuito com os melhores fornecedores do mercado pelo Soluções Industriais!

Ver maisVer menos

Etiqueta de papel

A etiqueta de papel tem um excelente custo-benefício e está presente em quase todos os produtos do mercado, desde o rótulo até o selo que fecha a embalagem, sendo um item muito versátil e fácil de utilizar.

Pode ser aplicada na caixa de papelão ao enviar uma encomenda para ajudar a identificar informações como o endereço do destinatário, entre várias outras aplicações. 

No Soluções Industriais, você encontra os melhores fabricantes e fornecedores de etiqueta de papel do mercado. Solicite um orçamento rápido e gratuito para obter mais informações! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação