Buscas relacionadas:

Placa De Desgaste

A placa de desgaste é capaz de proteger diferentes superfícies contra o desgaste e prolongar a vida útil dos equipamentos. Sua utilização reduz os custos de manutenção, evita paradas frequentes para reparos e substituições, além de garantir uma operação contínua e eficiente. Saiba mais sobre como a placa desgaste é feita e suas aplicações no conteúdo abaixo!

  • O que é e para que serve a placa de desgaste?
  • Como é feita a placa de desgaste?
  • Características da placa de desgaste
  • Principais aplicações da placa de desgaste

O que é e para que serve a placa de desgaste?

A placa de desgaste é um componente utilizado em diversos setores industriais para proteger superfícies contra desgastes causados pelo atrito, impacto e abrasão. 

Esse componente é projetado para suportar condições extremas e prolongar a vida útil de equipamentos, máquinas e estruturas.

Para isso, a placa é instalada em áreas expostas a desgaste constante, como em equipamentos de movimentação de materiais, máquinas de processamento, chutes de transporte, caçambas, revestimentos de tubulações, entre outros.

Como é feita a placa de desgaste?

A placa de desgaste é geralmente fabricada a partir de materiais resistentes, como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, cerâmica, borracha ou polímeros compostos.

A seleção do material adequado depende das condições de trabalho, como a natureza do desgaste, a temperatura, a umidade e a presença de produtos químicos corrosivos.

O processo de fabricação envolve a escolha do material adequado, como uma abanadeira britador, seguido de cortes precisos e moldagem do material em uma forma específica para se adequar à aplicação desejada. 

Em muitos casos, as placas de desgaste são pré-fabricadas e disponibilizadas em diferentes tamanhos e formas para facilitar a instalação em diferentes equipamentos.

Características da placa de desgaste

Os materiais utilizados na fabricação das placas de desgaste são selecionados por sua capacidade de resistir ao desgaste e ao atrito de forma tão resistente quanto um britador mandíbula, prolongando assim a vida útil dos componentes protegidos.

Geralmente, os materiais usados são o aço resistente à abrasão (AR), o aço inox e o aço carbono, mas a placa também pode ser fabricada a partir de materiais endurecidos, que incluem os seguintes tipos:

  • Aço 4140;
  • Aço D2;
  • Aço S7; 
  • Aço 1045.

Uma alternativa ao aço e ao material endurecido é a liga de bronze. Ela é especialmente adequada para aplicações em que a lubrificação adequada pode ser um desafio, pois o material tem boas propriedades de autolubrificação.

Outra característica importante da placa desgaste é a sua resistência à abrasão, medida em graus, sendo eles: A514, AR400 e AR500. 

A placa de desgaste também pode ser fabricada com diferentes níveis de dureza. Para aplicações industriais, o nível mais indicado é em torno de 350 a 500 HBW.

Além dessas características, a placa desgaste destaca-se por:

  • Ter alta dureza;
  • Apresentar longa vida útil; 
  • Garantir proteção contra impacto; 
  • Resistir a altas temperaturas;
  • Ser capaz de suportar forças e tensões intensas sem se romper ou deformar facilmente;
  • Ser simples de instalar.

Ao escolher a placa desgaste adequada e realizar sua instalação corretamente, as empresas podem aumentar a eficiência operacional e estender a vida útil de seus equipamentos, garantindo uma produção contínua e econômica.

Por isso, é recomendado consultar os fabricantes de placas de desgaste e fornecedores especializados para obter informações mais detalhadas sobre as classificações de resistência à abrasão e para selecionar o modelo mais compatível com a aplicação desejada.

Principais aplicações da placa de desgaste

O uso da placa de desgaste é necessário em todo tipo de máquina que realiza trabalhos pesados e estruturas sujeitas a sofrer desgastes excessivos e constantes.

Algumas das principais aplicações incluem:

Mineração e pedreiras: A placa de desgaste britador é usada em equipamentos de britagem, como o britador cônico e o britador de mandíbula, a fim de protegê-los do desgaste causado pela abrasão e impacto das rochas e minerais;

  • Indústria siderúrgica: O acessório é aplicado em áreas de alto desgaste em equipamentos de laminação, fornos, panelas e transportadores, a fim de prolongar sua vida útil e reduzir os custos de manutenção, como os de uma caçamba Britadora;
  • Indústria de cimento: A placa desgaste é utilizada em moinhos de cimento, misturadores e transportadores, onde a abrasão é constante;
  • Indústria de reciclagem: O componente é utilizado para proteger os equipamentos utilizados no processamento de resíduos, como trituradores, peneiras e transportadores;
  • Indústria de energia: A placa desgaste é empregada principalmente nas áreas de queima de carvão e manuseio de cinzas, onde o desgaste é intensificado devido às partículas abrasivas presentes.

Além das aplicações mencionadas, a placa de desgaste pode ser usada em equipamentos de torneamento e fresagem, por exemplo.

Prolongue a vida útil de suas superfícies e equipamentos com as placas de desgaste fornecidas pelos parceiros do Soluções Industriais! 

Solicite um orçamento na plataforma para comparar preços e tirar dúvidas com especialistas no segmento! 

E se precisar de mais informações sobre o produto, confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página! 


Ver maisVer menos

Placa De Desgaste

A placa de desgaste é utilizada em várias indústrias para proteger superfícies de desgaste excessivo e prolongar a vida útil de equipamentos e máquinas.

Ela é aplicada em áreas críticas, onde ocorre maior desgaste, como em revestimentos de calhas, fornos, transportadores, britadores e outras aplicações industriais,como um rolamento Para Britador.

No britador cônico, por exemplo, ela ajuda a reduzir o impacto gerado no processamento de rochas e minerais, a fim de evitar que o equipamento sofra danos excessivos.

Está procurando por placas de desgaste? No Soluções Industriais, você encontra os melhores fornecedores do mercado com facilidade. 

Solicite já seu orçamento para consultar preços e tirar dúvidas com um especialista no segmento!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação