Buscas relacionadas:

Sensor Pneumático

O sensor pneumático é um dispositivo projetado para medir especialmente a dimensão de áreas e peças. Além disso, ele pode ser empregado na detecção de falhas e desgastes em diferentes sistemas. Por isso, é comum utilizá-lo em etapas de usinagem e controle de qualidade. Conheça melhor sobre o item e a sua importância conferindo os tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve um sensor pneumático?
  • Características do sensor pneumático
  • Onde podem ser aplicados os sensores pneumáticos?
  • Como utilizar um sensor pneumático?

O que é e para que serve um sensor pneumático?

O sensor pneumático é um aparelho de medição utilizado tanto para determinar a dimensão de áreas quanto de peças industriais. 

Esse dispositivo adequa-se aos mais diversos tipos de processos e materiais, o que inclui vidro, alumínio e ferro fundido. 

Além disso, o sensor é empregado para garantir a segurança e a eficiência em sistemas pneumáticos, uma vez que detecta falhas na pressão do ar e outros desgastes, o que previne acidentes e economiza energia. 

Ele também é utilizado em aplicações onde é necessário monitorar a força exercida por cilindros pneumáticos, permitindo o controle preciso de movimentos em equipamentos como robôs industriais.

Dessa forma, o seu uso aprimora as linhas de produção, tornando as automatizações mais precisas.

A importância de utilizar um sensor pneumático

Embora o trabalho de um ser humano sempre tenha uma grande importância, as indústrias muitas vezes optam por atividades automatizadas como uma forma de atender às altas demandas de seus segmentos. 

O problema é que um erro de programação nas máquinas pode gerar um retrabalho considerável, além de graves prejuízos financeiros. 

Por menores que estes sejam, os sensores pneumáticos existem justamente para minimizar falhas e aumentar a segurança necessária nos processos. 

Por conta da importância que possui, o sensor pneumático deve ser adquirido apenas junto a fornecedores de confiança, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Normalmente, vendedores especializados no segmento ainda comercializam ou indicam outros dispositivos alimentados por ar comprimido, como o atuador pneumático.

Características do sensor pneumático

Existem diversas características sobre o sensor pneumático que merecem ser destacadas, além da alta precisão que oferecem nas medições. 

Por exemplo, esses avançados dispositivos respondem rapidamente aos comandos de seus operadores e, portanto, também emitem resultados em espaços de tempo muito curtos. 

Outro ponto que surpreende até os compradores mais exigentes é a resistência de um sensor pneumático. 

Feitos com materiais de alta qualidade, o cabo e demais componentes desses dispositivos raramente sofrem danos como perfurações, rompimentos e deformações em geral. 

Além disso, é comum que os ambientes industriais apresentem temperaturas adversas ou até mesmo armazenem produtos quimicamente agressivos, condições suportadas pelo aparelho.

Para concluir, os sensores pneumáticos podem se comunicar com uma infinidade de equipamentos e, por isso, são usados em importantes procedimentos industriais nos mais variados segmentos, conforme abordado no próximo tópico. 

Onde podem ser aplicados os sensores pneumáticos?

Antes de chegar aos clientes finais, os produtos das indústrias precisam passar pelas rigorosas avaliações dos órgãos reguladores. 

Em geral, um bom controle de qualidade amplia consideravelmente as chances de aprovação e, consequentemente, liberação para venda.

Por isso, as principais aplicações de um sensor pneumático são a usinagem de peças e o controle de qualidade industrial. 

Explicando brevemente cada um, a usinagem é um processo realizado para readequar as dimensões e acabamentos de componentes posteriormente usados na fabricação de máquinas, motores automotivos, móveis e muitas outras estruturas. 

Já o controle de qualidade é essencial para atestar se os componentes que saem das linhas de produção atendem aos parâmetros técnicos exigidos pela legislação brasileira. 

Como utilizar um sensor pneumático?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a utilização de um sensor pneumático exige amplo conhecimento técnico. 

Por isso, apenas profissionais com experiência prévia podem operá-los, mesmo que a aplicação a ser realizada seja aparentemente simples. 

Quando usados para medir peças, os sensores pneumáticos são acoplados às máquinas industriais responsáveis por produzi-las ou repará-las. 

A conexão precisa seguir à risca todas as orientações presentes no manual de instruções do sensor pneumático, evitando danos tanto ao dispositivo quanto ao maquinário. 

Vale ressaltar que a medição também irá depender da calibração adequada do instrumento, que deve ser realizada periodicamente. 

Além disso, a contratação da manutenção de um sensor pneumático é de extrema importância para manter as boas condições de uso do dispositivo. 

Por isso, é sempre interessante ter prestadores de serviços prontos para fazer as inspeções visuais e eventuais testes que ajudam a manter o desempenho original dos sensores pneumáticos por longos períodos.

Para concluir, o sensor deve ser guardado em um local limpo e seguro, longe de produtos quimicamente agressivos e condições naturais adversas.

Está precisando de ajuda para entender melhor sobre os sensores pneumáticos e como escolhê-los? Então entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire dúvidas diretamente com especialistas. 

É só solicitar um orçamento e pronto, você já estará em contato com os principais fornecedores do segmento! 

E caso deseje mais informações sobre este importante dispositivo, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Sensor Pneumático

O sensor pneumático é um dispositivo muito útil em etapas de controle de qualidade e usinagem de peças para indústrias de diferentes ramos. 

Basicamente, a função do item é realizar medições precisas em componentes usados na fabricação de diversas estruturas, incluindo motores automotivos e móveis. 

Graças ao importante papel que cumprem, os sensores pneumáticos devem ser adquiridos junto a fornecedores especializados, que também costumam comercializar ou indicar outros dispositivos alimentados por ar comprimido, como o atuador pneumático.

Agora que você já sabe tudo sobre o sensor pneumático, faça sua cotação no Soluções Industriais e compare preços do aparelho com praticidade e segurança!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação